domingo, 20 de novembro de 2011

Por ti, até ao fim do Mundo!

Turma do Serra! Sim, foi uma vez mais graças a este grupo de Benfiquistas que pude privilegiar de muito perto os acontecimentos desta eliminatória da Taça de Portugal! E mais uma vez, curti mesmo bué!
Entre animada deslocação e acontecimentos que marcaram esta presença na Figueira da Foz, o mais importante claro que acabou por ser a vitória, sofrida, que trouxemos nesta eliminatória da Taça de Portugal! Mas muito mais se passou entretanto.

«Por ti, até ao fim do Mundo!» frase com direitos de autor que este grupo de amigos eternizou na praça dos heróis, em redor da Estátua do King Eusébio e que teve direito de destaque em plena edição desta Revista Mística!

A meio da tarde fui até ao Estádio da Luz para comprar a prenda do NCola. O manto sagrado novo, personalizado, como ele merecia! E aí encontrei toda a equipa de hóquei do Benfica e o nosso ex-treinador de Basket Henrique Viana!

Desloquei-me ao Amazónia Hotel Lisboa para me juntar aos elementos da Turma do Serra que iam comigo até à Figueira! E daí, iniciou-se a árdua tarefa de enfrentar o temporal desgraçado que abalava o continente neste final de tarde de 6ª feira! Inclusive passámos pela experiência de sentir um trovão cair mesmo em cima de nós e rebentar com o painel electrónico de aviso de trânsito!!!!! Ah, pois é…

Chegar ao estádio, conseguir a sorte de estacionar perto da entrada, sacar os mais bem pagos euritos para garantir lugares na única bancada coberta que há naquele estádio!
E graças à chuvada surreal que caía, graças ao facto de ser 6ª feira…graças sei lá ao quê…conseguimos por 10 mocas um lugar mesmo à maneira a juntar aos convites que o organizer Cabeça arranjou, 15 metros atrás do banco do Benfica, sem chuva, e mesmo a centímetros dos camarotes dos jogadores da Naval, Setúbal, Rio Ave, e outros VIP que tal! E com as namoradas dos jogadores da casa entre de nós! J
Reconfortar a barriga com umas sandochas porreiras e imperiais e entrar tranquilamente no estádio, a tempo de gritar para o Shéu dar conta que tinha deixado cair uma maçã a caminho do banco de suplentes!!! J

Nunca vi uma carga de água incessante tão grande como a deste jogo! Nunca assisti ao vivo a um jogo tão difícil de disputar com água e lama pelos joelhos, em que os jogadores quase nem conseguiam manter os olhos abertos tal a força da água que lhes batia na frente. O desgaste para os jogadores, adeptos e até cameramans foi tremendo. Mas havia uma eliminatória a decidir ali mesmo, debaixo daquelas condições.
Num onze inicial só com uma diferença face ao que eu tinha proposto, com Mora no lugar de Rodrigo, entrámos em campo da batalha naval, na qual ainda tínhamos o tormento extra de ter de aturar o megafone da irritante senhora da claque da Figueira, com as músicas mais foleiras que podiam imaginar em som estridente!

Este jogo não pode de todo ser tomado como amostra para avaliar quem é bom ou mau jogador, quem aproveita ou não a oportunidade, mais talvez isso sim por quem deu o que podia e não baixava os braços perante cenário dantesco.

Demorou até que Nolito e Pablito se dessem conta de que não dava para jogar o seu futebol habitual. Insistiam nas fintas naquela piscina, sendo que a bola ficava sempre para trás…ou nos passes a rasgar…em que a bola nem meio caminho fazia…

Era muito rara a jogada em que uma bola endereçada com mais força alguém a recepcionava sem deixar que escapasse resvalando por baixo do pé…e claramente todos adivinhávamos que este jogo se iria decidir com um lance de sorte ou azar deste género. Ou uma bola que parava na lama, ou um defesa que ia escorregar, ou um pontapé/corte falhado com a bola a passar por baixo…previsível… E para fazer a bola chegar lá à frente, tinha de ser pelo ar, que pelo chão ela não há meio de rolar!
Quem estava na “sua praia” era o Javi e também os centrais tratavam a bola como ela pedia…cabum pró ar e chuveirinho pra nós irmos lá à frente!
Logo a abrir…intercepção falhada do defesa, sobra para o Nolito…remate falhado quando estava mesmo na cara do redes!

Livre de Pablo, cabeça do Garay dá para Nélson…remate….desvia em Mora e sai!

Falta sobre Aimar, livre de Mora…parte para a bola…grande defesa, de difícil execução com a bola a bater no chão molhado à frente do luvas!

Novamente livre de Pablito, novamente Garay, sobra para Nolito…para canto! O guarda-redes da casa voltou a negar o golo com um bom desvio.
O intervalo chegou sem vontade nenhuma de continuar debaixo daquela chuva…pudera! E o Pietra até veio ali à bancada tirar algumas fotos.
E as câmaras de tv resolveram até filmar-nos enquanto esperávamos o reatamento da partida.
Colinha, não está fácil levar-te a prenda que mereces mas espero que com (muita sorte) a leve no bolso…e sequinha!!!
O Barril voltava do intervalo todo encolhido a tentar não se molhar muito, vendo bem onde punha os pés para não enterrar na lama, e nós dizíamos: “não vale a pena estares com cenas porque não tarda nada vais já levantar-te para aquecer e toca a entrar!” J
A toada manteve-se, tal como a chuvada, com a 2ª parte a continuar com muitas vezes os nossos centrais a irem lá à frente e com a Naval a procurar o contra-ataque perigoso, mas sem conseguirem felizmente controlar bem a bola na zona crítica.

Livre de Mora, sobra para Nolito, está a metro e meio do golo…remata, não entra…olha o Javi…vai empurrar…escorrega e não dá nada!

Aos 64 minutos…grande susto…avançado da Naval isolado…pica sobre o Eduardo…sopra, sopra…ao lado… ufas! Aqui ia doendo a valer.

Aos 70 minutos, cruza Nolito, cabeça do Barril…vai entrar….não….grande defesa do keeper! Como é que não entra??!!
O Bruno César até já tinha vindo à linha a esclarecer em que posição é que era suposto jogar, tal era a confusão, tal como o Amorim, que fez 3 posições em campo e às tantas estava já baralhado.

Faltavam 10 minutos para o tempo regulamentar e com o prolongamento a assombrar mais meia hora debaixo daquelas trombadas de água. Substituição….o Ruben queria sair, mas fica! Ele nem queria acreditar! E no minuto seguinte, o rapaz à rasca, bate o livre (quando nós já dizíamos que ele nem parecia ter já forças para conseguir colocar a bola lá na frente), bola para a área…falha do defesa, sobra para o Rodrigo, 1ª vez que toca na bola…pé direito…e é GOLOOOOOOO!!!!!

Precisamente no momento em que a minha babe tinha chegado a casa e liga a tv…nós marcámos! Faltava o teu apoio também! J
Apito final e o JJ a gritar para o Javi e companhia irem agradecer o apoio dos heróis na bancada que apoiaram debaixo de água a equipa! E dizia um adepto encarnado à minha frente: “aqui, aqui, então e a nós!???!” ao que eu lhe respondi: “amigo, nós tivemos o privilégio de ficar aqui instalados a ver o jogo, eles já cá passam, mas quem merece os primeiros aplausos, é o pessoal que está lá à frente e passou o jogo todo debaixo desta carga de água imensa a puxar pelo Benfica!”
Ao que eles me responderam: “Pois, tem razão, sim senhor, aquele pessoal bem merece!”

No final do jogo ficámos mais uma dezena de minutos a aguardar que a chuvada amainasse antes de sair...e seguimos então viagem de regresso a Lisboa, com check point em Almada para mais uma rodada de minis!
Mas antes parámos numa estação de serviço da AE, na qual estivemos lado a lado com um carro de gajos que saíram do veículo a deitar fumo pelas costas, pois vinham dentro do carro com o ar no máximo a tentar secar a roupa que estava ensopadíssima!!! LOL
Pelo caminho ouvíamos a Antena 1, na qual o locutor trocou uma letrinha e chamou porco ao clube corrupto e tripeiro! Fugiu-lhe a boca para a verdade!!! LOL
Durante o jogo, o JJ nem o capuz punha (o que a minha babe considera parvoíce), mas acho que era uma forma de demonstrar aos jogadores que estava também com eles a enfrentar cara a cara as dificuldades que o temporal lhes dava e que tinham de ser ainda mais bravos para merecer um golpe de sorte que lhes valesse a vitória! Gostei do Mora, do Javi…e claro, da estrelinha do Rodrigo!                       

3ª feira há mais! Em terras de Sua Majestade! E nesse dia será também o sorteio dos 8ºs e 4ºs final da Taça, nos quais há já a certeza de que os corruptos não estarão! Foram de vela com uma limpeza académica!

PS – Enquanto via o jogo do Barça com o Zaragoça oiço os comentários da minha babe sobre os caricatos lances do Roberto e da presença do Postiga nesta equipa…e só tenho a dizer que é hilariante!!! Principalmente com uma voz rouca que parece de desenho animado! J (se vocês a ouvissem a comentar o facto dele ficar “mal na fotografia” porque ficou a olhar para o lado contrário em que a bola foi no 1º golo…é demais!!!!)

1 comentário:

  1. A minha vénia a quem vai ver o amado Benfica nestas condições atmosféricas!

    ResponderEliminar