segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os Grandes Vencedores de Ontem!! Outros pelo contrário…

Após uma brilhante prestação na Corrida António Leitão, cumprindo os seus objetivos todos os elementos desta equipa do Maior de Portugal, foram os grandes vencedores do dia de ontem!
Apoiados por uma claque de fazer inveja a qualquer um, ora na bancada da Catedral ora na meta final, foi um sucesso e muito satisfatórias as dores de corpo que hoje sinto!

Com a presença de mais de 10 mil participantes, um percurso com algumas ligeiras alterações face ao que vinha sendo habitual, superámos todos as nossas expectativas, e com isso merecemos a sorte de quando começou a chover já nós tínhamos cortado a meta e estávamos devidamente abrigados na zona comercial do Estádio enquanto lá fora os pingos caíam forte e feio em cima dos muitos milhares que ainda participavam nesta 7ª edição da prova!

A todos os participantes desta festa que devia mostrar a quem de direito o que é a verdadeira força do Benfica, os nossos Parabéns! Obrigado aos meus colegas de equipa, Obrigado uma vez mais também ao patrocinador Hotéis Amazónia e Muito Obrigado à nossa Claque que estiveram lá orgulhosos de nós.
Bem piores que as dores de corpo, pois essas deixaram boas recordações, são as  últimas chagas que faltavam o JJ me causar e trazer lágrimas de raiva que esperava não ter mais de passar já esta época!... Obrigadinho...

Após uma grande almoçarada que durou até quase à hora do jogo, seguimos para Benfica e esbarrámos com o nariz na porta do restaurante onde pensávamos ver o jogo…houve alguém que se esqueceu desse pormenor…mas ali perto surgiu outra hipótese que não deu a mesma sorte que o habitual.
Se o tamanho das doses gigantes me faziam ficar mal disposto e nem conseguir comer, por estar ainda a rebentar do almoço…a fífia entre o capitão e o keeper, ofereceram aos da casa o golo inaugural…o que me deixou ainda mais enjoado do que o cheiro a esgoto que vinha da casa de banho do estabelecimento.

Uma boa jogada de Nolito, claramente o mais inconformado, ofereceu a Cardozo o remate, desviado para canto.
Mas o empate havia de chegar, dos pés do nº 9, após um livre indireto que ficou a pingar para o remate certeiro. Lá consegui começar a comer qualquer coisa, após o centésimo golo desta época.

E demos a volta ao marcador, quando Takuara converteu com uma bomba que fez escaldar a luva do redes, um penalty claro assinalado sobre ele mesmo.

Só não tínhamos maior vantagem porque o paraguaio falhou inacreditavelmente um golo em posição de não perdoar, escolhendo o pé direito para encostar à bola…e atirando ao lado.

A meio houve quem perguntasse que equipa era esta com quem estávamos a jogar…enquanto contava que se tinha emocionado no cinema a ver a Florbela…

E tudo parecia começar a acalmar-se…até levantar a cabeça para o ecrã e nem conseguir acreditar no que estava a ver… Gerou-se discussão de imediato à mesa, mas palavras para quê? Só mesmo um iluminado poderia lembrar-se de fazer aquela substituição ao intervalo… Absolutamente inacreditável. Entra Saviola e sai…Matic!

Ora bem, então agora que estamos em vantagem, vamos partir o meio campo e jogar sem trinco, e segundo o próprio JJ, quando já sabia que o Aimar mais minuto menos minuto ia rebentar e precisaria de o tirar!... Brilhante!...

Mamas o empate…e agora sim, vamos segurar o resultado! Após ter desequilibrado a equipa em vantagem, agora volta a meter um trinco, e tira o 10. WTF!!??!

Precisamente aquilo que eu disse durante o debate à mesa no momento da substituição ao intervalo…aconteceu. O Jesus tem um problema de bipolaridade mental que lhe causam uma tremenda dificuldade de gestão de conflitos internos entre como marcar a diferença inventando, entre o dar o braço a torcer e engolir o ego, e…nesta situação que se estava a ver…o saber quando é que deve defender um resultado e quando o deve atacar! Imagino cada curto-circuito naquelas pontas espigadas que me dá uma comichão…

Maxi, a dormir no 2º golo do rio ave, era mesmo assim a par de Nolito o mais irrequieto, e teve no pé esquerdo 2 remates que podiam ter dado golo.
Witsel não conseguiu dar força e direção a um passe atrasado.

