quarta-feira, 3 de julho de 2013

How I Met My Benfica



Devia ter os meus 4 anos quando comecei a despertar para estas coisas do futebol… O facto de morar em Benfica, perto do Estádio da Luz e ter um pai do Benfica, ajudou a interiorizar um sentimento que foi crescendo à medida que os anos passavam.
Era o inicio da década de 80, a equipa andava com regularidade na alta roda do futebol europeu. O Eusébio já não jogava, mas jogavam outros, que para mim, viriam a ser os meus ídolos.
Mas nem sempre foi assim, antes da febre encarnada, por incrível que pareça até cheguei a ser um lagartinho. E porquê? O motivo era tão inocente quanto parvo: Adorava as pastilhas gorila de mentol porque (voilá!) tinham a cor verde. :)  E como verde é a cor do outro clube da segunda circular, era o meu clube. Mas foi sol de pouca dura…

Certa noite, jogava-se um importante jogo europeu no Estádio da Luz. Não me recordo ao certo qual era o adversário, mas sei que era importante. Não se falava de mais nada, o ambiente era incrível, da minha casa via-se o clarão provocado pelos holofotes acesos da antiga Catedral. E, para compor o ramo, o meu pai e irmão íam ao jogo!! Essa noite foi o ponto de viragem. Não, não pode ser. Eu também quero ir. Eu PRECISO de ir! Toca de fazer a mãe de todas as birras. Toca de chorar, espernear, gritar! Mas – pensei eu – isto sim é um clube a sério! Não via tamanha envolvência e entusiasmo do outro lado. Que sentido é que faz eu gostar dos outros apenas por causa de umas pastilhas?!?!? :)
Rapidamente esqueci-me do vizinho da segunda circular e mudei-me de armas e bagagens para a Catedral até aos dias de hoje. Já lá vão uns 30 anos e sem arrependimentos. Dizem que não se muda de clube, mas eu mudei. Tudo bem que ainda era demasiado pequeno para saber alguma coisa de futebol, mas aquela noite marcou o ponto de viragem na minha "carreira" de adepto e que dura até hoje!


Foi assim que conheci o meu Benfica… 

6 comentários:

  1. Anónimo3/7/13 14:53

    Eu bem sabia, que no fundo eras lagatinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui, caro anónimo, fui... Se fores leitor assíduo aqui do estaminé, depressa concluirás que o meu benfiquismo não está em causa.
      Saudações benfiquistas!

      Eliminar
  2. tal como os gatos, também tu demoraste uns tempinhos...a abrir os olhos após nasceres!
    mas quando acordaste para a vida viste o que é ser Glorioso!
    Algo sem igual!

    ResponderEliminar
  3. nao te ponhas a abichanar!!! LOLOLOL!!!
    só se for por te lavares com cuspo como os bichanos! ahahahah!!!
    bla bla bla whiskas saquetas!!! ehehe! :)
    carrega!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Porra, os maus caminhos que uma pastilha elástica pode originar! Mas estás salvo, companheiro! Bastou ter contacto com o ambiente benfiqquista! Único!

    ResponderEliminar