sábado, 21 de dezembro de 2013

Greve no Aeroporto foi a salvação!

Enquanto borrámos a cueca no Algarve, com os mesmos adversários o rival passeava…
Mas sem pensar nos outros, temos é de dar conta do recado!

Após um dia de fartura e nervura. Tinonis, extintores, e cenas mais…já estava a ver o cenário a complicar numa sexta feira de jogo! A última…não correu nada bem.

Em tempos simpatizava com os sadinos. Tenho um colega no então que é desta margem e sempre me dizia que eram do piorio, que nos odiavam, que era tudo lagarto.
O motivo parece ter esta origem:

Mas só realmente quando fui pela primeira vez ao Bonfim é que me dei conta… Semelhanças com a ida à pedreira e dragay não é caso para tanto, mas não nos esperam nunca ali boas-vindas, sorrisos e convites para adicionar no facebook…


Comparando com o jogo no Algarve, Enzo ocupou o lugar de Cavaleiro e Oblak o de Artur. Restava no entanto a dúvida para ver se o argentino se encostava mesmo à direita num 4-4-2 tradicional (que todos sabemos não ser a cena mais produtiva de se ver), ou se fazia um tridente no miolo com a dupla sérvia, e era o Nico que em vez de fazer de extremo esquerdo se colaria atrás da dupla de pontas-de-lança Rodrigo e Lima, montando uma espécie de losango interior mas dinâmico.

 O horário trazia um dos jogos mais tardios da época…e debaixo de um frio que tem dado a esta península temperaturas de fazer inveja a uma serra.

Nico era mais um vagabundo que um extremo mas o último passe não saía nem por nada.

A defesa conseguia inventar mais perigo para a nossa baliza do que os próprios adversários. Inconstantes, trapalhões, entravam mal nos lances, chocavam uns nos outros… Garay já cocheava ao quarto de hora…e preocupava. Preocupava quase tanto como a quantidade dos passes falhados.

Logo de seguida veio o primeiro lance de aflição a sério, com uma subida à linha nas costas de Silvio, a defesa vai toda para a linha de baliza e deixa um nas costas de Maxi e outro na marca de penalty…valeu Luisao ainda dar o corpo à bala no momento certo…e levar com a bola…nos tintins!!! Ui…antes doer-te a ti do que a nós…


Acorda Benfica!
Mas para quê tanta cerimónia??? Tentavam trocar ali a bola uns pelos outros e ninguém se enchia de fé para procurar uma sorte entre espaços.

Passes a queimar no Fejsa já eram mais do que deviam…até agora safou-se no limite…mas que tal não continuarem a abusar?

Piorava o Benfica sempre que Enzo e Nico encostavam na ala, mais ainda quando trocavam de lado. O Enzo faz falta no meio.

Mas Jesus lá estava, de volta ao banco. Com tudo sob controle…claro…
O perigo deste Setúbal já se sabia que estava no seu Tacuarita. A bola não chegava lá até ver… Mas o nosso contra-ataque era inofensivo sempre que recuperávamos uma bola e se procurava sair para a frente aberta.
Não havia quem levasse a bola para a frente, pois Matic estava muito preso e deixava imenso espaço entre o meio campo e os avançados, no qual o Rodrigo se perdia.

O Fejsa abusava de faltas enquanto não via amarelo e travava tudo antes de começar. Esse é na verdade o papel dele.

Não acredito nisto!!! Como é possível não ver aquela agressão??!! O filho da mãe que andava picado com o Nico passa-lhe propositadamente por cima, pisa-o nas costas e só vê cartão amarelo?!! O amarelo é para o Cohene que fez a falta! Para esse tem de ser vermelho direto que com o jogador no chão e a bola longe dali o agride!!! Inacreditável como isto fica por sancionar aos 35 minutos de jogo!!!

O lagarto Couceiro no banco ria-se desta palhaçada que lhes dava tanto jeitinho.

Faltas a meio campo era sempre contra nós. Cantos claríssimos oferecia-lhes pontapé de baliza.

Não tardaria obviamente o cartão ao Fejsa…e a sua saída começou a ser mais previsível de acontecer. Está nos livros…


É impressão minha ou conseguimos chegar ao intervalo sem um único remate à baliza…aliás, sem um único remate sequer fora da baliza!!!
Pois parece que sim, quando fui à net para ter a certeza só via toda a gente a escrever e comentar o mesmo: 


ZERO GOLOS! ZERO REMATES! ZERO OPORTUNIDADES! ZERO FUTEBOL!

E ao intervalo lá vai ele fazer a entrada tradicional dos últimos tempos…que vá-se lá perceber porque não jogou assim de início…mas enfim…Sulejmani entra e sai…óbvio…é tão básico…o homem nem sequer pensa por ele, é mesmo o mais básico que se pode ver…pois que o Fejsa já fez o que lhe competia que era fazer faltas para segurar o poderoso Setúbal e assim que leva amarelo, sai…

Então agora que já demos 45 minutos de avanço vamos ver no que isto dá…

Ai ai Garay…mas que parvoíce é essa??!! Tas-te a habilitar…

“Devia era meter um ponta-de-lança!” alguém dizia
“Mas tem lá dois!”
“Ai tem? Onde…?”


