segunda-feira, 23 de abril de 2012

Gritar e cantar como nunca! Do 3º piso da Sagres, E Pluribus Unum!

Foi demasiado intenso…bem mais do que se podia esperar…bem mais do que estaria a contar… Começar um dia a contar histórias de princesas a umas piolhitas e a comer um repasto dos deuses entre amigos!... Mas de repente…o avançar e aproximar da hora de jogo começa a apoderar-se de mim e os nervos já mal conseguem ser disfarçados. Tá na hora, temos mesmo de ir, a voar…para a Luz!
Apanhar uns redpasses pelo caminho, estacionar e passo apressado. Malta reunida, subir ao nosso topo a tempo de ver um dos mais fantásticos voos da águia Vitória que não se cansou de dar voltas e voltas sobre o relvado como nunca a víamos fazer.

Tinha esperanças secretas que o plano “B” desse dia funcionasse mesmo…nos 3 campos em que iria rolar a bola, mas apenas num deles estava algo ao nosso alcance…apenas ali haveria alguma coisa que pudéssemos fazer para dormir melhor. Apoiar para ganhar, torcer para vencer!
Infelizmente nos outros 2 campos os resultados não foram animadores como eu gostaria, mas na Luz, o Maior de Portugal jogou como devia ter jogado tantas outras vezes…e em momentos cruciais se esqueceu de o fazer.

Venceu, jogou bem, e respondeu ao meu apoio, que foi igual ao que sempre é…mas que acabou por ser bem diferente do que costuma ser…por ter sido muitas vezes a solo…mas que como diz o lema do SLB…de todos, um!
Por ti, eu irei cantar!

À luz do dia, a tarde estava agradável para ir à bola! E até levar as crianças, como muitos fizeram. 40 mil na Luz…mas no entanto…havia um vazio enorme no ar…!!!
E que vazio!

Vá-se lá saber como e porquê, o JJ resolveu agora tentar remediar o que já provavelmente não terá remédio…e após tanta carolice a teimar nos mesmos erros e sem ceder ao que quase todos conseguiam ver…eis que hoje…tudo parecia simples, tudo parecia fácil…

Curiosamente o Nolito jogou de início. Curiosamente, Cap era o lateral esquerdo… Curiosamente, o Saviola foi titular e as jogadas de movimentações e tabelinhas entre o conejo, o Pablo e o Nolito repetiam-se em catadupa… Curiosamente pareceu ter escolhido para jogar os que estavam mesmo em condições físicas para perfazer o melhor onze. Curiosamente, jogámos com 11…mas parecia que estávamos a jogar com mais ainda, tal não eram os espaços que conseguiam ocupar e criar, com raça e querer.
Mas curiosamente…isso não animava o que era suposto animar…
Saviola combina com Aimar, entra na área, remata de pé esquerdo…ao poste!!!! Olha a recarga, tá lá o Barril, pé direito na bola…por cima!!!??

A equipa carregava, mesmo com uma sensação estranha, certamente, mas não pareciam incomodados por isso. E Cardozo, na cara do redes, tem uma perdida quando tinha tudo para fazer o gosto ao pé!!

O protesto nas nossas curvas a norte e a sul…eram visíveis. Eram notados! Sem eles, o silêncio é incomodativo. Quando em prol da equipa e no que ao apoio e presença diz respeito (fatores extra-futebol escuso comentar), eles fazem muita falta ao futebol, não há dúvida alguma. Sou um admirador e apoiante das nossas curvas e só nunca achei piada às rivalidades entre ambas que só penalizam o Clube. Mas há algo que não é nem nunca há-de ser verdade: O Benfica é Nosso! Nosso…dos sócios! De todos! De todos nós! De todos, um! O Maior de Portugal! E pluribus unum!

