quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ensaio às caneleiras! Toca a arrumar!

Neste teste frente ao campeão italiano, a Juve, recheada de jogadores de qualidade e dimensão internacional, constituída por pedras importantes que levaram a Squadra Azzura à recente final do Euro2012.
Com a defesa que tem sido mais utilizada e o miolo habitual que é o ponto mais forte e crucial do nosso esquema tático, a surpresa estava lá na frente. Não pelas alas, onde Nico e Enzo tinham o que se pretende para a construção e apoio as missões atacantes…mas sim pela ponta lançada à baliza de Buffon…eis que surgiu…Michel!

Não sei bem o que se pretende com este jogador. Não sei bem o que se pretende ainda a 2 semanas do arranque oficial estar ainda com experiências em vez de estar a trabalhar dedicadamente com os que irão sem dúvida alguma fazer parte do grupo que lutará em campo pelos nossos objetivos. Aconteça o que acontecer neste jogo, por muito que isto lhe corresse bem…não me parece que tenha alguma possibilidade de por cá ficar, por isso não entendo esta titularidade.

Outra cena que me faz comichão, mas que assumo como estando bem consciente na cabeça de quem nos orienta é a titularidade de Axel. Considero que a presença do belga é um sinal muito positivo para nós, significando que vai continuar no plantel…é que se, pelo contrário, a sua venda será para realizar, não faria sentido continuar a testar um onze e estilo de jogo com ele em campo…

Mas seja como for, apito para o início…e num par de minutos, contrariedade, com lesão de Gaitan, faz entrar o Barril para uma posição em que jogou sempre na época passada…mas que ainda não tinha pisado nesta pré-época, em que sempre foi utilizado em zona central…outra incoerência de decisão neste jogo que levanta dúvidas sobre quais as ideias do mister…mas siga pra bingo.

Nas bancadas só se ouvia Benfica, num forte apoio que estamos habituados a sentir mesmo além fronteiras, mais ainda nestas paragens.

O Chuta-chuta foi quem tentou no primeiro quarto de hora agitar as águas, primeiro num grande passe a desmarcar o Michel que o avançado não dominou, depois com um remate de fora da área que obrigou o Buffon a defender a dois tempos.
Os italianos, conhecidos como bons defensivamente, usavam como trunfo principal a paulada, com Martins a ser dos que mais passou o tempo a levar fruta. Mas também Enzo e César passavam o tempo a ser virados como se fossem pinos.

Parecia mais um teste à capacidade de resistência das nossas caneleiras do que outra coisa…e por isso as nossas jogadas de ataque conseguidas eram quase inexistentes.
Muito trabalho ia tendo o Maxi, que se viu grego para conseguir dar conta do recado e foi um par de vezes comido quando a Juve investia por aquele flanco.

Intervalo com muito pouco interesse. Naqueles que foram dos 45 minutos com menos interesse até agora desta pré-época. Não estranha por isso que o Cardozo tenha entrado após o descanso.

E a emoção não tardou…mas na nossa área, com uma desatenção a deixar o Matri fugir nas costas do Luisão, o Artur a sair da baliza e tentar chutar para a frente mas falhar a bola que fica à mercê do avançado italiano que com a baliza escancarada é empurrado pelo Maxi. Grande penalidade indiscutível (e vermelho perdoado ao Maxi, por ser um jogo particular e não se querer estragar o jogo que se quer de boa preparação para ambas as equipas).
Na marcação do castigo máximo…mostra-se o Artur, a adivinhar o lado e a defender o penalty, redimindo-se do erro anterior!

Chamo a atenção para o Maxi que seria o segundo vermelho que veria esta pré-época…

A resposta encarnada sugiu de bola parada, com o Cardozo a cabecear para defesa difícil do redes contrário.

As mexidas alteraram o desenho tático, passando a jogar com Mora ao lado do Óscar, servidos por Nolito e Ola nas alas. Mas o fio de jogo continuava a não fluir com facilidade.

Foi preciso uma pulga furar por entre pernas e encontrar espaço para marcar…chuta Mora…não entra!!! Encontra as luvas do keeper que impedem a finalização de boa jogada individual.

Para os últimos 10 minutos entrou ainda o Luisinho para o lugar do Melga (esteve discreto, sem comprometer, mas também sem arriscar). E a Juve ia ameaçando de livres disparados de fora da área.
Curiosamente, assim que começou a chover, os jogadores do Benfica começaram-se a mexer mais ainda…e o golo surgiu mesmo com uma grande jogada!!!
Insistência de Nolito e Mora, bola na esquerda para Luisinho, o lateral puxa para o pé direito (??!!!??!!) levanta para a área, vai ao 2º poste, direitinho ao Cardozo que fugiu à marcação…cabeça na bola…e GOLOOOO!!!!!!!!! Belo golo! A 2 minutos dos 90!

E quando tudo indicava que sairíamos com a vitória, o Luisinho estraga o que tinha feito de bom, perde a bola, cruzamento para o 2º poste, o Maxi não está lá…e a baliza está aberta para o empate.

Foi um teste difícil. Um desafio de nível altíssimo e com resposta positiva. Mas poucas oportunidades criadas. O resultado foi justo para ambas as equipas. Motivação qb.

Agora temos 1 semana e meia até ao próximo (e último) jogo de preparação, que será dia 11 Agosto, pelas 14h30! Tempo mais que suficiente para arrumar a casa.
E eu estou mais do que a tempo de ir...para a praia! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário