quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Maior de Portugal está no Play Off da Champions!

Esta pré-época com testes a sério está a ser interessante e proveitosa! :)  A verdade é que se considerarmos que a pré-época começou tardiamente por alturas do torneio Guadiana e mais ainda com a chegada da defesa, verificamos que a pré-época tem decorrido com testes oficiais que poderiam ter dado para o torto, mas acabou por impor uma maior nível de concentração e motivação positiva na construção da equipa. Como se costuma dizer, «virámos o bico ao prego».

Gerindo tranquilamente a vantagem de 2 golos que trazia da Luz, o Benfica foi a Istambul (casa emprestada ao Trabzonspor) empatar a uma bola e apurou-se para o play-off! Outra coisa não seria de esperar.
Começo por destacar uma frase que ainda me faz chorar a ir (grande JG) e reflecte muito do que foi o dia de ontem:
“Penso que a CMVM devia suspender outra vez as acções do Benfica e investigar bem como é que o Barcelona deixou sair o Nolito a preço zero para a Luz. Segundo golo e estreia a titular absolutamente convincente.” in RedPass

No conjunto das duas mãos demonstrámos a nossa superioridade (por muito que o JJ, e bem serene os ânimos e diga que não éramos favoritos) em campo e só não juntámos a passagem na eliminatória a uma vitória também no jogo…porque não quisemos.

É preciso dizê-lo, claro que o equilíbrio e controlo do jogo é fundamental e saber gerir a posse de bola, epa, mas também daí a ser tão cauteloso (para não dizer cagão) vai alguma distância. Com mais um em campo, com a eliminatória no bolso, fiquei aborrecido por não dar a estucada final.

Entrámos em campo com o onze que eu referi que gostava de ver jogar em partidas de nível mais delicado e principalmente jogando fora de casa…com a pequena (trocadilho engraçado este, hein) diferença de ter sido o Saviola o homem mais adiantado, em vez do Cardozo (que não saiu do banco).
Um meio campo equilibrado com Javi, Witsel e Aimar, deixando a Gaitan, Nolito e o Samolas as movimentações do carrossel atacante.
E resultou bastante bem (se com o Óscar teria sido melhor ainda, nunca saberemos), já que os turcos tinham bastante dificuldade em sair a jogar pois as peças do meio campo estavam muito bem posicionadas e a pressão (principalmente do Nolito e Aimar) sobre os portadores de bola era enorme.
[Atenção Nolito e Pablito, que na Liga portuguesa a deitarem tantas vezes as mãos à cabeça e refilarem por faltas não assinaladas ou outras que vos sacam, vão acumular muitos cartões!!]
Só me dava era a sensação de que quando saímos para o ataque, as transições eram muito lentas ainda e com pouca gente a acompanhar a subida, deixando para individualismos dos dois extremos a espontaneidade de um momento que pudesse resolver tudo.

O primeiro sinal de perigo partiu de combinação entre o Pablo, Nolito e Saviola, com o conejo a entrar na área mas a rematar por cima.
Pouco depois foi o Maxi Pereira que foi à linha de fundo sacar um cruzamento perfeito para o Witsel, sem oposição a surgir de trás e agitar aquela farta cabeleira na direcção da baliza, mas o cabeceamento foi à figura do keeper Tolga.

Para nosso gáudio, o estádio ficou em silêncio aos 20 minutos! No momento em que a minha babe entra na sala, na sequência de um lançamento lateral, o Saviola recebe de costas para a baliza, segura, vê o espaNhOLITO a fugir, assistência do conejo e GOLOOOO do Benfica! NOLITO!!!!

Mas a partir daí a equipa pareceu acusar demasiado o meu comentário «tá resolvida a eliminatória», e passaram a jogar a passo e com alguma gabarolice, digamos…
O Trab conseguiu empatar depois o jogo, atacando pela direita, onde o Maxi foi papado, cruzam para a área, onde o Luisão e o Emerson falharam a intercepção e a bola sobra para o avançado brasileiro Paulo Henrique que à saída de Artura fez abanar as redes.
Mas era essencialmente pelos maus motivos (porrada em tudo o que era jogador nosso) que a equipa turca mais se destacava… Espanto para o turco dos cotovelos – Burak, que conseguiu acertar em 5 jogadores nossos sem ver um único amarelo (a lembrar o Burro Alves) – e o costamarfinense quebra pernas, que varreu tudo e todos sem ser expulso (tem duas entradas que fez o Bynia parecer um anjinho)!

