segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Acertar contas com o Galo! Mas ainda ficou crédito por saldar!

Não me venham falar de que não há vinganças! Há sim, mas esta foi só meia vingança. O resto será fazendo contas no final! Ainda não tinha feito a digestão do empate na ronda inaugural. Custou mais do que apenas 2 pontos! Foi no meu dia de anos! E doeu pra burro. A vitória de ontem, envolta em muitos nervos e pessimismo que levava e me fazia sentir frio de rachar, ajudou…mas só desculpo a desfeita quando conseguirem garantir que as quinas estarão no manto sagrado do próximo ano!
Após uma noite de festejos em que relembrámos vídeos e imagens da passagem de ano, festa temática que a tvi resolveu plagiar e ontem estreou com novo programa igualzinho à festa que nós inventámos na noite de 31 Dezembro…passei a tarde de Domingo enfiado na reunião de condomínio da minha casa na Costa (quem quiser alugar para as férias, “apite”). Aquilo parecia um filme de horror com misto de comédia! 3 horas perturbantes, em que era o único que tinha menos de 60 anos e como tal talvez o único que se apercebesse que os níveis de decibéis com que eles comunicavam era altamente desaconselhável principalmente dada a distância a que se encontravam dos meus ouvidos!!! Insultos, fofoquices, gritaria…eu não sabia se ria ou se chorava! E via as horas a passar para rumar à Luz!
Na roulotte da Ti Rosa, desta vez até o Calvin e o grande Luís se juntou a nós!
Não chegou aos 50 mil, mas foram mais de 43 mil os que deram voz à nossa vontade de ver o Benfica vencer! Entre eles, desta vez faltaram 3 dos nossos companheiros de bancada, pelo que tivemos de gritar o dobro para compensar! J

Onze inicial com a maioria dos que estavam em dúvida! Se alguns concordo, outros acho que, ou era apenas bluff, ou então seria escusado estar a arriscar jogar com quem não estivesse a 100%!
Garay e Gaitan seriam escusados. E se o primeiro foi acertando e serviu de bom teste para recuperar rapidamente, o segundo continua a precisar de tempo para elevar índices de confiança, física e mental.
Cardozo sabia que teria condições e indiscutivelmente jogar de início, agora Rodrigo podia bem ter entrado apenas na 2ª parte uma vez que o Saviola estava à altura.
JJ assim o quis, e até o Pablo entrou depois para mais de meia hora de batuta.

Vimos grande parte do jogo com o adversário de autocarro atrás da linha da bola, a deixá-los encostados e a precisar de saca-rolhas para abrir buracos.

Já depois de falhar o alvo de cabeça após cruzamento de Rodrigo, o Takuara fechou os olhos e sonhou um golo que se tornou realidade.
Livre batido pelo Nolito! Grande movimentação sem bola neste lance com a defesa contrária a ser “arrastada” toda em direcção ao primeiro poste e o Cardozo a fazer o movimento contrário, ficando isolado precisamente no local onde a bola iria cair. Cabeça na bola………GOLOOOOO!!!!!!!!!!!!!!! Ta ta ta ta ta ta TAKUARAAAAA!!!!!

O pior é que, sem ter feito nada por isso…os de Barcelos tinham um Rodrigo, de nome Galo que nos queriam oferecer. Mas o que mais me irritou…foi que eu “vi o golo” antes dele acontecer!!!!!!!! GRITEI! GRITEI! GRITEI! FARTEI-ME DE GRITAR E AVISAR!!!! MAS NINGUÉM ME OUVIU!!!!! Que raiva!!! Canto contra nós e um gajo de amarelo berrante completamente sozinho à entrada da área! “Cuidado, olha o gajo sozinho à entrada da área! Tá um sozinho à entrada da área!!!”
Nisto, vejo o Gaitan a sair da área e parecia que ia em direcção ao tal gajo que estava isolado…mas passa por ele e continua a seguir para o meio campo… O adversário continua sozinho e eu volto a gritar!!! “Tá um gajo sozinho à entrada da área!!! Hei!!! Cobre à entrada da área!!!”
Mas era tarde demais…o Artur soca a bola…em direcção de quem…aos pés do gajo de amarelo sozinho à entrada da área…e como todos os “cães têm sorte”…vai de encher o pé…e não é que a bola sai disparada para as nossas redes e o Artur toca mas não consegue evitar que entre tal era a força?!... Fiquei fulo. Eu avisei…é que era tão óbvio, caraças!!!

O intervalo bateu ainda mais friozinho. Mas o segundo tempo ia correr em direcção ao topo Sul! E o NC e o meu sogro estavam destinados a acertar no resultado: mais 2 golos para nós haviam de acontecer! E assim foi!
Arriscando na entrada de Aimar e Bruno para os lugares de Nico e Javi, a direcção da equipa ficou focada na baliza contrária!
Witsel dava conta do recado como trinco, apesar de ser bem arriscado, face ao adiantamento constante do Maxi e alguma falta de destreza de Emerson e Garay afastarem a bola da zona de perigo. Há quem goste de complicar às vezes.

