domingo, 20 de julho de 2014

Cara nova a estrear!

Foi uma correria. Cachada hard core, mergulho rápido…e game on!

Um onze…completamente estranho. Poucos deviam reconhecer a grande maioria dos que corriam em campo.

Artur Moraes, Luís Felipe, Jardel, César, Benito, João Teixeira, Candeias, Talisca, Ola John, Derley e Jara.

Sinceramente este é o tipo de onze de quem só está ainda a ver quem fica e quem vai e não de quem está a testar tática e definir onze base. Claramente, o primeiro jogo da pré época. E foi.

Amorim e Almeida ainda de férias (não era já tempo de estarem de volta??!), tal como Maxi (que também já podia estar na hora de voltar). Enzo de férias merecidas. Luisão, Sulejmani, Fejsa, Pizzi e Lisandro lesionados.
Djavan (por lesão segundo constou), Steven Vitória, Nelson Oliveira (Zenit?), Victor Andrade (foi para os bês), Farina (este que diziam que era o sucessor do Enzo), Ivan Cavaleiro…não entraram para as contas. Serão opção para Domingo ou alguns já estão descartados?

Os primeiros dez minutos foram de bola na defesa, mas também de saídas para o ataque principalmente pelo flanco esquerdo, onde Ola John procurou mostrar outra atitude que aquela que por cá tinha deixado, com boas fintas, mas na hora decisiva ou voltava para trás quando já tinha deixado o adversário para trás, ou então os passes não tinham o destino mais mortal.

As bolas paradas eram batidas pelo pé esquerdo que faz tudo…Talisca…que atirou as primeiras três sempre contra o primeiro defesa que aparecia na frente.

Na defesa, a presença de César notava-se pelo poderio físico e pelas tentativas de sair a jogar à David Luiz.

Aquele Luis Filipe não me inspirava grande confiança pois parecia um gordo baixinho com pouca velocidade. Era um misto de Bruno César, com Tevez e Thomas num só…

No meio campo é que está claramente a grande preocupação.
O jovem João Teixeira foi o escolhido para o lugar que não tem dono. E para a posição de motor da equipa (nº8), onde rezamos a cada dia que passa ainda ter a esperança de não ver partir Enzo Perez…foi Talisca quem ocupou aquela zona crítica, onde pulmão e capacidade de choque é algo que urge trabalhar e não chega passes longos e aparecer na área, obrigando a recuperar bolas e correr muito algo que faltou.

Foi pela esquerda que subiu muito bem o lateral Benito apoiado pelo jogador em maior enfoque nesta primeira parte, Ola John, e cruzou direitinho à cabeça de Talisca (é alto este rapaz) que começou a jogada e cabeceou para o golo! Aí está o primeiro da temporada 2014/15!!!

O segundo quase chegou pelos pés de Derley mas foi tirado em cima da linha de baliza.
E novamente Derley numa grande jogada em que finta 2 defesas entra na área e em vez de disparar para o golo, optou por oferecer ao Jara…e o lance perdeu-se.


Confrontos físicos nos arredores do estádio? Espero que não tenha havido nada de especial apesar de algumas confusões que já se sabe. Mas no relvado já ao intervalo se cruzavam rivais, com azuis e ranhosos que iriam jogar ali mais tarde já a espreitarem os possíveis adversários. (e ainda estar este jogo a decorrer e já haver adeptos dos que iam jogar a seguir nas bancadas…e meterem-se a jeito para dar confusão…)

Ao intervalo, já Derley tinha dado um bigode ao Rodrigo, já Benito tinha feito de Siqueira um tosco, e já Ola John tinha feito da venda de Markovic uma galhofada…e César só não valia já 30 milhões porque o Garay só foi por 6 (isso e porque na verdade estava a jogar no lugar de Luisão e não de Garay).

Na segunda parte, entraram…nomes da casa. Cardozo (este é que poderia ser um dos principais reforços para esta época) e Lima. Nico e Salvio. Cancelo também chamado ao relvado. Mais tarde refrescou-se também o meio campo, com Talisca e Teixeira a darem o lugar a Ruben Pinto e Bernardo Silva (e porque não estar na “prata da casa” a solução).

Estes segundos 45 minutos foram diferentes. Apenas uma oportunidade de golo (passe de Nico a lançar Cardozo que se atrapalhou) mas um controlo de jogo total, trocando bem a bola e sem dar possibilidade do Estoril construir jogadas e tentar reagir.

Não me deixei empolgar por tão pouco. E Talisca (ou patanisca como já o Ontem o batizou) não foi tão espetacular quanto o pintaram…um Sabry brasileiro a moldar e que o vejo longe de ser titular.
Toca a trabalhar malta. Muito há a fazer. Ninguém (ou quase) está seguro no plantel quanto mais no onze.
Vitória conseguida no primeiro teste. Este domingo há final para disputar.

E as finais…são para manter o hábito…de ganhar!

PS - Ainda sonho que se consiga segurar o Enzo...peça fundamental! Até pagava quota extraordinária.

Sem comentários:

Enviar um comentário