domingo, 22 de julho de 2012

Chega de experiências? Afinal há lacunas, JJ?!

Tranquilo! Calma, não é nada disso que estão a pensar, não estou a disparatar.
Começo por dizer desde já que gostei do Torneio. Tivemos uma boa prestação.
O resultado é enganador. Mas positivo, pois permite tirar as ilações que precisávamos para ficar mais fortes ainda! Mas não ganhámos, e isso não gosto nem a feijões.
Agora é tempo de trabalhar com os que contam mesmo. E ter lições de como saber gerir o plantel enquanto é tempo de evitar repetir erros do passado...
Foi uma boa hora para ver bola! Não atrapalhou a fenomenal manhã de praia algarvia, e deu outro sabor ao almocito bem saboroso! Nada melhor para aproveitar o tempo de digestão do que ver jogar o Maior de Portugal…e logo depois, siga pra dentro de água novamente enquanto ainda há tempo.

Samolas (a quem os polacos da organização do evento designaram Fernandez) ao lado do Cardozo. Martins a dar descanso ao belga. Luisinho a ter o seu derradeiro teste.

Jogo muito repartido entre duas equipas semelhantes, e naturalmente a gerir esforços de jogos consecutivos.
Os minutos iniciais apenas tiveram motivos de interesse a meio campo e um par de remates de meia distância, pelos pés esquerdos de Nico e Cardozo.

Um lance muito perigoso e polémico (se fosse na Liga portuguesa) assustou Artur, com os holandeses do PSV a reporem a bola em jogo muito rápido quando estava outra bola dentro de campo na mesma zona do terreno. Após entrarem pelo nosso corredor direito, e passar pelo Luisão, valeu Garay com um corte exemplar a desviar uma bola que já se dirigia lá para dentro.

Jogo muito morno, sem grande inspiração e velocidade.
Mas de repente surgiu…quem mais?... Martins, claro está! O grande reforço desta pré-época, voltou a mostrar eficácia.

Excelente recuperação de bola por parte do Luisinho, lança Olá João com muito espaço para avançar, o extremo não entra no um para um, mas deixa na zona frontal para o Carlos Martins, à entrada da área rematar para o GOLOO!!!!

Luisinho que deixou o JJ de língua de fora quando num contra ataque do PSV ficou literalmente de gatas a comer a relva e deixou fugir o oponente direto…valendo a dobra do Garay. Mas redimiu-se o lateral novamente a 3 minutos do intervalo, com um excelente corte que voltou a lançar-nos no ataque.

Grande livre do Carlos, movimentação das torres, arrastam a defesa e deixam o Javi sozinho ao 2º poste!!! Cabeça na bola…não vai para a baliza, pode surgir o desvio…mas ninguém mete o pé.

Gaitan, Saviola e Maxi, os três com muitos furos abaixo do aceitável.

Recomeço com César, Nolito e Axel organizando no modelo de jogo mais usual.
E Melga, que rendeu o Luisinho, mas abriu logo com uma falha, deixando escapar nas suas costas em evidente falha de marcação a corrigir.

Excelente assistência do Luisão, deixa o Witsel completamente isolado e com a passadeira estendida até à baliza contrária! Corre, corre, corre…tá na área, bola no pé esquerdo (?)…remate…por cima!!! Que perdida, Axel… (estão a ver, senhores do Real, Milan e companhia limitada…o gajo não vale nada, não vale a pena o quererem comprar!!)

Paragem infantil foi a organização defensiva no pontapé de canto que deu o empate aos holandeses. Apontamento a reter e a corrigir, naturalmente. Melga estava sozinho ao segundo poste a tomar conta de 2 bem crescidos. Um bloqueou o miúdo, o outro nem tirou os pés do chão para bater Artur. Era desnecessário.

Ainda mais desnecessário era a paragem cerebral que o 10 do PSV teve, quando armou uma confusão e burburinho aos empurrões ao Nico, sem razão para tal, sem qualquer motivo para que tivesse gerado uma interrupção que quase estragou o jogo. Devia ter sido mandado para os balneários…tomar um banho de água gelada.

As substituições e a paragem de jogo deixaram a equipa desnorteada…não entendo porque não faz a maioria das substituições logo ao intervalo!

E os holandeses continuavam a distribuir molho, com o apito a deixar andar sem castigar disciplinarmente. Mas quando o Maxi resolve mostrar que também sabe dar, aí foi logo amarelado sem hesitar.

Lance muito perigoso, pelo flanco defensivo da defesa, muito espaço, entram na área, 2 para 1…ufas…felizmente quem só tinha de encostar, adiantou-se e perdeu o lance.
Mas não foi desta, foi na seguinte…novamente pelo flanco esquerdo, falhas de marcação tanto do lateral como dos médios defensivos (Javi há muito estava sem pernas) que deviam cobrir a entrada da área, para onde foi a bola que nos colocou em desvantagem e à beira de perder o troféu.