Cardozo falhou com espaço para marcar.

Saviola furou um par de vezes mas acertou no boneco.

Nolito também tentava…

O queimar das substituições aconteceu cedo, com a entrada do Nico (não vou comentar mais nada, quem viu a genica com que ele entrou no relvado…percebe como correu…). Nem Rodrigo nem Nélson puderam ser lançados pela bela gestão de desenrolar de acontecimentos que as mexidas do JJ proporcionaram!

E para a história acabar sempre por ser a mesma de sempre, claro que tinha de ficar por assinalar alguma grande penalidade! Cardozo e Saviola ambos foram abalroados por trás dentro da área, mas nem uma nem duas…o boi manda seguir…e seguiu, também ele certamente…para o Marquês…
Não há volta a dar, o JJ adora fazer isto! Faz questão de ser sempre ele o protagonista do título! Se não é ele a ganhar (sim, porque se ganha é graças a ele, mas se não ganha a culpa já não é dele…), tem de ser ele a oferecê-lo e quem sofre na cabeça somos nós. Abriu o salão de baile o ano passado e este ano quis também ser ele a oferecer as faixas, neste que era o último jogo com obrigações de vencer…conseguiu deixar-me novamente de rastos. Sempre nos momentos chaves! Já estavas a pensar na Supertaça, era? Assim o outro já não pode dizer que foi ele a vencer, mas sim tu que o deixaste…às nossas custas.
Na próxima semana, os cabeçudos eram outros, mas não…adoras ser comido nos jogos decisivos, mesmo quando nada tens praticamente a decidir.

Na próxima semana, sem vontade de festejar nenhum dos 15 golos que terão obrigação de marcar a um Leiria só com 7 ou 8 jogadores (dos quais 4 são nossos), lá estarei…se a União aparecer...mas preferia que já fosse Agosto!

À chegada da equipa à Luz, lá estavam mais uns quantos a receber a equipa, e vocês chegaram super protegidos com muito Robocop a proteger-vos, pois os maus são os outros. Desta vez pensei se deveria também lá ter ido, não para insultar ou querer agredir, mas para ouvir, e levaria um cartaz a dizer: “Sou o sócio nº-----, tenho a cara destapada, quero aqui e agora ouvir o Presidente e o Rui Costa a falar connosco 5 minutos!”

Mas ninguém dá a cara. Nem sequer na Corrida Benfica o vimos lá este ano… Ninguém já tem coragem de dar uma palavra aos adeptos, de tomar uma atitude. Dão-nos por garantidos, o débito direto é um sossego... Mais de noventa porcento votaram no Presidente, por isso não concordo que devam agora virar-se contra ele. Deram-lhe mandato de confiança, a cumprir. Eu não votei nele, votei branco, pela forma como as eleições foram organizadas entre outras situações estranhas, mas as alternativas eram piores ainda. Falta claramente é transparência e voz de dentro para fora. Era o Rui Costa quem a tinha, deixou de a ter, deixou de se ver… Era com ele, o meu ídolo, que eu gostava de ter falado ontem à noite, enquanto chorei, feito estúpido, sem saber perceber bem porquê!

Mas pouco ralados devem estar, pois sabem que mais dia menos dia, as minhas dúvidas passarão por saber em que dias serão os jogos de pré-época…em que dia poderemos renovar o Red Pass…em que dia começa o novo sonho! Um sonho que também devia ser deles… E só o será, quando os fizerem sentir na pele tudo que nós sentimos.

Tal como defendi que no jogo com os tripas, na Luz, deviam ter obrigado os nossos jogadores a ficar ali em pé, de frente para a bancada visitante até o último tripeiro sair do estádio a ter de ver e ouvir a festa que eles faziam em nossa casa, em vez de a essa hora já estarem em suas casas ou noutro lado qualquer.

