Morrer na praia...de cabeça erguida, mas sem se aguentarem em pé!Foi assim que terminou a maratona da "coragem" na última madrugada.
Eu não deixei passar a oportunidade de assistir em directo a esta final do Mundial sub20 e mantive-me acordado até perto das 5 da manhã.
E foi pena, o final que podia ter sido tão feliz, não ter acontecido...
A exibição da nossa selecção, foi nesta final uma imagem exacta do modo como alguns lhe costumam chamar: é a selecção do "chuta para a frente...e corre Nélson"!
A única diferença foi tão só...o facto de termos chegado à final sem sofrer um único golo, mas de uma assentada encaixámos 3, todos do mesmo protagonista: Óscar.
Mas quanto a mim, o que me irritou mesmo foi o facto de termos um lunático no banco que não foi capaz de ver que jogámos 120 minutos com menos um em campo!!! E a juntar à meia dúzia de jogadores que a partir dos 75 minutos começaram a cair no chão "que nem tordos"...tornou-se assim muito mais difícil trazer o caneco para Portugal.
Entrámos praticamente a perder, com um auto-golo do Sérgio Oliveira...é precisamente deste coxo que eu me referia quando disse que jogámos com menos 1 em campo o tempo todo!!! este gajo não vale nada, nem 30 cêntimos, quanto mais 30 milhões que dizem ser a cláusula de rescisão! falhou 95% dos passes, perdeu praticamente todas as bolas que lhe passaram pelos pés, não foi capaz de acertar um cruzamento nem um remate, não apoiava ataque nem ajudava a defender!!! uma nulidade! e aqui está o principal motivo de não termos ganho. O outro motivo é a carência de preparação física que se debateu devido ao esforço acumulado em peças fundamentais que carregaram a selecção às costas, como o Cédric (perda muito importante), o Sana (não estava a cem por cento e não aguentou o ritmo elevado que deu ao jogo principalmente na primeira parte), o Danilo, o Mário Rui e o Nélson Oliveira (até a mim me custou aguentar as dores que ele sentia e se esforçava por tentar continuar em campo por já não podermos fazer mais substituições)!
Apesar do golo sofrido muito cedo, a reacção não podia ser melhor, e em menos de 5 minutos o Nélson (quem mais?) fugiu à defesa, correu e assistiu de forma perfeita para o Alex apenas ter de encostar para a baliza deserta!
A selecção jogou e trocou bem melhor a bola com o empate, e no segundo tempo passámos para a frente, com mais uma bola para a frente, e o Nélson a fazer tudo sozinho, acreditar, encher o pé de ângulo muito apertado e agradecer ao keeper brasuca, que não parou o remate.
Mas depois disso, a 25 minutos do final já nós dávamos o jogo por garantido, já ninguém subia nos cantos/livres e queimávamos tempo...o que a juntar à impavicidade do seleccionador que não foi capaz de mexer e equilibrar a equipa a tempo...e às baixas por fadiga muscular que se foram sucedendo, nos deixou à mercê da sorte...que acabou por não impedir o Brasil de empatar a 10min do final e levar o jogo para prolongamento (mais meia hora a aguentar acordado).
No extra time, o golo esteve tão perto de acontecer...tinha tudo para correr bem, mas o puto não foi capaz. O chavalito Caetano surgiu completamente isolado e com tempo para tudo...arma o chapéu...mas ficou curtinho e morreu nas mãos do guardião...que desperdício! Na altura disse: "ui...cheira-me que este lance vai marcar para sempre a carreira deste miúdo..."
E quando já só rezávamos para nos aguentarmos até aos penaltys...um cruzamento/remate tirado sabe-se lá de onde...acaba sobrevoar o Mika...que ainda lhe toca...a beijar a trave...e acabar connosco...
Tal como foi engraçado rever os campeões de há 20 anos e analisar as suas carreiras, será engraçado daqui por uns anos olhar para o que é feito destes tugas...principalmente, Nuno Reis (grande central talvez um pouco melhor que o Roderick, ou pelo menos com mais maturidade), Mika (eleito GR do torneio), Cedric (lateral direito), Danilo (trinco)...e, claro, Nélson Oliveira!
Não me arrependi de ter ficado acordado até tão tarde. Podia ter sido melhor, mas estão de Parabéns!
João, faço tuas as minhas palavras.
ResponderEliminar