terça-feira, 16 de outubro de 2012

Primeiras ideias a reter

De um lado, a oposição:

“Nunca fui sócio do nosso rival do norte ou da segunda circular. É o tempo do fim da lista única e promove o pensamento plural e debate pelas ideias.”
Mas felizmente depois tem uma página de candidatura no facebook que tem lá o panfleto completo do seu programa eleitoral.
Aponta como renascimento da verdadeira importância e papel do Diretor Desportivo. E redução/racionalização do número de jogadores contratualizados e que enchem a folha salarial. Foco na negociação dos direitos televisivos, com várias possibilidades em agenda (ppv, Benfica tv, subscrição…ou misto de vários). Ainda apoia a introdução das novas tecnologias e profissionalização da arbitragem pela verdade desportiva, mas não se entendendo bem o que será o fomentar relações com outros clubes nacionais (há alguns que eu preferia que nem se respondesse nada, seja a picardias ou palmadinhas nas costas, zero de confiança total desprezo).
Um dos pontos fortes parece ser a organização dos jogos na Luz voltar a ser por parte do clube, com jogos à tarde e ao encontro da vontade dos sócios noutros níveis.
Também o voto electrónico e melhoria da comunicação dentro e para fora do Clube.
Pareceu-me interessante ainda um ponto relacionado com conferir um estatuto de participação especial para dar voz a movimentos de oposição organizados para debater ideias com seu tempo de antena próprio. E ainda uma questão crítica e que provavelmente lhe vai fazer perder de imediato o voto de “dinossauros” (com todo o respeito, é apenas uma forma de expressão), e que se trata da revisão equilibrada da distribuição de votos por sócios
Estabilidade financeira, busca de formas de financiamento e investimento, manter ativos de qualidade, aposta na formação, gente tuga e as modalidades, algo genérico mas que fica bem dizer.
Mas depois aparece com apoios de José Veiga e Vítor Santos por perto… Seja como for, espero pelo menos que mantenha a seriedade na campanha e debate e não alinhe pelo baixo tom de troca de piretes. Queremos ouvir o futuro do clube em cima da mesa com clareza e essa é a vantagem de termos oposição e o que espero desta lista, quer tenha pernas para andar ou não.

Do outro, a direção:

“O Vale e Azevedo também era Benfiquista. E os da minha equipa são mais Benfiquistas que os que se autoproclamam.”
Talvez por não estar habituado a ter oposição, não temos ainda direito a um programa delineado e divulgado. Pouco mais do que uma suspeita de promessa eleitoral dando a entender que poderão existir descontos nas quotas e bilhetes a curto prazo.
Mas não dando qualquer sinal de mudança face a erros de orientação como apoios a quem não devia, a nível de cargos de topo nacional e contratos.
De entre os 6 Vice Presidentes (para quê tantos???), destaco a saída daquela que era para mim a figura de maior destaque e mérito na atual Direção: João Coutinho, responsável pelo grande sucesso e “renascimento” da grandeza das modalidades do Benfica! Uma baixa de vulto!
Pelo contrário, alguns nomes que pensava que teriam caído, como Rui Gomes da Silva, infelizmente continuam na lista.
A ver vamos se há coragem e vontade de assumir erros e aceitar críticas para com transparência e frontalidade discutir os temas que nos interessam a nós e são fundamentais para o sucesso do Maior de Portugal. Esperemos que sim.

Por enquanto o meu voto continua “em branco” para os ouvir dizer o que queremos e temos de ouvir.
(Engraçado como Rui Costa se mantém afastado e no silêncio…)

Hoje é dia de jogos interessantes: Alemanha-Suécia; Espanha-França; não esquecendo o Nélson Oliveira e ainda a Sérvia, onde joga e não convém lesionar-se o nosso único médio defensivo Matic.

6 comentários:

  1. Que saudades de uma campanha em que se prometem jogadores e treinadores! Ninguém promete o Mourinho? Nem o Ronaldo nem o Messi? Isso sim, eram campanhas eleitorais! Lembro-me de terem prometido o Jardel... E cumprirem, mas com outro Jardel. Por acaso já vão no segundo Jardel contratado. o 1º não chegou a jogar, foi só para cumprir s promessa.

    ResponderEliminar
  2. quanto às eleições, concordo com o que foi reescrito aqui de outro blog, no qual se dizia que o grande problema do LFV não é a sua gestão em geral mas algumas das questões estranhas que apareceram - como o apoio ao actual presidente da FPF, as relações com o Salvador apesar de o Braga nos espezinhar e maltratar sempre que lá vamos jogar, etc, etc. Na gestão do Benfica, em geral, não tenho muito a apontar! Esta coisa de se dizer que em 10 anos ganhou 2 campeonatos é ridículo! Não podemos esquecer que o Benfica estava no charco depois do que o Vale e Azevedo fez! E a recuperação não é fácil! A dívida associada à construção de um novo estádio tb não facilita - mas era necessário! Acho que se podem esgrimir muitos mais argumentos e ideias do que pegar nestes pormenores!
    Se tivessemos ganho o campeonato LFV ganharia com 90% de votos novamente (e não o ganhámos por camusrrice do JJ e por malabarismos das arbitragens nos jogos cruciais).
    Assusta-me podermos vir a ficar com uma direcção tipo lagartixas, onde os meninos riquinhos só querem aparecer e ter protagonismo! Durante estes últimos tempos não ouvi uma única ideia desta nova lista que agora aparece! E se é um movimento que já apareceu em 2009, mas que não se candidatou, porque só agora aparece e não se veio manifestando desde então? Só porque não ganhámos o campeonato?
    Parece que sou defensor do LFV. Não é que seja o caso, mas não percebo que só a 2 semanas das eleições se construia uma lista como que à pressa para dirigir o Maior!

    ResponderEliminar
  3. ah como é bomo dar uns pontapés na gramática!lol

    ResponderEliminar
  4. A propósito das eleições tive curiosidade (devido á questão associado/votos) de ler os estatutos do clube.E pergunto como é possível que num clube desta dimensão e com uma matriz social histórica, tenham uma componente fortíssima discriminatória e anti democrática.Alguém que me explique se possível de mente aberta e não sectária.

    ResponderEliminar
  5. Esta direção é no minimo esquizofrenica, mantém os tachos dos senhores engravatados e manda embora o Dr. João Coutinho.
    Gostava de perguntar ao Sr. LFV o porquê? Isto é se houver alguma justificação plausivel. Para mim não tem o meu voto.
    Ora veja-se:
    As contas uma desgraça.
    A equipa desiquilibrada.
    Cada vez que abre a boca é para mandar bocas a outros clubes, em vez de arrumar a casa.
    Manda embora o nosso melhor vice presidente Dr. João Coutinho.
    Acho que está na altura de devolver o benfica a quem é do benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, coloquem o Dr. João Coutinho a dirigir as modalidades e vamos ganhar tudo. Nós só queremos o benfica campeão.
      Só voto na lista que incluir o Dr. João Coutinho

      Eliminar