Tal como defendo que também no Alvalidl deviam ter obrigado os nossos jogadores a manter-se ali no relvado à nossa frente até às 23h, que foi quando nos deixaram sair a nós, adeptos, que os apoiámos do princípio ao fim, e até tivemos de ficar a ouvir os atrasados mentais a festejar o 4º lugar às nossas custas, enquanto os meninos se refugiaram no balneário e seguiram embora.

Ontem deviam ter obrigado os jogadores a ficar a ver outras cores no Marquês! Já não digo ir lá, mas na tv teriam de ficar a ver, ali, no Estádio da Luz, todos juntos, jogadores, treinadores e dirigentes, a festa que devia ser deles!

Só assim percebiam o que sentimos. Só assim não se deixariam comer novamente. Só assim conseguiam emendar erros para não mais os repetir. E tomar medidas, sejam internas, sejam externas! Pois 2012/13 está aí à porta e há muita coisa para decidir, desde as posições que têm de ser tomadas desde o início e não só tarde demais, face às arbitragens e dirigentes que conspurcam o futebol português, até às que dependem só de nós, na relação e respeito com os adeptos e construção de mentalidade e equipa ganhadora!
Tal como os que correram nessa manhã, de águia ao peito!!! Com muito Orgulho, com muito Amor!!!

6 comentários:

  1. mais um que ajuda no branqueamento dos roubos! eles continuam alegres, e nós mudamos constantemente de direcção, treinador e jogadores e depois tudo continua todo na mesma!

    ResponderEliminar
  2. Se calhar convém ler tudo o que se escreve, pois aqui nunca se deixa de apontar os roubos: "E para a história acabar sempre por ser a mesma de sempre, claro que tinha de ficar por assinalar alguma grande penalidade! Cardozo e Saviola ambos foram abalroados por trás dentro da área, mas nem uma nem duas…o boi manda seguir…e seguiu, também ele certamente…para o Marquês…"

    Mas ao contrário de outros, aqui também sabemos não olhar apenas para os culpados externos, mas procurar superar os erros internos, pois quando fomos campeões em 2005 e 2010 tb fomos roubados, mas por não errar tanto internamente conseguimos vencer mesmo assim.

    Há alturas de mudança, e atualmente claramente alguma coisa tem de mudar, mas isso nem significa que seja direção, treinador, tem é de ser alguma coisa, nem que seja a forma de motivar os jogadores, a forma de blindar o balneário, e a forma de proteger a equipa dos erros externos, algo que não se fez e só após o mal corrupto nos ter mesmo vergado é que começaram a falar e aí já só soou a desculpas de mau pagador.
    Se o leitor leu o que se escreveu até repara que: "Deram-lhe mandato de confiança, a cumprir."
    Mas algo tem de mudar. Não significa necessariamente nomes, significa métodos, significa aprendizagem.

    ResponderEliminar
  3. A culpa não terá sido do Emerson, já que as jogadas dos golos foram do nosso lado esquerdo? Ah, era o CapdeVilla, esse jovem de 34 anos.
    O Matic que tanto imploraram para titular, desculpe lá mas pouco acertou, fez diversas faltas e lá levou o amarelo. O Luisão e o Artur também assinaram pelo porto? Ah, a culpa foi do Jesus. E o Aimar? Já foi de férias? É que nada fez, e dele exigo muito mais já que talento tem de sobra. Ah mas devia era ter continuado em campo, ele e o Bruno César que já nem aparecia. De facto Witsel não deveria ter recuado para trinco já que Aimar não conseguiu fazer de Aimar e Witsel sim, esteve muito bem nesse papel.
    E o raio do Jesus que deixou não marcarem o penalty sobre o Cardozo ou sobre o Saviola? Bandido!
    Mas quando no fim não quis escudar-se nas arbitragens voltam a cair-lhe em cima.
    É tão fácil criticar como fácil é pontapear quem já está caído no chão!

