domingo, 19 de agosto de 2012

Diagnóstico, sr Doutor?

“Tá mal. Vai precisar de muitos cuidados.”

Cuidados, sim. Mimos, não.
São tantos os erros, que começa a ser complicado terminar um jogo rouco e difícil se torna alimentar sonhos que continuam a depender de alguém que alguém que parece não ter a mesma vontade que nós. De alguém que continua ou a ser masoquista ou a gozar com a nossa cara.

Acordei hoje a pensar se tinha sido um sonho, pois sentia-me como se o JJ tivesse limpo o rabo às minhas fuças e agora ria-se a palitar os dentes com as cabeças de camarão.

“Quem foi o melhor jogador da pré-época?”
“Qual a posição mais carenciada de reforço de grande qualidade e experiência?”
“Para que serve uma pré-época?”

Muito sinceramente, o resultado nem me preocupa.
Assusta-me a exibição. Afligem-me os erros. Irritam-me as teimosias. Custa-me ver que ainda assobiam para o lado como se nada fosse…

Tudo perguntas fáceis de responder, mesmo por quem não acompanhe com grande atenção.

Tal como avisei antes do jogo, as bancadas iam estar nervosas (as curvas deram o que tinham até final), os jogadores mais ainda. Por todo o lado, só se ouviam resmungos de gente nervosa, de gente incomodada, de gente a barafustar e quem nem sabia se ali queria estar. Não gosto de sentir isso. Parecia o fim da época passada e não o início da nova temporada. Mas na verdade, olhava-se lá para dentro…e parecia que assim era. Mas em pior…

Jogámos igual ou pior que na época passada. Principalmente a nível de aplicação e vontade. Mas havia alguém que estava bem consigo mesmo.

Gostaria de dizer e tentei acalmar os que me rodeavam (sei bem que não acreditaram) quando disse que esta foi a pior exibição da época. Ou seja, a partir de agora será sempre a subir…
Mas não é fácil para qualquer adepto entender como se está há 1 ano a gritar por um lateral esquerdo e quem tem de montar a equipa resolve teimar numa opção de recurso, de adaptação de um jovem com potencial atacante e logo a abrir…acaba por enterrar a equipa, com um auto-golo surreal e um brinde que oferece 2 golos de bandeja a um adversário que nada fez por os merecer. E no final, garantia de que no próximo jogo estará lá no onze novamente.

Não é fácil perceber como se passa um mês e meio de preparação de bom nível, com um modelo de jogo quase sempre utilizado e a funcionar, baseado num 10 que foi quase sempre Martins, o melhor jogador da pré-época….e chega-se à primeira jornada e baralha e volta a dar tudo de novo!

Não se percebe como Rodrigo e Salvio não fizeram jogos de preparação com a equipa e saltam para titulares num modelo de jogo bem diferente do que se testou.

Não se compreende como Bruno César faz uma pré-época inteira como 10 e entra na jornada inaugural a extremo, posição onde temos gente com fartura no plantel.

Vá-se lá perceber como é que há 2 semanas atrás tínhamos 7 avançados no plantel, entretanto se dispensa Mora (o melhor marcador da pré-época) e Nélson Oliveira…e no jogo de ontem não tínhamos 1 único avançado no banco preparado para entrar no desenrolar dos acontecimentos…principalmente quando ficámos em desvantagem!!!

Custa a entender como é que Aimar que não faz 1 jogo de preparação, acaba por ser opção para entrar quando a equipa estava em desvantagem…ainda por cima passando meia hora a jogar como 2º avançado lado a lado com Cardozo e não como distribuidor de jogo!!! (ficando Carlos no banco…e quem estava no estádio por acaso reparou nos jogadores em aquecimento e na diferença entre empenho de jogadores?).

Nenhum treinador faria nada disto. Só alguém que gosta de fazer diferente apenas e só porque se resulta se pode gabar de só ele se ter lembrado de fazer assim. Mas sempre que inventa…dá sarilho. Porquê continuar??

Temos jogadores que permitem ganhar sem inventar! Nem precisavam de treinador. Ir lá para dentro e jogar à bola. Só precisa proteger os jogadores. Dar-lhes motivação. Não os queimar.
Estiveram 53 mil na Luz. Muitos milhares raramente vão à bola. Imensos estrangeiros. Bués emigrantes. Pontapés de pessoal de fora que está por cá de férias… Quantos ficaram com vontade e irão voltar a pagar uma batelada de euros para ir novamente ver um jogo? Muito poucos…e provavelmente só mesmo em caso de daqui a 6 meses estarmos na frente do campeonato é que isso poderia ser possível de acontecer.

Caso contrário, será como nas últimas duas épocas, em que passa a ir cada vez menos gente ao estádio…e toca de dar borlas e baixar preços para tentar meter alguém nas bancadas!!! E quem pagou RedPass que se lixe…

Esperemos que algo mude e aconteça o contrário! Aconteça o que acontecer…eu lá estarei, como sempre, para ver! Até ao fim!

O jogo foi dividido, com mais nervos do que futebol bem jogado.