E pior ficou quando Maxi, que continua sem substituto à altura (oi, querem ver que era preciso e ninguém se lembrou disso a tempo??!!... Ou será que só quem devia ver é que não viu?!...), mete a mão à bola e é expulso! Cansaço dá nisto! E não entendo como se prepara uma época sem ter opções e saber usá-las devidamente para evitar que sejam sobrecarregados todos os do setor defensivo!

E novamente pelo lado esquerdo…chegou o 3º tento holandês. Agora vai ser comprar um gajo a correr e ao desbarato, querem ver?...

Hugo Vieira, Kardec, Michel e Mora terão claramente guia de marcha (de realçar que 2 deles foram contratados esta época e sabe-se lá para quê e quem os terá escolhido…). Roderick já tinha como destino outro grupo de trabalho que não a turma principal da águia.
Mas não entendo porque é que o Mora (não me venham dizer que não teria feito melhor do que o Saviola naquela primeira parte! E olhem que eu sou dos que mais defendo o Samolas!) afinal não teve oportunidade de se mostrar em jogos mais a sério como estes…e só entrou já em desvantagem numérica em campo e no marcador…é uma falta de coerência e sentido que às vezes não entendo e assim se desperdiçam investimentos. Para que é que o levou?? Acham que ele precisava de ver o Cardozo jogar para saber se contava com ele? Ou acham que precisava de ver o Luisão, Garay, Maxi e Javi fazer quase os jogos todos completos para saber se contava com eles??!!! Não me parece que fosse esse o objetivo.

Mesmo não tendo estado em nível que se esperaria, gostei de ler as declarações do próprio Olá João, reconhecendo erros, auto avaliando bem o seu desempenho e apontando melhorias a si próprio. É disso que se tratam estas fases, aprendizagem, crescimento, melhoria! Individual e conjunta.

JJ já disse que vem outro lateral esquerdo a caminho, pois estes não têm tudo o que era preciso…pena é que tenha deixado para trás 3 semanas de preparação da época para conseguir chegar a uma conclusão destas…só falta ir chamar o Emerson de volta! E o Jara vai fazer as malas para ir passar uns tempos à terrinha… Mas há muitos dossiers por fechar e esta semana será mais calminha para tratar da “papelada”.

Aconteceu uma quebra enorme após o burburinho da confusão no início da 2ª parte. E a equipa ressentiu-se fisicamente do jogo de véspera, principalmente aqueles que não tiveram direito a substitutos à altura.

Perder um jogo destes não é preocupante, tal como não seria efusivo tê-lo ganho, mas não gosto de não ganhar nem a brincar.
Chega de experiências, acabámos por não ver o Melga mostrar-se a extremo, e pelo contrário agora tem toda a comunicação social a desmoralizá-lo e a apontar-lhe o dedo (efeito ligeiramente ao contrário do que o JJ previa...). O Luisinho que para mim teria mais condições para se afirmar a lateral foi o que menos tempo e aposta teve. É o dá vontade de brilhar se corresse bem este lançamento de carreira de um jogador… O Djaló foi aposta demasiado fugaz para lateral direito, não tendo tido mais de 45 minutos nessa posição, sendo novamente lançado mais adiantado no corredor, onde já sabíamos o que ele “vale”, o que me parece igualmente decisão estúpida (mas na verdade também não foi por causa do floribelas que a coisa deu para o torto, pois há gente com mais credenciais e que não deu conta do recado).

A equipa sentiu muito a falta de Matic, Aimar e Enzo. E os mesmos do costume a terem de fazer as despesas da casa não chegou para tudo. Esperemos para a semana já contar com eles, bem como as lacunas que sempre soubemos existirem, e também o Nélson começar a ganhar ritmo.
JJ, abre os olhos, pois as vazas já estão todas gastas! As falhas que o plantel tinha, continuam na mesma por resolver...e essa parte não se entende porquê de casmurrice! Se nem na pré-época demonstras saber gerir um plantel, quando for a sério numa época inteira de desgaste intenso como será? Não vai ser como na época passada pois não?! QUERO-TE VER A GANHAR!

Toca a levantar a cabeça! Foi um bom torneio. Há jogadores já com bons níveis. Há uma base forte e com mentalidade vencedora. Há lacunas que sempre houveram…e há gente que só atrapalha e dá despesa de alojamento e transporte para estas deslocações.
Não me preocupa esta segunda parte. Nota-se claramente é que não foi de repente que deixámos de levar golos e vamos continuar a sofrer com desatenções e períodos de desconcentração.

Temos um plantel mais forte que a época passada, e com condições para triunfar, mas para isso é preciso inteligência a comandar!!! E a Dirigir...sendo que nesta altura...o tempo já não é o melhor amigo. Sejam inteligentes, sejam manhosos, sejam incisivos, sejam certeiros!
Agora vou dar um mergulho e dizer umas cenas debaixo de água onde ninguém mais pode ouvir... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário