sábado, 9 de novembro de 2013

Afinal o que é a Mística?



Não falo da revista, obviamente. Falo da famosa mística benfiquista. Aquela expressão a que muitos recorrem no momento de apelarem ao sentimento do adepto...
Afinal o que é a Mística?
Há quem diga que é algo que já não existe, que é ultrapassado, que é coisa dos tempos antigos, etc.
Muitos alegam que os jogadores de hoje em dia não possuem mística, querem é dinheiro e não sentem o peso da camisola. Tirando alguns jogadores que foram formados no clube, são raros aqueles que vêm de fora (estangeiros, sobretudo) e que sentem a chamada mística. Recordo-me de algumas excepções: Preud'homme, Luisão, Aimar, Maxi... (haverão muitos mais, por certo)
É algo que se sente quando o hino toca e colocamos os nossos cachecóis bem lá no alto? É algo que se sente quando a águia Vitória plana sobre as bancadas?

E tu, achas que a mística ainda existe? Sente-la? Em que situações? Ou, pelo contrário, sentes que é algo que se foi perdendo ao longo dos anos?
Dá a tua opinião!

4 comentários:

  1. Penso que foi no antigo programa pontape de saida que o sr.Toni dizia que mistica era ganhar,porque ninguem quer andar atras de quem perde.

    Ora o lis flop vieira farta se de perder,por isso que cada vez menos vemos enchentes nos estadios mas não é so isso, porque tambem existem outros grandes clubes europeus que não tem ganho e conseguem manter a mesma imagem pior é quando á uma descaracterização do clube,tipo como o liverpool,hoje em dia os ambientes em anfield road não são o que eram

    Dos jogos que o benfica fez em casa para a liga dos campeões,passou uma imagem muito fraca para o exterior,foi dos estadios que esteve mais vazios

    ResponderEliminar
  2. A mística é isto:
    http://vimeo.com/65047900

    ResponderEliminar
  3. Acho que hoje em dia a mistica anda muito em baixo. Não desapareceu, mas está gasta, ou quase, por ser o refúgio na hora das derrotas. Cada vez que perdemos, seja os campeonatos, contra o fcp ou eliminados de qualquer competição (nos últimos 10 anos), lá vem o orelhas falar da mistica para mandar areia para os olhos.
    A mistica sente-se quando o hino toca! Quando ganhamos! Quando recordamos pessoas com quem partilhamos vitórias e derrotas! Quando perdemos, mas os jogadores demonstraram luta e querer! Quando entramos, e entravamos, na catedral, ver aquela grandeza a respirar lá dentro! Quando vamos a qualquer lugar no mundo, e uma bandeira do Benfica aparece a esvoaçar! A mistica é isto, e muito mais, mas está a desaparecer aos poucos!

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  4. A mística. Sei muito bem o que isso é. Sei o frio na barriga que sinto quando ouço o hino do meu clube no estádio. Nessas alturas achamos que é impossível que toda a gente não sinta o mesmo. É algo profundo que toca cá dentro e que nunca desparece e não sai de moda. No meu caso, não é por uma águia que "plana nas bancadas" da Luz, é mais por um dragão que ninguém vê, mas que só nós sentimos. Chamem-nos o que quiserem, mas nós somos tão culpados como vocês no crime de amar o clube. A mística existe e existirá sempre enquanto houver futebol, independentemente de por quem torcemos...

    ResponderEliminar