Motivos profissionais levam-me a escrever a crónica do jogo de ontem apenas agora. Por isso mesmo, não me vou alongar muito. Não vou comentar lance a lance mas quero dar a minha visão do jogo. Uma visão do topo sul.
A vitória sobre o clube da fruta (ajudada por uma outra a meio da semana - mas não tão importante) dava uma confiança que à partida tranquilizava equipa e adeptos. Gostava de ter visto essa confiança traduzida em mais adeptos na bancada - "apenas" 34 mil! Digo apenas porque a equipa merecia mais. Domingo à tarde sem chuva, estavam reunidas as condições para mais de 40 mil nas bancadas. Mas, só faz falta que lá está! E nós, no topo sul, estamos lá sempre. Faça chuva ou faça sol.
A primeira parte resume-se a meia dúzia de lances (entre os quais os golos):
18' - Jogada de Gaítan com o defesa do Marítimo a cortar a bola para os pés de Rodrigo que com grande confiança atira de pé esquerdo um remate colocadíssimo entre o redes e o poste! 1-0!
25' - Defesa apertada de Oblak a cabeçeamento de Nuno Rocha! Deu-nos a impressão que a bola iria fora (por cima da barra) mas na TV era mesmo capaz de ir á barra ou entrar! O Oblak fez bem em meter para canto! Risco = 0!
35' - Golo de Rodrigo (sim, em fora de jogo). João Diogo falha o passe, e Rodrigo ligeiramente adiantado (se não tivesse, julgo que o lance dava no mesmo) aproveita e corre isolado para a baliza para fazer o 2-0 de pé direito!
43' - Choque nas alturas entre o capitão Luisão e Nuno Rocha. O jogador do Marítimo fica no chão a pedir assistência ao passo que o Girafa corre para o banco para lhe verificarem o sobrolho que sangrava abundantemente!
(ver foto do sobrolho do capitão já com os respectivos pontos - http://maiordeportugal.blogspot.pt/2014/01/os-3-melhores-em-grandes-fotos.html)
A segunda parte não foi tão dominante por parte do Benfica, mas o Marítimo acabou por não causar grandes jogadas de perigo sobretudo por causa de um jogador. Para mim, o melhor em campo - Luisão! O Girafa estava em todas! Cortes, antecipações, etc. Não passava ninguém. Verdadeiramente impressionante. É certo que o capitão não é um jogador que comprometa, jogando quase sempre certinho e de forma regular. No entanto, ontem, foi um verdadeiro todo-o-terreno!
Por este motivo é que considero que o Marítimo só não causou mais perigo precisamente por causa do nosso capitão. Foi mais dificil do que parece! E o facto de não termos marcado nenhum golo (as ocasiões de golo escassearam) quer dizer isso mesmo.
Fica na retina o cabeceamento do Enzo (está menos exuberante e menos visivel em campo, mas a sua importância continua a ser extrema!) com defesa apertada para canto por parte de José Sá!
E, para mim, a defesa da noite é de Oblak. Grande remate de Héldon e com a ponta dos dedos o Esloveno toca para o poste. Esta entrava! Que grandes reflexos!
E o que dizer do penalti não assinalado sobre o Markovic? Que rídiculo, pá! A exibição do amarelo ao sérvio só se compreende com o facto do árbitro estar a defender-se do facto de não ter marcado penalti, por que de outro modo, teria de marcar! Enfim...
Melhores em campo: Luisão, Rodrigo e Oblak. Destaco novamente Enzo pela sua importância - está um jogador meio invisível mas continua a ser fundamental.
O Maxi está a voltar aos poucos aos bons velhos tempos. Não passa nada e ainda ajuda (muito) no ataque! Siqueira não é um Coentrão mas cumpre - apesar de acharmos (nós, na bancada) que muitas vezes vai à queima! (não é a das fitas, calma) :p
A ausência de Matic foi bem suplantada por uma exibição segura e personalisada do Fejsa! Não comprometeu e mostrou raça! Claro que não é o mesmo que Matic (esse, como diz o JJ, é só um)
Tanto Cavaleiro e Gomes poderiam ter entrado mais cedo - o jogo estava controlado e era a partida ideal para lhes dar minutos (sobretudo ao Gomes) - mas já se sabe que o JJ tem as suas manias...
Vitória importante e justa! Liderança do campeonato reconquistada - estamos em 1º, o lugar que nos pertence SEMPRE!
Carrega!
Sem comentários:
Enviar um comentário