sábado, 24 de dezembro de 2011

E como o Natal celebra o nascimento de Jesus…

…resolvi falar sobre o nascimento do desporto que mais se trata por aqui e que tem precisamente Jesus a liderar a nossa equipa. O futebol! :)Estive como sabem há bem pouco tempo na Madeira, e lá dei conta de uma curiosa frase na localidade de Camacha!
Segundo pesquisas que efectuei…parece que tal se confirma. E mesmo no site da própria FPF.
O desporto (futebol) que se joga e sempre se jogou em Portugal veio de Inglaterra, pela mão de alguns jovens lusitanos educados nos melhores colégios daquele países e, também, por cidadãos britânicos a trabalhar entre nós.
O mais antigo registo e indício de nascimento do futebol por estas bandas aponta para a ilha da Madeira e é atribuída a um inglês de nome Harry Hilton, que ali residia - facto assinalado num pequeno muro do parque do jardim da Camacha, inserindo, em letras metálicas, a legenda “Aqui se praticou futebol pela primeira vez em Portugal em 1875”. E eu estive lá para confirmar isso mesmo!
Pretende este “monumento” assinalar que o primeiro local onde se jogou futebol em Portugal foi esse Largo da Achada, na freguesia da Camacha, Ilha da Madeira, no ano de 1875. O jogo terá sido jogado com uma bola trazida de Inglaterra, depois de explicadas as regras. Testemunhos confirmam a rápida e crescente popularidade do desporto, que em breve se alastrou ao resto da ilha e logo ao continente. Constituída oficialmente em 01 de Agosto de 1978, a Associação Desportiva da Camacha tem na sua génese todo o passado desportivo da freguesia que a viu nascer.

Há, porém, outra versão sobre a chegada da primeira bola a Portugal, que diz terem sido os irmãos Eduardo e Frederico Pinto Basto, em 1886, os portadores de uma bola com o forte desejo de continuarem, na sua pátria, um desporto, o futebol, que muito os apaixonara. A ideia foi acolhida com o maior interesse e entusiasmo pelo irmão maioritário dos jovens estudantes, Guilherme Pinto Basto, que, porém, não se limitou a afagar a bola, como um simples brinquedo para se divertir e pontapear num jogo. Não. Foi bem mais longe. Reuniu amigos, alguns deles ingleses, levou-os até Cascais e, nos terrenos da Parada, um pouco adiante da cidadela, onde hoje existe um jardim público, ali promoveu, numa tarde domingueira de Outubro de 1888, a primeira exibição de futebol em Portugal. Não um jogo, apenas um ensaio, como ele próprio o rotulou, para mostrar aos companheiros e ao público, que prontamente ali acorreu, como se jogava futebol. Três meses depois, nos terrenos do Campo Pequeno, precisamente no sítio onde hoje se encontra a Praça de Touros, em frente ao Palácio de Galveias, participaram no primeiro jogo de futebol, já com as regras, então adoptadas, em Inglaterra, factos que, entre outras iniciativas de Guilherme Pinto Basto, na propaganda e expansão do futebol, levaram ao reconhecimento do seu nome como o do verdadeiro introdutor do mais popular desporto em Portugal. E, implicitamente, o ano de 1888 ficou, assim, praticamente oficializado, como o do nascimento do futebol no nosso país.
A esta gente se devem as muitas alegrias mas também dores de cabeça que todos nós fervedores adeptos vivenciamos hoje em dia graças ao pessoal que corre (às vezes não correm, mas deviam) atrás de uma bola para lhe dar pontapés!

PS - entretanto hoje já surge rectificado no site oficial os preços do jogo com os russos na Luz...e não são boas notícias, uma vez que afinal os piores cenários se confirmaram, dando razão às vozes que contestavam os preços altos (de 17,5 para cima). Seja como for, os do costume lá estarão certamente.

FELIZ NATAL A TODOS!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário