quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mas não fiquei descansado…

Foi um bom teste. Uma boa oportunidade para ganhar ritmo e observar mais jogadores.

Com JJ na bancada, houve no entanto opções do mister que não deixaram de surpreender, como ver André Almeida novamente a lateral direito. Infelizmente não entendo bem o motivo de voltar a encostar um jogador quando se procura uma alternativa válida para a posição 6 e supostamente seria ele a opção B. Mas quando pode mostrar serviço foi substituir o Miguel Vítor na lateral. Não acredito que seja o André a jogar em Glasgow, apesar de estar com mais cabedal e confiança. Será certamente o central a ser adaptado a lateral.
Estranhei não ver o Cancelo, Leandro Pimenta e o André Gomes nos convocados. Mas este último ainda se juntou ao grupo em Portimão.
E gostei de ver o André Gomes, que jogou na posição onde gostava de o ver afirmar-se, pois acredito que tem valor para nos dar alegrias no futuro e até uma boa quantia de guito! Um estilo entre o Manuel Fernandes, o Tiago e o Witsel. Não tanto como Rui Costa, mas há quem o compare. Mas ainda é muito cedo para o dar como certo. Notou-se nervoso, mas com qualidade de passe e visão interessante.

No estilo de jogo, deixou-me preocupado ver os espaços enormes que surgiam nas costas dos laterais (que nem eram tão ofensivos como habitualmente) e principalmente entre o meio campo e a defesa…

Jogámos totalmente ofensivos, à Jesus. Com Aimar a distribuir nos 2 pontas e 2 alas bem atacantes. E Matic a procurar o melhor posicionamento para conseguir socorrer a todos os fogos…algo que nem sempre aconteceu com sucesso. Ao ouvir as declarações dele no final senti que ainda não está confiante de ser aquela a sua posição e ter o que é preciso para assumir tão grande responsabilidade…e não sei até que ponto a comunicação com o treinador será a melhor… Será que continua a ser o Rodrigo a traduzir tudo??!!

Apesar de terem jogado pelas seleções, Rodrigo e Matic foram titulares. E ao lado de Rodrigo estreou-se Lima. Não foi uma estreia negativa, notou-se muito empenho e mobilidade, mas acho que deu para calar alguns tabloides que diziam que o Cardozo já era… O Lima terá o seu tempo, a sua utilidade, e assim o desejamos. Será chave a utilizar muitas vezes para tentar abrir caminhos. Mas até o considero mais substituto do Rodrigo do que do Takuara.

Uma das principais oportunidades de golo (não foram muitas) resultou de uma combinação pela direita, com Rodrigo a escapar-se, flectir para o meio e entregar a Aimar (papéis trocados), que vindo de trás rematou de primeira para grande defesa complicada do guardião do Bétis.

Logo depois foi Gaitán a furar pela esquerda e cruzar para alguém encostar, mas nenhum dos 2 brazucas foi capaz do desvio.

Antes do intervalo, Rodrigo teve tudo para fazer o golo, mas entusiasmou-se com a facilidade com que lhe sobrou uma bola e tentou de imediato fazer o chapéu, não sendo capaz de enganar o keeper.

Após o intervalo chegámos rapidamente à vantagem, com Gaitan a aproveitar uma bola mal aliviada para à entrada da área com um toque de volley em jeito colocou a bola no fundo das redes!

Mas no único lance em toda a partida em que Artur não foi suficiente (e foi uma mão cheia deles em que o redes teve de se aplicar), um corte infeliz do Ola John sobrou para o adversário levantar um chapéu para fazer o empate.

Até final, quase voltámos para a frente, mas Nolito não teve a inspiração para desviar do alcance do keeper que saiu rápido a fazer a mancha.
Falta uma semana para regressar o futebol a sério!

Artur foi dos melhores em campo. Gaitan mostrou alguma capacidade/vontade de reação e foi o mais positivo que se retirou.

Mas lamento não ter visto testada nenhuma alternativa ao nosso principal problema no miolo. Nem o Barril (por opção), nem o Enzo (por estar na seleção), nem o Martins (por estar lesionado), nem os Andrés…nenhum apareceu apontado ao esquema que antes estava montado, dando mais sinal de que se pretende arriscar todas as fichas em Matic sozinho a defender e de resto é olhar de frente para a baliza contrária.

Aquilo que eu pergunto é: fui só eu a reparar que o Barril vestiu uma camisola um tamanho abaixo do dele??!!!… O homem parecia que nem conseguia respirar tal aquilo lhe cortava a circulação!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário