segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Nem assim??!!!… Mas esteve perto!

O fim-de-semana não podia ter corrido melhor! Grande patuscada e passeata pelo Meco, muito convívio com amigos e família, muita boa disposição, e muito mimo com a minha princesa bebé a distribuir alegria.
E em dia de jogo, também a piolhita se vestiu a preceito e desejou boa sorte ao pai! A ver se finalmente temos algum alento novamente… E nem mesmo ter sido atropelado por um ciclista a alta velocidade me impediu de ir à Luz!


Foi de pé esquerdo que demos um ligeirinho pontapé na crise.

Jogando contra uma equipa que apenas tinha menos 1 ponto do que nós…nem assim as minhas expetativas estavam baixas.

Como tinha dito após o jogo com os gregos, senti como uma lufada de ar fresco aquela chuvada e os segundos 45 minutos daquela noite europeia voltei a ver finalmente alguma vontade de reagir por parte da equipa…e finalmente sentiu-se um pouco de ligação com a bancada!

E para aumentar ainda mais a minha confiança…falávamos antes do jogo do facto de finalmente o JJ ter-se apercebido e admitido que não andamos a jogar um chavelho!!! Aposto que o meteram fechado numa sala escura a ver jogos de uma equipa que por acaso vestia de vermelho… E no final o mestre da tática deve ter perguntado quem eram aqueles gajos que jogavam tão mal, que ele de certeza que os goleava!!! Deve ter caído para o lado quando lhe disseram que aquela…era a equipa dele…


Esperemos que tenha sido susto suficiente!... Mas pelo menos para este domingo a mim dizia-me que ia valer a pena ir à Luz! E foi bom ver que muita gente pensou o mesmo…pois era jogo ideal para levar os miúdos ao estádio!
Crianças por todo o lado víamos de mão dada com pais, avós, irmãos e tios!

E o Cola foi um deles, levando o sobrinho de 5 anos pela primeira vez ao Estádio da Luz!!! Devidamente equipado a rigor, com cachecol novinho em folha e casaco de homenagem ao Enzo (Ferrari)…o pequeno Rodrigo mostrava-se impaciente e enquanto estávamos na conversa com a Turma nos arredores do estádio, ele perguntava “Então vamos ficar aqui parados ou vamos entrar?!! Vamos embora seus tontos!”

Chegar cedo e ver o voo da águia algo que não acontecia há algum tempo, com a azáfama que tem sido nos dias de jogos e chegando sempre poucos minutos antes do pontapé de saída.

Instalados, fiquei quase aparvalhado quando dei conta que o onze que eu tinha sugerido para este jogo…era tal e qual aquele que o JJ escolheu para defrontar os madeirenses liderados por um dos seus arquirrivais (a quem curiosamente abraçou no final do jogo, provavelmente como agradecimento pelo apoio e elogio que o Machado lhe tinha feito em altura que seria fácil “bater no ceguinho”)! Rodrigo e Ivan no onze!


Antes do jogo tínhamos falado em 3 nomes: Matic, Cardozo e Siqueira. Um que demora em trazer a cabeça de volta à Luz, outro que tem sido a par de Enzo o mais valioso jogador da equipa, e por fim…o eterno problema da maldição do lateral esquerdo que parece não ter fim…

E aos 15 minutos de jogo, uma bela jogada junto à faixa esquerda entusiasma Siqueira a tabelar com Nico, a progredir no terreno…toca e foge para Cardozo que faz uma assistência perfeita para a entrada do lateral zuca surgir na área…na cara do keeper…é GOLOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!! GOLLLLOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!


Só que durou pouco esta alegria e quando tínhamos pela primeira vez esta época estado um jogo sem necessitar fazer substituições devido a lesões, eis que voltam à baila… E é o próprio Siqueira quem fica estendido e tem de dar o lugar ao André Almeida… Já se perdeu as contas à quantidade de lesões que temos acumulado…
Inexplicável… Bem, esperemos que não seja grave, mas está visto que sem uma pré-época decente, o Siqueira é dos que mais se habilitam a visitar o sr Dr frequentemente…

O Benfica continuava com o jogo controlado e a espreitar o golo, até porque de entre os postes…vinha segurança! Artur fez um belo jogo, correspondendo sempre muito bem às chamadas que o obrigaram a intervir, tanto em cruzamentos como a parar bolas e até em bolas paradas!

Lá na frente, não deixava de ser curioso o facto do golo ter sido criado pela ala esquerda, que menos tinha sido explorada, pois do lado contrário o Ivan era muito solicitado.

Numa bola parada marcada rapidamente, o Rodrigo surgiu com espaço na área, mas o remate de pé direito não teve o final feliz!

Não foi desta, nem da seguinte, que esteve nos pés do Cardozo! Uma grande jogada de Matic pela esquerda, chega a Maxi do outro lado, dá para Rodrigo que oferece a Cardozo…pé direito…não entra!!!!!!!!! Que grande oportunidade!