Compreendo o protesto, que poderia ser mais explícito e factual, mas ainda assim compreendo. Há quem diga que não é assim que se faz. Há quem diga que não podem protestar só porque não se ganha. Mas há mais do que isso, que poucos veem também porque não o sentiram de perto. Não temos o direito de exigir só vitórias, mas temos o direito de exigir respeito e ser ouvidos. Temos o direito de ver quem de direito assumir responsabilidades e dar a cara nestes momentos. Temos o direito de quem é responsável pela nossa desilusão não se esconder atrás de uma cortina de seguranças ou no resguardo de um cantinho mais confortável.
Do mesmo modo que sempre tenho aqui escrito que não compreendo como não sentem o esforço de quem vos acompanha fora da Luz e não retribuam sempre devidamente esse apoio, do mesmo modo como aqui disse que se não tivessem marcado aquele golo nos descontos, não tinham ido à bancada oferecer camisolas e tinham saído a correr para os balneários…

Eu também estive em todos esses momentos bons e maus! E sei bem o que sentiam aqueles rapazes sem nome no piso zero. Partilhei e vivi lado a lado com eles os 90 minutos em Londres e no WC do Lumiar…e por isso não me admirei e fui quem explicou o silêncio deles logo desde o início. Disse para o pessoal, eles têm de certeza um minuto definido em que começam a cantar e causam um forte impacto para demonstrar a diferença do que é um jogo com e sem a força da bancada!... Esperemos para ver…

Mas eu não fui capaz! Senti, ainda dói, mas não sou capaz. Não fui capaz de estar calado e não podia ir para casa sem dar tudo de mim para vencer este jogo! Só assim poderia continuar a iludir-me…
Tirei o casaco, e fui por ali fora… Gritei como nunca, cantei como nunca…dei tudo, como sempre! Umas vezes sozinho, outras vezes acompanhado por poucos, outras vezes acompanhado em crescendo e contagiando várias bancadas do estádio!

As crianças que estavam pasmadas e felicíssimas por terem um palhaço a animar a festa a que elas tinham ido e por isso alinhavam. Muitos por pena entravam no coro para não me deixar sozinho! Outros pediam para eu arrancar mais e mais vezes para também eles seguirem. Não era por eles, era por mim…era por ti, era por nós. Compreendo-os, respeito o que eles consideram ser forma de marcar posição neste jogo (exceto a parte menos feliz em que resolver partir para o insulto e se deram mal, perdendo um pouco a razão e o crédito que tinham do seu lado…), do mesmo modo que eles também compreenderão a minha… E, sem ser uma confrontação, protesto outro dia, hoje, à falta da voz dos muitos de quem está sempre a empurrar a equipa, teria de dar mais do princípio ao fim: Até Morrer! Benfica até Morrer!
E gritei, cantei, apoiei…até sair com a cabeça a estalar e a garganta a arranhar…esgotado, mas satisfeito.
Lá dentro, o trio que sabe jogar à bola como poucos, desenhou, e festejou!

Começou nos pés do guerreiro Maxi, que na sua habitual finta, deixou o adversário para trás e meteu nos pés do Aimar. Assistência para Nolito, dá de primeira…e GOLO!!!!

E na estreia da pequena Bia, que tinha ido pela primeira vez ao estádio, o pai enviou-me uma sms pouco depois, a dizer que o Nolito não estava a perder tempo em demonstrar que o djeiti afinal até tinha razão! LOL Mas não era o djeiti que tinha razão, tenho a certeza que muitos diziam o mesmo, que todos concordavam com isso, que o próprio JJ sabia, mas há algo por trás que tem água no bico, teimosia, interesses financeiros por ter pressão de valorizar certos ativos…não sei. Mas era impossível ele não saber que o Nolito merecia muitos mais minutos do que os que lhe estava a dar…e que é quem melhor interpreta as tabelas e trocas de bola inteligentes que o Pablo e o Saviola fazem como ninguém. O Nico, com a atitude e vontade do Nolito, estaria entre os melhores do mundo! O Nolito, com a técnica do Nico, era titular do Barça ou do Real! E o que me irrita é que temos tanto potencial este ano no plantel…mas que houve quem não o soubesse utilizar e gerir ao longo da época!!! É que não tínhamos Luís Filipes, Chanos, Balboas ou Edcarlos. Temos tantos e bons jogadores, que incomoda ver o pássaro a voar!

Mesmo assim, há lá um parvo, que não parava de gritar (sim, porque a certo ponto, o som que saía completamente esganiçado…era tudo mesmo cantar!)!!!

