segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sem Honra nem Glória? Querias...

Como aperitivo estávamos já preparados para o desempate por grandes penalidades na decisão do 3º e 4º lugar desta Taça de Honra de Lisboa…quando o Estoril faz o golo já nos descontos.

E não deixa de ser curioso que a final também se tenha decidido pelo sopro dos penalties…que não foram assinalados.

Titulares…relativamente ao jogo com o Estoril, mudaram 3 na frente. Cardozo, Lima e Gaitan ocuparam os lugares de Derley, Jara e Candeias.

Também curioso ser Nico o capitão…um adeus ou incentivo a ficar?


O primeiro keeper a ter trabalho foi Artur, a esticar-se para uma boa defesa a remate de fora da área. Na sequência do canto, inacreditável como César estava completamente desconcentrado e deixou Montero sozinho, felizmente sem jeito para cabecear.

E por um par de vezes as costas do anão inchado foram uma via rápida para o marreco Capel. Com aquele nome, com aquele porte físico, sendo um jogador que foi caro atendendo a que daqui a um par de meses podia vir a sem custos, terá muito que se esforçar e não dar estas abébias se não quer tornar-se na fácil “ovelha negra” e bode expiatório nesta época.

No ataque encarnado, as despesas de construção iam sempre parar aos pés de Gaitan.
Mas a meio da primeira parte, o meu receio e que alertei na análise ao jogo com o Estoril mantinha-se, é que o Talisca não se via em campo. Naquela posição fundamental é preciso maior fulgor e disponibilidade. É preciso pulmão, entrega, pressão, recuperação de bolas e abrir linhas de passe. Daí que JJ tenha chamado assim que teve oportunidade, o Teixeira (a fazer um bom jogo) e o Talisca para dar indicações e corrigir posicionamentos.

À meia hora de jogo, já não bastava um par de faltas inventadas para os tristes lags, há uma falta claríssima sobre o Gaitan dentro da área! Grande penalidade que o boi do apito finge não ver!!! Já começa a palhaçada do costume! Tadinho do calimero.

As bolas paradas eram todas da responsabilidade de Talisca, mas sinceramente não vi ali grande habilidade para que fosse todas daquele pé esquerdo, ainda por cima o homem tem 1 metro e 90!!! E já mostrou que sabe usar a altura para cabecear, por isso parece-me que é bem mais útil na área nestes lances…

Apesar de até atacarmos, remates à baliza nem vê-los. E nos últimos 5 minutos, primeiro foi o poste que evitou o golo, depois há uma queda de Lima na área, derrubado em falta (mais um penalty por assinalar) em que fica tudo parado e no contra ataque, Carrilo deixa para trás Benito, Teixeira escorrega e por fim é Artur que deixa a bola escapar para o fundo da rede num desvio à queima-roupa de Martins.

Nesta altura, já o Talisca valia tanto como o Emerson está a ser vendido no OLX. Já o Benito era um Peixoto com mais peito que a Diana Chaves. O Cardozo mais valia ser oferecido aos lags e paguem o que for preciso para trazer um guarda-redes de jeito.
 (foto G.Cabral)

Sim, era só um jogo particular, mas era um dos 2 jogos particulares que não me passava pela cabeça que não dessem tudo o que fosse preciso para vencer. Este e o da Eusébio Cup. Estava tão enervado já que mudei de canal por uns minutos e fiquei a ver o Brasileirão, onde deu para rever o Filipe Menezes e pensar mesmo como é possível ter vestido o manto sagrado…e fiquei a pensar quantos dos que este ano ali chegaram um dia estarão na mesma situação e com o mesmo rótulo.

Para a segunda parte entrou Derley.
Com o Okunowo a dar milhas na direita, cruzamento para a área sobra para a zona de tiro e valeu boa defesa de Artur. Na saída para o ataque mais uma falta que o boi deixa passar sobre Lima!

A meia hora do fim, o Patanisca continuava a bater as bolas paradas de forma que não compreendo, ainda por cima estando o Nico em campo. O Teixeira perdia fulgor porque tinha o trabalho todo sozinho. E o melhor era Benito!

Cancelo, Derley e Candeias traziam mais velocidade, mas enquanto não entrasse alguém para o lugar de Talisca e Ola, não havia condições. Infelizmente o Patanisca ficou lá a arrastar-se até final e para compensar ainda tivemos o Jara em campo.

Quanto mais o jogo avançava, mais parecia que estava a ver um jogo dos distritais. EspeciaTalisca em bolas paradas…oi?

Talisca pode ser craque mas está longe de me convencer naquela posição (e não venham cá dizer que isso é agora que não correu mal, pois eu disse-o no jogo anterior e alertei para a euforia sem sentido que já corria por ali tão cedo). Jara não entendo o que está ali a fazer. Ola John terá nova oportunidade porque ainda tentou estes jogos. Candeias tem de se esforçar mais. Benito é bom reforço. Derley tem o que é preciso para poder lutar pelo seu lugar. Relativamente a César, a minha interrogação mantém-se, é que estes jogos esteve a fazer a posição de Luisão e não a de Garay…
Cardozo continua a não ser reforço. E voltámos a não ver Nélson Oliveira.

Foram dois jogos apenas para fazer triagem como disse na crónica da vitória sobre o Estoril e para dar rodagem. Onze muito longe de ter sequer um dono.
O Benfica tinha 18 e os lags 12 troféus destes…agora a diferença é de 5.

Não estivemos à altura novamente de um Torneio com nome de segunda divisão (chamava-se Divisão de Honra até há bem pouco tempo) e quisemos dar alegria aos lags…mas eu dispensava o cócó que vai cheirar na praia amanhã…

Sem Honra nem Glória? Não foi bem assim. Nem estiveram melhor, nem nós tão mal. Vejam que enquanto nós jogámos com 2 titulares da época passada, eles não entraram em campo com nenhum reforço. É tudo equipa feita. Jogámos de início com 3 prováveis titulares desta época e depois entrou mais um…eles, apenas não jogaram com 1 ou 2 dos prováveis titulares. E mesmo assim, levaram (e lavaram) a honra, mas estiveram longe de nos chegar à Glória!

Ah e tal, o ano passado também demos esta aos lags e depois varremos tudo o que interessava quando foi mesmo a valer...

E na verdade…tenho quase a certeza que o Benfica quis perder de propósito.
Tudo ao marquês.


PS – Se o Enzo ficar, temos condições de ser campeões. Caso contrário, é tempo do JJ mostrar que afinal merece o salário que leva para casa. E de alguém se mexer para ir buscar o meio campo a algum lado!

2 comentários:

  1. Que tal ir buscar o meio-campo que está de férias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sem dúvida...mas se o enzo bazar, não chegam esses.
      quero acreditar que fica.

      Eliminar