domingo, 29 de setembro de 2013

Isto não é uma crónica. É um desabafo.

Pronto, lá vai ele outra vez dizer mal. Epá, sim. Hoje não me apetece elogiar, ou melhor, tenho alguns elogios, mas são poucos. Muito poucos. Comecemos então por elogiar: Fejsa - continua a fazer bons jogos e a ser um elemento fundamental na ajuda à defesa. Mais posicional que Matic, mas melhor na pressão e no corte. Gosto muito da sua capacidade de passe a média distância - a bola sai sempre tensa e com velocidade e certinha para onde o colega se encontra. É um verdadeiro 6 e não há mais nada a dizer. Cardozo - Cedo percebeu que não era a noite de Lima.. e de Markovic... e então toca a sair da sua zona de acção para vir buscar jogo, pressionar, fazer passes, etc. Mereceu o golo e merecia o 2º num mergulho que por pouco não acabou com a bola dentro da baliza. Enzo - enquanto teve forças (isto é outra história) dinamizou o flanco direito e depois novamente como 8 teve sempre a raça e entrega habituais ao jogo.
O resto, bem o resto é mau demais.
Onde anda o Matic? Aquele jogador que nos encantava jogo após jogo o ano passado. Parece que perdeu o encantamento e a motivação. Desiste facilmente dos lances que não ganha. Só em alguns rasgos é que se aplica a fundo e logo com resultados positivos. Porquer não fazê-lo todo o jogo como é (era) seu timbre? Estas coisas das futuras-transferências-milionárias-que-afinal-não-se-concretizam dão cabo da cabeça de um jogador - não vejo outra explicação. O Djeiti comentou que estava de volta o Matic dos tempos em que era suplente do Javi. Pois, talvez.
Cortez - Muito se tem dito do brasileiro e ele continua a querer confirmar que as pessoas têm razão - quase sempre muito mal no posicionamento defensivo. Constantemente a ser comido nas costas. Muito mau. Mau demais. Volta Emerson. Volta Melga. Por duas vezes ofereceu a bola ao adversário de uma forma mais que infantil. Um autêntico desespero. Podem dizer "ah mas ainda fez 2 ou 3 cruzamentos perigosos"... Desculpa?? Mas agora contentamo-nos com "2 ou 3 cruzamentos perigosos"?!?
Maxi - é mais que notório que já não tem a velocidade de outras épocas, mas continua a deixar o seu flanco demasiado desprotegido. Lá vai compensado com a raça habitual, mas não chega, não chega.
E a confusão que me faz o Enzo agarrado às pernas aos 40 minutos de jogo... Desculpa?? À sexta jornada?!? O pior é que não é apenas à sexta jornada, é desde o inicio da época. O Enzo é o caso mais gritante, mas claramente que falta capacidade física à equipa para jogar o futebol pressionante que sempre a caracterizou. É preocupante, demasiado preocupante.
O Sulejmani é outro Ola John (o meu ódio de estimação) mas um pouco mais rápido e com outra cor de pele. Mas no essencial é mais do mesmo - pouca intensidade, pouca objectividade, sempre o mesmo tipo de jogada (não finta, prefere flectir para dentro ou o passe).
Apesar de parecer uma barata tonta nas substituições não atribuo culpas de maior ao JJ neste jogo. Ele não tem a culpa que os jogadores não queiram ter querido mais. Pareciam que estavam a fazer um favor à malta que foi assistir ao jogo. "Xiii está de chuva, não me apetece nada estar aqui. Mas que chatice... Ah, marcámos um golo cedo contra estes coxos? Então isto são favas contadas e o 2º e 3º golos vão aparecer caídos do céu, tal como a chuva. " - Muita falta de atitude e empenho!!! Mas qual é a vossa profissão? Ainda não perceberam?!? Mas isto agora fazem-se fretes?!?

Quanto ao Belenenses, eu fui um dos criticos do seu (anti) jogo, mas é o jogo deles. Vieram fazer o jogo que lhes permitia arrancar pontos da Luz. Perder tempo, simular faltas ("ahh estou tão mal.... vejam, vejam, estou aqui no relvado cheio de dores... aiiii... ups... a minha equipa está com dificuldades na defesa... deixa-me mas é cá levantar e ir ajudar os meus colegas, tadinhos") e ainda algo completamente inédito nunca visto até hoje - um guarda-redes que resolve tirar as botas e sentar-se no chão. Isso mesmo. Ao que nós chegámos! Pior que isso é o ábitro ir buscar as novas botas à linha lateral. Só faltava o redes dizer que não gosta da Nike e por isso quer Adidas.
Verdadeiramente incrível.

Ah, mas quando se perde ou empata parece que está tudo mal!?? Não, não é bem assim. As vitórias vão disfarçando as coisas más e dão ânimo aos adeptos, mas os problemas continuam lá e não podemos tapar o sol com uma peneira.

Mas, tal como diz o Djeiti, é a sexta jornada, dependemos de nós e agora é ganhar os jogos todos até ao fim e somos campeões.
Pois.

Sem comentários:

Enviar um comentário