    ResponderEliminar
  4. @Vanda:
    Relativamente ao Emerson, consegue explicar porque é que de repente deixou de ser o melhor lateral esquerdo para o treinador? Eu só encontro 2 hipóteses, ou o JJ fez birra ou então de repente considera que se o Cap é comido no lance do 2º golo (o primeiro não tem nada a ver) tem a opinião de que o Emerson faria pior ainda, senão não escolhia o espanhol.
    O Matic leva um amarelo injusto, mas neste jogo, conforme disse ANTES do jogo, era o Javi quem devia jogar pois já descansou o que tinha a descansar e fora de casa, tem mais corpo para dar conta do meio campo.
    Sobre o assinar pelos corruptos, só tenho a dizer que não entendo como em dia de jogo não há um comunicado a desfazer quem publica uma notícia dessas, isso é que critico acima de tudo, pois expõe o balneário uma vez mais que ninguém se lembrou de proteger!!!
    A primeira substituição conforme indiciei na crónica era aquela que o próprio JJ mencionou, uma vez que segundo o próprio o Aimar não se ia aguentar muito mais, então, a entrar, e estando em vantagem, se o Aimar não estava em condições, porquê tirar o Matic, fragilizando o meio campo? Entraria o Javi para o lugar do Pablo, caso queira acalmar o jogo e manter de reserva as opções de ataque, ou metia o Nico para 10, não partindo o jogo ao meio naquela fase.
    Witsel será a nossa maior perda, caso saia. E é quem nos tem dado maior resposta nas bancadas nos jogos fora, conforme tenho referido.
    Já o referi aqui também várias vezes: para mim, desde a 1ª jornada, haveria 2 minutos dedicados a lembrar todos os erros do árbitro nesse jogo, desde a 1ª jornada, fosse contra ou a favor. Estariam todos mais atentos e não faziam os roubos aos poucos para no final parecer disfarçado.
    Nem sempre tudo está bem. E quando não está bem é preciso saber criticar.
    Fácil é criticar sem dar opiniões válidas sem sugestões construtivas.
    Eu acredito que muita coisa pode melhorar sem ter de muita coisa mudar.
    Mas atitude temos de ter. Reflexão é precisa. Interna, dentro de nossa casa, pois na dos outros não nos interessa.
    É falando e ouvindo que se ajuda a levantar quando caímos nos chão, pois custa-me aceitar que alguém goste de cair vezes sem conta e não lhes importe se se levantam ou não.
    Marcar posição. Reunir armas, definir alvos, perceber o que nos deitou abaixo, investir de novo e desta vez sem repetir erros para não terminar de novo no chão!

    ResponderEliminar
  5. Djeiti não é fácil ter um blog. Lavamos a alma ao escrever o que sentimos e ainda há leitores que tomam as nossas palavras como criticas destrutivas.
    Só quem não te conhece pode dizer coisas como "mais um que ajuda no branqueamento dos roubos!" ou "É tão fácil criticar como fácil é pontapear quem já está caído no chão!".
    Se soubessem como eu (e outros) os sacrifícios que fazes (pessoais e por vezes familiares) para seguir o Benfica e o que sofres quando a equipa não cumpre (o que nem sempre é sinónimo de vitória ou derrota) nunca diriam o que disseram.
    Adepto sim, mas que pensa. Se há muitas razões externas (que as há) para o resultado desta época, também temos de olhar para dentro para corrigir certas coisas.
    Só um exemplo: depois de perdermos na Sibéria, resultado aceitável nas condições que foram e com o empenho da equipa, porque é que o JJ jogou com a mesma equipa em Guimarães? E porque é que teimou com o miúdo Rodrigo quando não estava em condições físicas mínimas (acabando até ao final da época)? E o empate seguinte na Académica? E a derrota com o Porto em casa? A verdade é que tínhamos pontos de sobra que esbanjámos.
    Nós que somos sócios e que pagamos as cotas em dia podemos criticar, porque ficamos até ao apito do árbitro e nunca vaiamos os jogadores onde devem ser aplaudidos, que é no estádio, nem nos escondemos atrás de palavras pintadas num espaço que é de todos e que deviam beijar não sujar.
    Um abraço djeiti!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo1/5/12 22:59

    O que falta é amor ao NOSSO SLB!!
    Aconselho a dar uma olhadela:

    http://www.youtube.com/watch?v=CiRgSCbcPBY

    ResponderEliminar