Grande passe do Samolas, parte toda a defesa madeirense, isola o Nolito…saca duma chapelada…tá lá dentro!!!! GOLOOOOOO!!!!!!!!!!!

E só não foram 3 ao intervalo porque o redes impediu o Cap de dar o final feliz a mais uma bola muito bem metida pelo Saviola!

A segunda metade começou…com um estrondo no piso 0 do topo Sul!
Quem nós somos?!” Eles estavam de volta, com as vozes descansadas durante 45 minutos, mostravam agora a sua força, marcando a posição como queriam mostrar…e eu aproveitei para a minha descansar.
Mas por ironia do destino…o ecoar deste protesto acabou por ter um efeito perverso e que não era bem o pretendido…pois coincidiu com o melhor período dos visitantes que fizeram o Artur brilhar com 3 ou 4 defesas brilhantes que adiaram o tento da turma da ilha e nos manteve sempre com vantagem no marcador.
O descanso da minha voz acabou quando o Sami conseguiu mesmo reduzir para 2-1, e as nossas curvas perderam o gás com um erro de estratégia na abordagem ao protesto…voltaram a dar-nos o silêncio, apesar de agora não ser programado…e o mesmo estarola que na 1º parte tinha causado dor de cabeça a uns quantos lá em cima…voltou.
BENFICA! BENFICA!!! BENFICA!!!!! BENFICA!!!!!!!
Aimar quase meteu lá dentro, mesmo antes de sair. Entrou Rodrigo e o Javi para segurar o meio campo. Levou com ele o Saviola, mas ainda lá ficou o Nolito.

Cardozo abre para Manolo, levanta a cabeça, não é egoísta, assistência perfeita para Rodrigo, na primeira vez que toca na bola, só tem de encostar e fazer o 3-1! GOLOOOOO!!!!!!!!!!!!!

E o reportório do nº9 não tinha terminado ainda…um passe do outro mundo, mete o Barril na cara do golo, isolado, Bruno César faz o último da noite! GOLOOOOOO!!!!!!!!!!

Até final, Nélson ainda entrou, mas uma vez mais ninguém soube aproveitar as arrancadas do puto e ele passou o tempo a ter de parar a corrida e voltar para trás, a desmarcar-se mas ninguém lhe metia a bola na frente…o jogo estava feito. A vitória estava garantida! E com qualidade de jogo. Mas onde andou ela quando podíamos jogá-la a nosso favor?...

Dali, esperar até final, cantar até final! Ouvir o apito final a meio do grito: Até Morrer, Benfica até Morrer!!! E respirar fundo…
Olhamos para o centro do relvado, aplaudimos a equipa, e lembro-me por escassos momentos nostálgicos que só falta já 1 jogo esta época em que ali estaremos a ver jogar o Maior de Portugal! E agora até parece que a época passou tão rápido…demasiado rápido…e no entanto…não há meio de acabar para sabermos para onde nos virar…
Começámos entre amigos, à volta da mesa! Terminámos entre amigos, à volta da mesa! Fomos ver e apoiar pela tv as outras equipas “B” que jogavam nessa noite, em valente petiscada de luxo que nos esperava de sem estarmos a contar.

Outros destaques deste fim de semana poderemos falar amanhã, mas há um que não pode deixar de merecer fechar esta crónica:
A vitória dos Juniores, no Seixal, sobre os corruptos por 2-1, em jogo da 10.ª jornada da Fase Final, com golos de Ivan Cavaleiro e Cafú a manterem-nos na liderança.
A ver vamos se conseguirão aguentar-se! Sejam Grandes, putos!

DEIXA PASSAR O MAIOR DE PORTUGAL!!!

2 comentários:

  1. Comentando os curiosamente's que escreveste. Acho que foi isso mesmo, jogaram os 11 que estavam em melhores condições e mais motivados para este jogo. E para além das trocas de bola que falaste também houve 2 laterais, um de cada lado (!!!) que se envolviam nas jogadas de ataque! A jogar em casa é importante que assim seja, para que se abra a frente de ataque quando os adversários se fecham lá atrás!

    ResponderEliminar
  2. AHHH ! então eras tu... bem vi que lá em cima alguém estava a animar a festa. sim senhor, parabéns!

    ResponderEliminar