segunda-feira, 27 de maio de 2013

Deixem-me ficar triste que isto já passa.

Quem me conhece sabe que não sou fanático. Gosto do meu clube, vibro com as vitórias e sofro com as derrotas. Tento ser sempre o mais racional possível. Não gosto de arranjar justificações para aquilo que não tem justificação assim como também não gosto de exagerar nos méritos.

A derrota de ontem custou-me mais que as derrotas com o Porto e com o Chelsea. Ontem doeu mais que o normal. Já não estava à espera de ir ao Jamor quando um bilhete cai do céu. Agora que vou é aproveitar. Chegar cedo e começar logo a comer a beber. Um ambiente do caraças. Com malta do caraças. Tudo com o mesmo objectivo. Divertirmo-nos e trazer a Taça. O último objectivo da época. Aquele que seria teoricamente o mais acessível. Estava o circo montado para um dia perfeito. Talvez por isso me tenha doído mais que as outras.

A última vez que estive no Jamor foi num Benfica-Sporting que terminou com a vitória do Benfica. Já nem sei há quantos anos foi. Mas foi há muitos. Nessa altura não tive direito a churrasco nem nada.

Ontem era diferente. Estava confiante. Era o último jogo de uma época que podia ser brilhante (ou muito brilhante como alguém disse) mas que podia acabar apenas num assim-assim. Uma Taça de Portugal que não apagava o final de época desastroso. Resisti ao resto, mas não consegui resistir a isto.
Não vi chama, não vi vontade. Assisti ao 8 e o 80 com bancadas ao rubro antes do apito inicial e bancadas a ferver de raiva depois do apito final. Não conseguia assimilar tudo o que se estava a passar. Só abanava com a cabeça. Não acreditava naquilo. Não, o Artur afinal pontapeou a bola para o meio campo contrário. Não, afinal aquele remate frouxo (que vim depois a saber que desviou no Luisão) não entrou. Não. Não. Não. Eu não conseguia dizer outra coisa sem ser Não.
À terceira é de vez? Parece que sim. Não há duas sem três? Pareceu que não.

Fomos maus, maus demais. Nem tivemos a humildade de ficar no relvado enquanto os do Vitória recebiam a Taça. Não fomos homenzinhos. Preferimos fugir com o rabinho entre as pernas para os balneários. E o que dizer do Cardozo? Pá, não podes fazer isso. Não no relvado em frente a milhões de pessoas. Se querias confrontar o JJ fazia-lo nos balneários – é lá que se discute e resolve estas coisas. Como homenzinhos. E tu, JJ, perdeste o respeito dos jogadores. Não há volta a dar. Vimos vários sinais deste tipo neste final de época. Não me esqueço do Enzo a mandar vir contigo em pleno jogo. Um jogador que passei a admirar imenso. Passou de um menino mimado a um guerreiro de águia ao peito. Que chorou copiosamente em Amesterdão.

Eu sempre defendi que o treinador devia continuar. A minha última conversa acerca deste tema foi com o JT, vindo de Amesterdão, em pleno voo a caminho de Lisboa. “Achas que deve ficar? Quem é que lá metes que faça melhor?” – perguntava eu. “Nunca vi o Benfica jogar tão bem, ser tão competitivo, dar tanta luta ao porto, ir tão longe nas competições europeias, etc” - repetia eu.

Pois, mas agora não penso o mesmo. Também posso mudar de opinião, ou não? Não é só azar. É falta de estaleca para conduzir um Costa Concordia e não o deixar afundar. Não tem mãozinhas como dizemos em tom de gozo quando espicassamos um amigo que não sabe conduzir. É muita bazófia. É o aproximar da costa para acenar “somos muita bons” e não ver a rocha mesmo ali à frente.
Não me parece que o JJ tenha margem de manobra. Tem de sair. Não sou ingrato. Não esqueço a evolução que o Benfica teve nas suas mãos. Mas o Benfica não pode viver disto. Não pode andar a 200 à hora durante 7 meses e nos últimos 2 meses cair a pique até aterrar e espalhar-se ao comprido. Isto sim dói para caraças. Não se pode gerar este tipo de expectativas nos adeptos e depois ficarmos a zeros. Não pode. Não pode. Não pode.

Falam-me do Bayern. Que o ano passado não ganhou nada e este ano ganhou tudo, bla, bla, bla. Sim, e depois? Não comparem o Benfica ao Bayern, por favor. Adoro o meu clube e, para mim, é o melhor do mundo. Mas não nos comparemos ao Campeão Europeu…. Estamos longe, muito longe.
E por falar em Campeão Europeu…. Ainda me rio sempre que recordo as declarações inchadas da dupla LFV/JJ acerca da vontade do Benfica estar final da Liga dos Campeões na próxima época em pleno Estádio da Luz… A sério?? A SÉRIO?!?!? Bazófia a dobrar.
Temo que, se ficar, lhe aconteça o mesmo que aconteceu ao Fernando Santos. Ao mínimo desaire, rua. E aí será bem pior.