Foi Gaitan quem se lembrou dos objetivos deste desporto e fez o frete de rematar à baliza pela primeira vez.

E o Silvio vai de tentar queimar novamente o Oblak atirando-lhe mais uma bola a queimar nos pés…

Bola para a frente, é Enzo quem enche agora mais o miolo e já tinha tentado um par de arrancadas. Deixa para Nico na direita, vai cruzar para a área…olha o Rodrigo…com a poupinha na bola…GOLOOOO!!!! Subtil desvio mete-a lá dentro e inaugura o marcador!
Ganha força a nossa bancada com este golo e finalmente começa o jogo!

Outra vez, boi?!!! O sacana que já devia ter sido expulso e só levou amarelo, agora limpou o sebo ao Sulejmani, por trás! Nas barbas do boi do apito…e voltou a perdoar a expulsão?!!! Aposto o que quiserem em como o Couceiro (novamente a rir no banco) o vai tirar já de seguida! E enquanto isso o Cohene malhava no Nico! E o 66 dos carrapaus ap+roveitava as borlas do boi e arreava no Enzo! Tudo era permitido!

O Nico é que devia ter aproveitado para aumentar a parada, mas saiu à figura a bola que tinha tudo para ser golo.

Não recua!!! Estão a deixar-se cair na cantiga dos gajos a irritar os nossos jogadores com o ámen do boi! (Russo, espero que o apanhes aí em Portalegre!)


Ai ai ai… Duas ocasiões de muito perigo seguidas…
Acorda Benfica!!! Primeiro valeu um corte de cabeça do luisão que desviou a bola do caminho do gajo que a ia empurrar…e depois o Oblak segurou o remate à figura mas que podia ter sido mesmo fatal…

PENALTY!!!! Matic apanha a bola e tenta devolver para a zona de finalização mas a bola é cortada pelo Cristo rei! Pensei que este já tinha amarelo afinal não…
Vá lá, Lima…tas em campo desde o início só para isto…acredita…GOLOOO!!!!!!!
Olha, afinal sempre meteu os pontas-de-lança ao intervalo! O outro tinha razão! J

Com o Enzo no meio é tão diferente esta equipa…como é possível encostar o gajo à faixa…e ainda por cima também na da esquerda… Que pena aquela combinação com o Lima não ter terminado com o golo do Enzo, mas o corte na hora H tirou a possibilidade do Ferrari rematar.

Um quarto de hora para o fim, vai entrar o Amorim! Com dois de vantagem…tempo de reforçar o meio campo e gerir a posse de bola. Previsível que seja Rodrigo a sair, moldando o 4-3-3. Sem surpresa, é essa a opção. Basta não inventar, tas a ver, JJ?? Qualquer um faz isso com um comando interativo... Bê A BÁ

O ritmo baixava e a ordem era manter o perigo afastado da nossa área e deixar o relógio passar.

E com 5 minutos para jogar vais tirar o Nico e meter o Marko?... Será? Olha, enganei-me, afinal não foi a 5 minutos do fim…mas sim a 2 minutos dos noventa…!

Não te esqueças é de chamar a atenção ao Maxi para não fazer faltas pois está tapado com amarelos…e já agora, com este jogo perto de estar resolvido, pensar no próximo não fazia mal a ninguém.


Até final registo apenas para uma boa jogada do Sulejmani (tem sido decisivo para a equipa o aparecimento deste sérvio) que evitou cair na área e tentou assistir o colega, mas a bola ficou pelo caminho.

Final feliz. Sem jogar uma beata lá conseguiram uma vitória aparentemente descansada. Eficácia nas quase inexistentes oportunidades e remates contrariaram um amargo de boca.

Valeu a greve nos Aeroportos que atrasaram os voos e por isso ainda deu tempo de ao intervalo lá se terem lembrado de chamar a malta que já estava toda nos respetivos voos a caminho da terrinha para passar o Natal e lhes lembraram que afinal ainda tinham de jogar meia horita para cumprir calendário… Ainda foi a tempo de salvar a consoada!

Hora de ir para casa que já se faz tarde e tenho a bebé à espera e bem merece que lhe retribua todos os sorrisos maravilhosos que nos dá!


Vejam lá se não voltam das festividades com um cheiro a fritos que não se aguenta…e os calcanhares a doer de peso acrescido… :)

1 comentário:

  1. Até parece que nunca foram roubados pelo Zbordem. Quanto ao FQP há muito que os sadinos lhes abrem as pernas. Desculpando a figura de estilo, desejo a segunda divisão ou extinção para quem nos odeia sem sentido!

    ResponderEliminar