Desistam, gritava o pequeno Rodrigo!!! Desistam que é para ganharmos já rápido e não ter de ir para casa de noite…! Mas o tio lá lhe explicou que eles não iam desistir e não havia problema de irmos de noite para casa, desde que o Benfica ganhe está sempre tudo bem!

O intervalo trouxe mais homenagens e depois do karaté e hóquei em patins, e também do Nuno Gomes (a recordar o primeiro golo neste estádio que completou a década de vida) foi a vez do voleibol receber a ronda de aplausos enquanto as meninas do ginásio sacudiam as ancas no relvado.


O regresso dos balneários trouxe…o Gaitan! Com uma bomba do meio da rua a passar muito perto do alvo, parece que o entusiasmou e catapultou para meia horita de fulgor, culminado com uma recuperação de bola do Nico e Rodrigo, que o argentino aproveitou para fintar o defesa e lançar a superioridade numérica 2 para 1… No momento certo assistiu o Cardozo!!!! Olha o Takuara…é hora do ponta de lança…o redes sai a fazer a mancha…mas o paraguaio não se assusta…e tá lá dentro!!! GOLOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GOLOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Assim sabe bem melhor!!! Que diferença!!! Até houve quem comentasse (enquanto o topo sul assava castanhas) que aquele dois a zero sabia quase a goleada, tal não era a saudade de uma vantagem assim!…

Carrega o Benfica! O público (35 mil) está a saber aproveitar esta onda positiva e corresponde! O sol ia desaparecendo, mas os sorrisos das crianças não!

Ivan mostrava serviço, mas perdia-se em fintinhas…exagerou e não soltou no momento que devia.

E logo de seguida Rodrigo oferece ao puto Ivan nova oportunidade para brilhar, mas o remate do Cavaleiro (tinham trocado de posições) saiu à figura!

Mas quando parecia que íamos em busca do terceiro golo e boa exibição, a meia hora do fim…não entendi…sai Rodrigo…e entra Amorim!!... Ordem para abrandar e recuar. Mais vale um pássaro na mão… Enfim… Certo é que quase não voltámos a ver futebol e fomos deixando passar o relógio que nesse dia até tinha atrasado uma hora…

Até final, enquanto víamos o Matic a começar a relembrar alguns dos bons movimentos e intervenções do antigamente (com a diferença que nunca conseguia ficar com a bola no ressalto)…o destaque vai para a grande ovação (quase teve direito a uma volta ao estádio) para Cavaleiro, que antes de sair desperdiçou a melhor oportunidade, após um passe soberbo do Gaitan…acertou no boneco!


O minuto noventa ficou marcado ainda por uma longa série de passes entre quase toda a equipa encarnada…e um remate de pé direito do Cardozo…que deixou a sensação de golo em todos no estádio…mas faltou um danoninho assim…

Vitória. 3 pontos. Sem golos sofridos. Alguma moral. Algum futebol.

O melhor em campo foi para mim o Cardozo. A quantidade de bolas que ele jogou e fez jogar foi impressionante! Somar uma assistência e um golo… Sem palavras! Grande exibição!

Junto ao lote das boas exibições os centrais e o keeper, mas acima de tudo a equipa no global esteve toda em plano positivo.

O pequeno Rodrigo ficou maravilhado e fez o tio prometer que o trazia mais vezes! Mas das próximas o lanche tem de ser em maior quantidade, que está visto que ir à bola abre o apetite ao rapaz!!! LOL

Ah, mas não pensem que de repente somos os Máiores!! Longe disso! Isto é apenas o começo de um longo caminho a percorrer e que muito esforço teremos de fazer para não nos perdermos pelo meio…

Nem assim conseguiram acalmar as críticas nem fazer regressar o entusiasmo e esperança! E mesmo a jogar bem, notava-se tanta gente estressada na bancada a querer assobiar e a torcer por um erro fatal…
Principalmente daqueles adeptos que antes do jogo estão uns quantos minutos a falar do seu fervoroso Benfiquismo e que se os amigos alinharem, eles aceitam na hora comprar um camarote para a próxima época…mas assim que o jogo começa é só defeitos e dizer mal de tudo e todos do princípio ao fim…mas não os oiço uma única vez a puxar pela equipa nem a gritar, nem a cantar nem coisa nenhuma… Juro que me leva aos arames estas coisas…
 
Mas andou lá perto. Fosse sempre pelo menos assim a capacidade de concentração da equipa, a eficácia e intensidade de jogo…e não estaríamos a olhar para cima de pescoço torto!

No entanto…igualados agora com os lagartos continuamos mais perto dos que estão abaixo de nós (3 pontos a mais do que Gil e Estoril)…do que do topo…5 pontos!


Para a semana vamos a Coimbra, e atenção que os estudantes foram a Braga esta jornada…e passaram no teste com os 3 pontos!

1 comentário:

  1. Tarde quase, quase perfeita. Concordo contigo em relação aos adeptos que só sabem dizer mal. É certo que muitas coisas estão longe de estar bem, mas daí a estar TUDO mal, é um exagero. São os tais adeptos dos bons momentos. Quando as coisas estão menos bem só sabem criticar e apoiar tá quieto... !!!
    Carrega

    ResponderEliminar