Mas aos poucos o 10 ia pegando no jogo e levantando a enorme “trunfa”. Abre para o Rodrigo…avança com a bola…zona central…vai encher o pé…aqui vai disto…desvia no matraquilho que estava pelo caminho…e vai lá para dentro!!!!!!! É GOLOOOOOOOO!!!!!!!! GOOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

Estava feito o mais difícil!!! Contra o anti-jogo baixo dos visitantes e faltinhas da treta inventadas e aldrabadas a tentarem derrubar-nos em cada apito!!! Embrulha!!!
Vamos embora Benfica!!! E não ficou por aí!

Aimar recupera uma bola e de primeira tabela com o Nolito!!! O Manolo devolve ao Pablo com um passe soberbo…está na área, domina, controla…passa por um…e faz o terceiro!!! GOOOOLLLLLLLOOOOOOOOO!!!!!!!!!!! PABLITOOOO!!!!!!!!!!!!!
Agora sim, até deixei de ter frio e tirei o casaco para mostrar a camisola do 10 que trago às costas!!!

O final do jogo chegou tranquilamente! Um jogo com poucas ocasiões de jogo e difícil de desbloquear…mas continuo a dizer que apenas por aquela distracção que podia ter sido fatal no gajo que estava completamente isolado e ninguém viu!! J
3 golos! 3 pontos! E também muito importante o regresso de jogadores importantes às opções! Fundamental!

Maxi foi muitas vezes apanhado fora de posição e esteve muito bem marcado neste jogo. Gaitan não começou mal e até se esforçou por tentar ajudar a defender, mas rapidamente rebentou e a atacar foi inconsequente. O Emerson…foi o Emerson. Se ao menos o gajo não se escondesse sempre atrás do adversário e abrisse linhas de passe… Quem vê o CapErvilhas na 4ª feira passada a jogar entendendo o que se está a passar em campo, e cooperando mesmo com 30 quilos a mais… Mas se o JJ diz que é o Zuca, então seja. Até o Roberto mereceu apoio (mesmo que forçado e fingido às vezes, mas assobios e vaias nunca), por isso…
Nolito com duas assistências e uma vontade do caraças foi para mim o destaque novamente. Ele é um espectáculo com e sem bola. Sempre a pedir e gesticular para lhe passarem. Sempre a aplaudir, agradecer e até pedir desculpa aos colegas se necessário. Sempre a posicionar-se para fechar a defender. Aos 85 minutos depois de tantos sprints, ainda é ele quem desata a correr atrás do adversário que ia para um contra-ataque rápido e enquanto corre e vê o Emerson a olhar sem barrar o caminho ao outro, começa a acordar o brasuca para o ajudar a correr atrás do outro em vez de ficar a olhar! LOL

Que grande golo do Aimar! Que jogada! O Nolito disse finalmente alguém que percebe as minhas tabelinhas!!!
Decisivos, Takuara e Rodrigo!!!
Artur, aquela defesa espero que te tenha trazido de volta! Andavas meio estranho e a afastar-te dos níveis que estamos habituados, mas aquela saída a dar o corpo à bola vai-te animar!

Incomoda-me muito ouvir repetidamente alguém como um gajo que estava atrás de mim. Não aplaudiu, não cantou, não puxou pela equipa vez nenhuma! Só assobiava e só dizia mal dos nossos, dos deles, do boi de preto…! Mas dar apoio à equipa, tá quieto… Há quem lá vai só para comemorar golos. Não vai para sentir o ambiente. Não vai para sentir que contribuiu para a vitória. Não vai para ajudar a dar a volta nos momentos mais difíceis. Não vai para se divertir nem sequer para desfrutar. Vai para enervar os outros e só ser adepto quando se torna fácil por dar golo.
Soltar uns impropérios? Sim, claro, inevitável, mas logo seguido de um cântico para dar força ao Maior. Mãos nos bolsos, sim, nos intervalos entre palmas, mas apenas para evitar estar a roê-las. Assobiar? Sim, às miúdas bem aparecidas que sobem e descem as escadas da bancada mesmo ao lado, ou às cheerleaders, quando resolvem aparecer. Parar de gritar? Sim, quando sentimos que estamos à beira de deixar de conseguir falar e precisamos poupar esforços para mais daqui a bocado quando vão fazer mais falta. Mas aquele gajo ontem…

Até o Mago Aimar o diz: “Não é fácil entrar no onze!”
Alguém que tem a qualidade imensa como o nosso 10 a dizer uma coisa destas, sem vir gabar-se de que merece ser sempre titular, de que tem lugar garantido no onze…ponham os olhos neste Senhor! E uma assinatura no seu contrato…
Tenho de tentar deixar crescer a barba para ficar igual ao Pablito!!! J

O gozo que me deu o caminho a pé de regresso à saída do estádio, não só por ter encontrado a família Proud, como por ter a companhia de um puto reguila que seguia todo contente às cavalitas do pai durante todo o caminho a cantar sozinho e sem se cansar de repetir incessantemente: “Deixa passar o Maior de Portugal, o Maior de Portugal, o Maior de Portugal…”!!!! LOL

2 comentários:

  1. Parabéns João!
    Continua este trabalho fantástico que tens vindo a desenvolver.
    Grande Abraço

    Filipe M.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, Filipe! É bom saber que continuas a ler por aqui! :)

    Grande Abraço e que o Benfica nos continue a dar cada vez mais prazer em escrever!

    ResponderEliminar