segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Derby quentinho! Infernal!

O Cosmos alinhou-se e o Universo portou-se à altura! É ou não é, afilhado? J Tudo a correr bem nestes últimos dias e melhor era difícil pedir. Todos de parabéns! Todos com os seus esforços e dedicação a receber o merecido reconhecimento. LOL
Há 3 anos, 2 meses e 25 dias que o JJ não perde contra as osguinhas!
E esse facto valeu-nos um Domingo extremamente bem passado, na esplanada da praia de Carcavelos e depois a degustar um Santini por Cascais…sempre com uma boa disposição indisfarçável! J

Fui de motorista para o estádio, à lorde, mesmo! Boleia em casa, deslocação VIP no banco de trás, com direito a abertura de porta e escolta até às roulottes!
Jogo muito intenso e tenso. Nervos ao rubro que faziam até a voz falhar por vezes. E um estádio cheio de adrenalina ansioso pelo ponto alto do fim-de-semana. E o que se passou em campo até quase daria para dizer que as equipas se bateram bem e disputaram um belo jogo...não fosse o apito que tentou inclinar a 2ª parte...e os atrasadinhos que deram provas que não há palavras positivas possíveis para aquela gentinha. Choramingões mesquinhos e ridículos que como eu disse nem deviam te-los deixado entrar em lugar que não merecem pisar.

Dupla surpresa com a entrada de Jardel (que cumpriu) para o lugar do lesionado Luisão (eu bem disse que o Miguel Vítor tem características mais próximas de substituir o Garay do que o Luisão, apesar de em termos de mais valia, o tuga ser bem melhor que o brasuca) e também em parte com o lançamento de Cardozo directo ao onze sozinho na frente (principalmente porque há 3 semanas que não jogava).
A ocasião mereceu voo aplicado da nossa águia Vitória, e o sempre agradável regresso das Cheerleaders a animar as hostes! Na bancada, estavam os nossos lugares todos bem presentes…apesar de dois deles, com caras novas, pois o Lobato estava em pleno voo a meio caminho de Bali, tendo enviado emissários para garantir o apoio imprescindível ao Maior! E já à entrada tinha encontrado duas amigas (uma que terminou o jogo mais feliz que outra, naturalmente) que também tinham ido à bola nesta noite de derby quentinho.

A primeira grande oportunidade do jogo surge de bola parada. Aimar bate o canto para a entrada da área, direitinho para o pé esquerdo de Gaitan…dispara uma bomba de primeira…faz um arco impressionante…gol….não….ao poste!!!!!!!! Era o golo do ano…

Resposta do outro lado, Vancoisolobinkas amortece para o Cheers (como lhe chama o atrasado mental do comentador lag) que remata ao lado!
Destaco o facto dos barraqueiros com as camisas iguais às lonas da praia da Nazaré efectuarem os lançamentos sempre para as costas da defesa, colocando um homem em fora de jogo (que nos lançamentos não há) para ganhar metros e posição perigosa. Fartei-me de gritar, mas repetidas vezes parecia ser o único que via.

39 minutos de jogo, primeira expulsão perdoada às osgas. Carriço comete falta para amarelo, cortando o contra-ataque, o boi do apito dá lei da vantagem, mas assim que o jogo é interrompido tem o dever de admoestar o central lagarto adaptado a trinco. Era o 2º amarelo e consequente expulsão!!! Mas coitadinho, não é?... Pois…
3 minutos para o intervalo, o Glorioso ataca pela esquerda, Emerson insiste e junto à linha consegue sacar o pontapé de canto.
Aimar volta a ajeitar a redondinha…cruza para desta vez para a área, vai ao 1º poste, salta o nosso 6…Javi GarciaGOLOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!! GOOOOOLLLLLLLLLOOOOOO!!!!!!!! É GOLOOOO!!!!! É GOLOOOOO!!!!!!!!!!! É NOSSO!!!! JAVI GARCIA!!!!!!! TÁ LÁ DENTRO!!!
Intervalo para acalmar os ânimos…pausa que não foi suficiente para os animaizinhos da jaula irem fazer todas as necessidades que precisavam…tendo deixado para fazer a maior da mer** no final do jogo.
O que é que se costuma dizer relativamente aos incendiários?... Pois… Vá lá que a fechadura não emperrou e ainda deu para os deixar sair… Já agora, vá lá que não se tivessem engasgado com os amendoins lá na jaula.
Só perder por um até deu direito a festejos! Vai de fazer churrasco e castanhas assadas…
Dizem que já passaram a pré-história?... Uma coisa é verdade…na pré-história ainda não tinham descoberto o FOGO!... Distintos, especiais, elite, diferentes…ou como os jornalistas de rádio, tv e jornais os denominaram (passo a citar): “energúmenos”! LOL
Alguém que explique ao reles dirigente do hortaliçal que o único motivo pelo qual durante o jogo tinham 2 lugares por cada energúmeno e no final parecia que havia dois deles por cada lugar…é que entretanto as cabeçorras deles aumentou significativamente!!!
Pequeninos…tão pequeninos… São ridículos mesmo! Mas isto foi no final do jogo…entretanto ainda se tinham de jogar mais 45 minutos!
E por falar em ridículo, o que dizer do cartão amarelo ao Cardozo (no meio da molhada tudo aos empurrões, foi afastar jogadores e acabou com cartão) e ao Pablito (nem falta faz) ainda na primeira parte??? Dualidade de critérios ridículos! Já os que Capel (que seria o 2º por simulação aos 74), Carriço (era expulso ainda na primeira parte), Carrillo (escapou ao 1º por simulação na segunda parte e mais tarde quando levou por pontapear a bola para fora seria a expulsão) e o americano (por falta mesmo à entrada da área) teriam de levar e escapar a fazer beicinho, isso já não é notícia!
Carrillo é um bom jogador. Ainda não o tinha visto jogar. O Capel já conhecia e só me espantou ter ido para o WC. O Elias é bom tacticamente e traz o equilíbrio em momentos fulcrais do jogo. Três grandes reforços para a horta do campo grande. Mas a verdade é que 2 simulações de 2 deles…teriam dado 2 expulsões…que foram perdoadas (a juntar à do Carriço) aos calimeros.