Hoje deixem-me ser emotivo. Hoje não quero ser racional. Não me apetece. Ainda não sei se quero fazer as contas ao que gastei esta época. O orçamento "Benfica" foi largamente ultrapassado. Se fosse numa empresa teria dado direito a despedimento, na certa. Red Pass, quotas, Liga dos Campeões, Liga Europa. Aveiro, Newcastle, Amesterdão e Jamor. Nunca fui tão adepto como este ano. Nunca.
Futebol é emoção e eu estou farto de ser racional e colocar nos pratos da balança as coisas boas e as más. Deixem o homem ir e que venha outro. Deixem-no ir para o porto, se é isso que vos mete medo. Quero lá saber. Há mais Marias no mundo e o Benfica continua.


Esta custou mais que as outras. Deixem-me ficar triste um dia ou dois que isto passa.

10 comentários:

  1. bates forte cá dentro, amigo...
    fosga-se... eu aqui em fase de negação a fingir que tudo o que se passou agora dá para aguentar fácil... e depois... tocas na ferida...tão quente ainda está.
    normalmente sou eu que fico de rastos, ontem doeu mais ainda ver que também ficaste tão em baixo.
    porra, que não merecíamos isto!!
    aquele abraço!

    ResponderEliminar
  2. Estás a ser perfeitamente racional. Disseste quase tudo. Depois há a questão Vieira, que é mais complicada, mas como sabemos que essa não vai ser resolvida, a coisa vai ter que partir já pelo elo mais fraco. Se vamos resolver os problemas? Não sei. Mas sim que este ambiente é irrespirável e insustentável.

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto! Revejo-me em tudo o que foi aqui escrito. Dói mesmo muito. Porém, não nos resta mais nada a fazer que não "levantar a cabeça", como diz o guarda-redes dos verdes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Companheiro o teu sentimento é o meu e de mais uns quantos.
    Sou dos Açores e o meu sonho era ir um dia ao Jamor, tive quase a ir este ano, mas custa muito dinheiro, custos da viagem e de estadia, mas custa muito mais é ver ao minuto 81 o pessoal a ir todo em bora do estádio porque já não acreditava, ao que chegámos!!!

    ResponderEliminar
  5. Um pouco off topic mas ainda assim sobre o jogo. Dizem-me que houve problemas, que houve pancada entre benfiquistas mas eunão vi nada. Alguém viu ou sabe alguma coisa disso? Ab.

    ResponderEliminar
  6. Não vimos nada. Pelo menos perto de nós não nos apercebemos de nada... Mas, já se sabe, quando os nervos estão ao rubro é normal que este tipo de coisas aconteça.

    ResponderEliminar
  7. Eu estive na lateral norte e posso confirmar que houve confusão entre adeptos do Benfica mesmo à minha frente. E ainda o jogo estava a correr bem para nós. Houve também confusão no topo norte, com intervenção da policia mas não consegui perceber o motivo. Mas também sei que houve pancadaria no lado do guimarães. Parabéns ao autor do post! Grande texto! Estamos todos de rastos...

    ResponderEliminar
  8. Grande texto! Parabens! Reflecte totalmente o meu pensamento! Viva o BENFICA!

    ResponderEliminar
  9. Realmente mau de mais para ser verdade, ainda nem acredito. já nem falo dos outros jogos mas ontem mesmo a jogar mal o jogo estava ganho e mesmo assim conseguimos perder. Quanto ao Jesus, a minha opinião desde á muito que sempre foi , renove-se com o homem, contrato de longa duração mas com valor bem mais baixo que os tais 4M€\ano falados, que não é um valor razoável para a nossa situação. Depois deste lamentável final de época, depois de bem limar arestas e definir fronteiras, renovava por um máximo 1/4 dos tais 4M€ e depois prémios por objectivos. e juizo na língua do Jesus, não pode dizer que "tomara para o ano fazer como este ano! lamentável.

    ResponderEliminar
  10. na alegria e na tristeza...cá estamos nós unidos...
    eu vou respeitar o teu pedido Cola, vou "deixar-te ficar triste um dia ou dois que isto passa"...mas terás de prometer voltar com post como estes, pois são estes textos tais como os do djeiti que fazem deste blog o sucesso que já tem...
    juntem as vossas vozes e enviem estes sms á direção do Benfica pois alguma coisa terá de ser feita...a culpa não pode morrer solteira...
    saudações e força aí, estamos todos convosco

    ResponderEliminar