terça-feira, 26 de julho de 2011

Que onze para amanhã?

Esta época a equipa alternará entre o habitual 4-4-2 losango e um 4-2-3-1 (variável em 4-3-3 quando ataca).
Se o primeiro é o que mais criatividade e espectáculo poderá continuar a dar, a alternativa permite maior consistência e solidez para equilibrar a equipa. Daí que considero ser importante utilizar esta táctica alternativa (com Witsel ou Matic a funcionar como apoio ao Javi e ligação ao ataque) perante adversários mais complicados e cujo controlo do meio campo seja fundamental.
Apesar de haver quem considere o adversário de amanhã acessível apenas por o seu nome ser difícil de pronunciar...eu tenho bastante respeito pelo seu potencial e ambição, que associado ao desnorteio que tem assolado e deixado indefinição permanente no nosso plantel...poderá jogar contra nós, principalmente caso não controlemos o jogo de início e nos arrisquemos a sofrer primeiro.
As alternativas na minha opinião seriam:

Habitual 4-4-2 losango com
Artur; André Almeida, Jardel, Garay, Emerson; Javi; Enzo Perez (dir), Aimar, Gaitan (esq); Saviola e Cardozo

Alternativa 4-2-3-1
Artur; André Almeida, Jardel, Garay, Emerson; Javi, Matic/Witsel; Gaitan (direita), Aimar, Nolito (esq); Cardozo

Apesar de considerar que esta não favorece as características do Cardozo, eu apostaria entrar com esta alternativa, na esperança de que o Nolito, Aimar e Gaitan fossem aparecer sempre mais próximos do paraguaio.
E não contei com o Luisão no onze, apenas por respeito a quem cá estava a trabalhar já com o plantel e que terá obrigatoriamente maior rotina de jogo. E deixaria uma péssima imagem de confiança para com os restantes se ele chegasse e de imediato jogasse para depois sair do clube e cá ficarem os outros que nem sequer tinham qualidade para este jogo mas terão de servir para o resto da época...
Conto com o Luisão para o resto da época, pois duvido que algum clube pague para o comprar e não considero admissível (por muito que tenha noção do que já deu pelo clube e se pretende sair o devíamos deixar...caso algum clube o queira comprar, tal como aconteceu com o David, Fábio, Simão) que saia por menos de 12 milhões. Mas apenas por questão de jogarem os que estão em melhor condição, não considero que fosse correcto ele jogar de início.

Agora, tenho perfeita consciência de que não será nenhum destes "onzes" que entrará em campo, pois o JJ não percebe tanto de bola como eu... LOL  :)

Para além de Luisão a titular, receio ter de ver o Ruben na lateral direita...para além de uma eventual aposta em Bruno César (jogador que para mim não ficaria no plantel, até pelas alternativas que temos para a posição, podendo libertar vaga de estrangeiro) ao lado do Aimar...

Sejam quais forem os nomes a entrar em campo, serão para mim aqueles que terão no peito o símbolo mágico e que merecem todo o apoio para vencer o jogo e dignificar a camisola!

3 comentários:

  1. Concordo com o artigo, aliás parece-me que não fugirá muito daquilo que indica. No entanto quero deixar o meu reparo à verdade que escreveu: ainda que Bruno César seja neste momento um jogador "a mais" na estrutura do Benfica, face ao pesado investimento que foi feito na sua contratação, vai manter-se no plantel.

    Espero sinceramente que todas as críticas que Jesus tem recebido - minhas incluídas - o faça surpreender-nos e deixar-nos boquiabertos com mais uma época de maravilhar qualquer adepto de futebol.

    É que estamos todos com o mesmo receio: que invente e que não dê "a mão à palmatória". Temo que ao invés de solução passe rapidamente a ser um problema.

    ...e eu não vejo nenhum treinador no momento actual disponível e à altura do desafio.

    Saudações gloriosas,
    http://oexpressodavitoria.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Artur
    Andre Almeida / Nuno Coelho, Luisão, Garay, Capdevilla
    Javi, aimar, nolito e gaitan
    saviola e cardozo

    Capdevilla está tão integrado quanto o emerson, espero que ainda seja inscrito hoje

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Pois, parece-me que o JJ vai usar o 11 mais previsível do mundo, com a táctica suicida também mais que previsível (velocidade nas aulas e centros pró Cardozo).

    Não vou tentar prever o 11 mas vou dizer o que escolheria, sendo a táctica em 433:


    Artur

    Maxi---Luisão---Garay---Emerson

    Witsel--Javi

    --Aimar--

    Enzo---Cardozo---Nolito


    Mas tal como refere, o que interessa é que os que entrem em campo suem a camisola!

    Abraço

    ResponderEliminar