A primeira grande oportunidade após o descanso foi para o Benfica, com Aimar a recuperar uma bola, dar para Cardozo que tira dois centrais do caminho para depois obrigar o Patrício a sacudir para canto. Que oportunidade, Takuara…
E depois foi a vez do Artur subir ao papel principal. Cruzamento do Carrillo (que deixou o Emerson várias vezes à beira de um ataque) para Elias, cabeceamento…nããããoooo…ARTURRR!!! Que defesa do outro mundo!!! Enorme!!! Que defesa!

O caso do jogo vem logo de seguida, com o Takuara a reclamar uma falta não assinalada sobre si e a ver o 2º cartão sem hesitação, com o boi Capela a armar-se em importante na Catedral. Que sofreguidão que vamos ter agora durante mais de meia hora…

Talvez deslumbrado com a sua própria defesa ou com a expulsão estranha e suspeita do Cardozo, o guardião esqueceu-se de que a bola ainda não tinha saído, permitiu que o vancoiso apanhasse a bola antes de passar a linha, obriga o Artur a defender para a frente e valeu que o Artur falhou a recarga. Ufas…

Aos 74 minutos, simulação de Capel sem receber cartão amarelo e respectiva expulsão! Mais um miminho para o calimero verdinho… Isso ia tirar-lhes a tesão de mijo, coitados...

Mesmo com menos 1 em campo, as últimas 3 grandes oportunidades de golo…foram para podermos aumentar a vantagem!!!
Primeiro o Witsel sobe no terreno e remata para defesa difícil do redes contrário.

Depois o Nico volta a acertar no barrote, atirando a bola à barra na marcação de um canto directo.

E depois o Rodrigo volta a falhar uma oportunidade incrível…desmarcado pelo Nolito, corre isolado mas permite a mancha e desperdiça… Quando o puto apurar estes lances será de topo.

ACABOU!!!!!!!! ACABOU!!!!!!!! VAI BUSCAR!!! DEIXA PASSAR!

O mister JJ esteve impecável nas substituições e momentos em que as efectuou. Decisões acertadas a repor sempre o equilíbrio e frescura quando a equipa precisava.

Rei Artur é enorme! Que diferença ter um keeper de alto nível!

Javi é de topo! Inacreditável! Raça, Querer e Ambição! Volta a decidir um derby, volta a marcar às couves lombardas…naquela mesma baliza! Jogadores que marcam a diferença não desiludem em jogos decisivos. Javi, assina por baixo. MVP!!!

Aimar e Witsel, que luxo de dupla inteligente no meio campo!
Aplausos da e para a equipa…com o guardião Artur de seguida a chamar os colegas para irem à curva dos Diabos dar os parabéns pelo 29º aniversário deste grupo de apoio ao Maior.

Terminei rouco, mas a noite não ficava por ali. Não nos pararam em 90 minutos, por isso dificilmente me mantinham em casa sem ir curtir o que a carta astral alinhada nos tinha proporcionado…e se o tínhamos merecido, era para aproveitar! E continuar a tudo fazer para o voltar a receber!
Este já passou! Valeu 3 pontos! Saborosos, sim, mas tão valiosos como os que teremos de conquistar nos próximos também!

3 comentários:

  1. oi, só há uma coisa. o amarelo ao carrillo é tão ridiculo qt o 2º do cardozo. o pontapé para fora é mais de frustração de não ter mantido a bola dentro de jogo que outra coisa. Pena os árbitros não perceberem que os jogadores são humanos e estão sob tensão. só o carriço deveria ter sido expulso

    ResponderEliminar
  2. nao concordo, Bonas. Uma coisa é "poder ser perdoado", que aí difere de boi para boi, de disposição para disposição, outra coisa é não ser motivo para amarelo.
    Refilar gestual ou verbalmente, tal como pontapear a bola é para amarelo. Pode é ser perdoado, principalmente face às circunstâncias de não estragar o espectáculo. Mas aí o critério tem de ser igual no mesmo jogo para todos os casos.
    Se não perdoa um, não pode perdoar o outro.
    E simulação declarada, como o Carrillo e o Capel fizeram à entrada da área, com mergulho para a piscina, não pode ser deixada passar sem amarelo. Isso daria expulsão. E se a do Carrillo considero que seria demasiado severa, mas tal como a do Cardozo foi por ambosn não terem feito faltas, já a do Capel acho inadmissível, pois refilou, simulou e cometeu faltas.

    ResponderEliminar
  3. grande crónica!!!
    BC

    ResponderEliminar