Das bancadas, ouviam-se tentativas de desestabilizar a nossa equipa quando tínhamos a bola, mas que foram desvanecendo, e para além das rezas de esperança quando empataram, só no famoso minuto 61 houve ânimo dos anfitriões.

Antes do intervalo, o Maxi assistiu o Gaitán, que entra na área, pela direita, e com tudo para fazer o golo, dispara ao lado. Já marcou bem mais difíceis, para além de ter um colega no coração da área que apenas teria de encostar… Ai, ai…

A segunda parte abriu com um desperdício do Nolito, numa bela investida do
Aimar que cruza rasteiro para a área, onde o Saviola é impedido de chegar à bola (penalty?) mas a bola chega aos pés do espanhol, que em excelente posição atira a contar…mas não contou com os reflexos do redes turco.
Com a expulsão do 10 turco (polaco), por cotovelada em Maxi (que o deixou a sangrar, mas que por acaso não me pareceu que justificasse sanção tão pesada por não ter havido declarada intenção, até comparando com os outros 2 que já referi), mesmo sem pisar no acelerador, foi um rol de oportunidades desperdiçadas.

Gaitán, numa noite muito displicente, conseguiu não acertar com a baliza em tantas vezes que pareciam bem mais fáceis do que por exemplo o espectacular que marcou na Luz. Muitas por tentar o bonito quando o fácil seria ser eficaz.

O mais perto que ficámos do golo foi com numa grande jogada do Matic (entrado para o lugar do Pablo, opção que também dava a indicação do banco que era preferível continuar a segurar o meio campo do que aventurar no marcador), que sobe no terreno, entra na área a tabelar com Jara, tira o último defesa da frente e deixa para o Witsel, que atira de pé esquerdo…à trave!!!?!!!! L

A equipa pareceu muito bem encaminhada a nível táctico e as opções que temos dão mostras de utilidade bem interessante.
E já sabe ir cumprindo objectivos. Gosto disto J
O Witsel esteve em grande. Tinha comentado antes do jogo que, se jogasse, cheirava a destaque, e foi mesmo. Faltou só o golo. Se o meu amigo Bruno tinha ficado maravilhado com os poucos minutos dele na 1ª mão, ontem então o belga encheu as medidas a qualquer um. Promete muito. A recuperar, a distribuir, mas muito principalmente, a posicionar-se!
O Nolito destaca-se pelo golo, pela fúria espanhola que impôs em campo e por aquela fome de bola toda que só se interessa por tentar chutar, chutar, chutar!!! J

Dos restantes, em bom plano o Aimar, o Javi, Garay e Artur. Mas acrescento ainda o quanto estou bem impressionado com o Matic, que me parece uma mais-valia considerável. Gosto da forma como trata a bola e ontem foi quem ainda tentou mexer um pouco na fase final, mesmo sem complicar e cumprindo o seu papel de equilíbrio e posse de bola.

Apesar do Lobato me dar conta do seu desagrado quanto à actuação do Emerson no decorrer do jogo, para mim, menos bem esteve o Maxi Pereira (não está com os níveis físicos desejados, o que se compreende, mas pior é não haver alternativa no plantel…), que teve algumas falhas defensivas (apesar de ter aparecido umas 3 vezes bem no ataque), e o Gaitan, que teve um jogo ao nível do que eu detestava no Di Maria. O Nico é um jogador fantástico, mas, tal como o JJ veio dizer, «não podemos desperdiçar golos para colocar nota artística». Parecia que não estava a levar o jogo muito a sério e isso custou-lhe falhanços que jogando simples nos dariam a vitória facilmente.
Muitas manchetes claro que vêm agora a realçar o facto do Cardozo não ter jogado…e que a juntar aos rumores de interesse do Besiktas…por troca com o Hugo Almeida, mais uns euros…abre nova novela. Eu prefiro mudar de canal.

Quem se segue pela frente no Play Off?!!
Rubin Kazan, Udinese, Odense, Twente e FC Zurique, uma destas cinco equipas será o adversário do Benfica no acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

DEIXA PASSAR O MAIOR DE PORTUGAL!!!

PS – Mais uma “lavagem” a cheirar a podre, que alguém atento (mas não a CMVM, como é óbvio) não deixou passar em claro:

1 comentário:

  1. boas, boas...continuem esse belo trabalho e não se desmotivem...

    A ver se um dia destes nos encontramos na Catedral...

    Um grande abraço
    Cuca

    P-s -passem pelo meu blog
    http://resultadosdoglorioso.blogspot.com

    ResponderEliminar