Uma das coisas que mais me saltou à vista foi a falta de trocas de bola, tabelinhas e combinações entre os jogadores. Parecia que nunca tinham treinado/jogado juntos. E principalmente nas faixas foram várias as vezes que o ala (ora Bruno ora Salvio) não esperavam e aproveitavam as subidas dos laterais para provocar desequilíbrios, tentando resolver por eles, quase sempre dando para o torto…

As saídas de bola do nosso primeiro terço do terreno eram desesperantes…
No primeiro e quase único ponto de interesse de ataque do Braga, Artur defendeu para a frente…e Luisão complicou…
E mesmo sem jogarmos bastante e bonito, devíamos ter sido eficazes.

Primeiro Salvio na área, fintou para dentro e rematou para parada do redes. A fechar a primeira parte, o Barril tinha obrigação de não falhar a melhor oportunidade de golo que tivemos, com espaço na área, fletido para a esquerda, enche o pé mas falha o alvo! Destas não se podem falhar.

Pelo meio, vimos um livre ensaiado que trocou as voltas à defesa contrária, mas por pouco o cruzamento de Maxi não chegou a quem encostasse.
Após o intervalo vieram os golos. Primeiro Rodrigo desmarca-se, tenta meter em Cardozo que não consegue desviar, mas a bola sobra para Salvio, à boca da baliza, empurra para o GOLO!
Enquanto alguns que só diziam mal começaram logo a dizer que agora sim já se via atitude (passado apenas 4 minutos, diga-se), pouco demorou para que dissessem que não voltavam mais esta época…

Dez minutos infernais do Melga…foram demasiado penosos…
Primeiro um auto-golo sem necessidade nenhuma, mergulha e cabeceia sem estar pressionado para que tal justificasse. Depois não tem inteligência defensiva para aliviar uma bola que abre passadeira ao golo de um ranhoso.

Mais ranhoso só mesmo o nojento do Beto, com queda para o teatro, a queimar tempo, a fazer anti-jogo e a simular faltas que ele próprio cometia! Aquela palmada que ele dá no Cardozo e se atira para o chão a fingir que o paraguaio é que lhe acertou com o pé e acaba por ser o nosso jogador a levar amarelo… É por estas e por outras que cada vez menos consigo apoiar a seleção nacional…gente desta não merece o mínimo respeito e apoio.

Um penalty bem assinalado (o amarelo não foi para o jogador que fez mão na área, eventualmente terá sido por protestos) deu a Cardozo o GOLO do empate a 2 bolas. À bomba, à figura, furou as luvas do atrasado mental do redes e entrou.
Até final, 15 minutos com mais um jogador em campo, mas quase nada de futebol…pois quem devia ter a bola nos pés…estava na área, ao lado do Cardozo, à espera de bolas pelo ar, certamente…

O Braga é uma boa equipa. E veio cá jogar como sempre tem feito. Jogar pouco, provocar, simular e queimar muito. Nós jogámos pouco, mas mesmo assim o suficiente para termos a obrigação de vencer. Contudo, este empate não compromete rigorosamente nada as nossas aspirações. Repito que não é um empate com uma boa equipa como esta que me preocupa. Mas a exibição e erros “catedráticos” deixam qualquer um desanimado…é que ainda falta muito para dia 26 jogarmos em Setúbal!

Já agora, Turma do Serra…se embarcarem à margem sul e houver lugar…é só chamar! Eu alinho!
Até lá, a semana vai custar a passar, para regozijo dos rivais que dormiram a rir, e como dizia um Benfiquista para outro, quando saíam do estádio…lá vamos nós ter de aturar as piadas foleiras da Maria Assunção… Que lixem as Marias Assunção! Maior que a Nossa Glória, só a vossa inveja!

Tá tremido, como a foto ao lado...

O shor Doutor disse que o paciente precisa de cuidados. Como se cuida? Com vitórias! Como se conseguem? Com humildade e inteligência! Com raça e ambição!

PS – Acabei de ver agora mesmo todo o jogo da equipa B! E não foi tempo perdido. Até dei conta que têm lá um lateral esquerdo, um lateral direito, um par de bons médios centro…e um avançado móvel…

3 comentários:

  1. Já comentei e volto a repetir - o JJ foi treinador à Benfica apenas uma época - a primeira. Deixou de ser treinador do Benfica na primeira Super Taça que disputou contra o porto onde tinha uma equipa à mercê de dar o golpe fatal mas em contratapartida através de uma tática desastrosa não só perdeu a taça como deu o ânimo que se tem visto aos corruptos.
    As invenções têm sido sucessivas mas infelizmente sempre com prejuízo para o Benfica e quanto a mim ninguém me convence que tenham sido feitas por acaso principalmente enquanto a minha memória não me permitir que esqueça Artur Jorges.
    .

    ResponderEliminar
  2. Bom. Muito sinceramente, o Benfica ter perdido ontem, deve-se á incompetência de duas figuras: Foram eles JJ e Soares Dias. O 1º, porque é burro e incompetente, o 2º porque é um fiel servidor do padre da Cedeofeita. Eu, se fosse presidente do Benfica, depois da merdice da conferência de imprensa do JJ, onde disse esta pérola "O árbitro esteve muito bem", simplesmente despedia-o. Álem de Burro, JJ é estúpido, cégueta e ignorante. Uma besta quadrada, que está a delapidar o património do Benfica, e a "queimar" jogadores.
    Francisco Dias

    ResponderEliminar
  3. Falta-nos um defesa esquerdo, um central para ser titular de caras e um defesa direito alternativo ao Maxi. E provavelmente um novo treinador. E eu que nunca pensei vir a dizer isto...

    ResponderEliminar