quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Postura. Profissionalismo.

Gostei da entrevista. Principalmente da postura e profissionalismo que o Helder Conduto mostrou, batendo nas teclas que precisava de bater, insistindo quando as respostas não eram suficientes para ele.
Abordar temas quentes, temas de polémica, temas de capas de jornais e que os adeptos lêem e comentam. Insistir na questão financeira. Comentar os jogadores que são contratados e depois nem jogam. E até foi buscar as declarações de Cavaleiro!
As respostas, umas em melhor plano que outras que não ficaram totalmente por explicar, mas a verdade é que todas ou quase todas foram levantadas.

BES, foi o assunto principal. Benfica bom pagador. Notícia do Expresso falsa. Cumprimento dos compromissos. Credibilidade financeira. Reunião com o Novo Banco por realizar.
Política de apertar o cinto, isso é um facto. Em salários e em investimento (na época passada o sonho da champions e compensar a desilusão do ano passado foram a aposta “de risco” de investir mais). Os especialistas e conhecedores que falem “da verdade”.

Marko e Oblak impossível de segurar. Cláusulas batidas.
Siqueira demasiado incomportável, valor e principalmente ordenado.
Rodrigo e André Gomes vendidos por valores que dificilmente alguém diria que valiam na altura. Para além de que Rodrigo poderá valer até mais 10M por objetivos, e A.Gomes ainda renderá 25% de futura venda.

Danilo nunca será alvo do Benfica depois de ter optado por não renovar e sair do clube para o estrangeiro após o Mundial sub20.

Enzo e Gaitan…só saem pela cláusula de rescisão! Oficialmente não chegaram quaisquer propostas por ambos. Não está o Benfica atualmente a procurar substitutos. A ver vamos…oxalá assim seja. Mas pelo menos o Nico seguramente não irá sair, parece-me.

A tentativa de desestabilização das notícias sobre Luisão não passam disso mesmo e o capitão deverá acabar a carreira de águia ao peito.

Relação de LFV e JJ. Continua normal. Treinador é aposta do Presidente para o futuro. A continuação só depende do próprio treinador. Sem mais aumentos. Com as mesmas condições.

Reforços. Chegarão até dia 31 os jogadores que faltam para 2 posições claras.

Oblak já foi oferecido novamente ao Benfica por parte de um empresário, mas um jogador que foge duas vezes nunca poderá ter a porta aberta.
Karnesis é alvo para a baliza. Está em negociações. O outro alvo confirma-se que era o alemão Karius e que não se conseguiu contratar.

Djavan não foi bem explicado. Foi porque precisavam de jogador português…?
Candeias tem concorrência muito forte…também não ficou muito claro.

Silvio ainda não é certo.
Nélson e Pizzi ficam no plantel.

Garay. Tinha de ser vendido passado 1 ano. Daí a cláusula tão baixa de 20 milhões. Só em Janeiro chegou proposta de 15Milhões, mas para o segurar prometeu-se deixá-lo sair no final do ano. 48h antes do início do Mundial tinha de ser tudo acertado. Não houve “passar a perna” ao Real. Passou a “culpa” para o jogador pela vontade que tinha de sair e passado 6 meses podia sair a custo zero e ainda tínhamos de suportar mais um ano de salário tão alto. Não fiquei convencido…demasiados “acordos de cavalheiros”…

Markovic tinha cláusula de preferência para o Chelsea. O porquê de ser apenas 25Milhões de euros a cláusula…não foi convincente, mas tudo ok.

Cardozo. Elogiado pelo presidente. Recebeu uma grande proposta para fechar a carreira em grande inanceiramente. Conflitos antigos e condição física levam a que tenha sido um bom negócio e era mesmo a altura de sair. Ficou por perguntar se haverá uma homenagem ou despedida mais condigna. Amigável entre Benfica-Trabzonspor?

Os putos. E Peter Lim. Foram emprestados. Tal como Rui Costa foi ao Fafe…
Então e o Benfica made in Benfica? Havemos de lá chegar…diz o presidente…porque o investimento em jogadores/reforços irá diminuindo precisamente porque a formação no Seixal estará no futuro mais preparada. Os jogadores que vêm da formação pensam que é só chegar “lá acima” e jogar…ok, mas e os que têm a mesma idade e vêm do Brasil para jogar não é o mesmo? (foi a pergunta que ficou por fazer)
Saíram por que não tinham espaço na equipa principal (treinador decide…) e seria melhor progredirem noutro clube. Não ficou claro sobre as cláusulas e opções de compra, mas dá a sensação que têm opção de compra precisamente pelas cláusulas de rescisão e sem valor definido.

Objetivos. Mantêm-se. O lamento da final da Liga Europa roubada. A Champions só mesmo sonhando olhando para os valores atuais dos plantéis dos tubarões, mas não deixa de sonhar e prefere chegar aos quartos-final da Champions do que ir a nova final da LE.

Eleições da Liga. Solução só chegará após entendimento entre Benfica e rivais.

Modalidades, teve pouco tempo de antena. Apenas se falou que continuará a ser aposta e igualmente no projeto Olímpico.

Btv…bla bla bla…nada de especial.

Sócios…são precisos mais. Aqui parecia o presidente dos lags que deu uma entrevista também a pedir dinheiro aos adeptos para se filiarem…e aproveitou a deixa para dizer que está preparado para os ataques e que não faz sentido faixas insultuosas pois a memória é curta e estão a ser apenas emocionais e não tão racionais…nos maus momentos é que a união é mais precisa…e há obra feita…


PS – A Mística devemos atualmente ao presidente LFV. Calma, certamente referia-se à revista…

2 comentários:

  1. Há 14 anos que idade tinhas, puto?
    É que no teu caso não me parece memória curta, é somente não teres memória daquilo a que não assististe.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Por acaso é precisamente o contrário a forma como vejo essa questão da “memória”.
    Há 14 anos tinha eu 20.
    E se há fase da vida em que sofremos/sentimos e estamos expostos a influências do mundo exterior é precisamente a altura do secundário e faculdade…entre os 16 e 23 mais ou menos.
    E foi exatamente nessa altura em que o Benfica passou o seu calvário…o seu período mais negro…em que víamos os outros sempre a ganhar e nós a ter de conviver com o caos e equipas deprimentes…
    Por isso é precisamente a “minha geração” quem mais sabe e se lembra dessa altura. Pois deixa marca. E poderia deixar mais ainda, pois foi nessa altura que o Benfica poderia ter perdido uma valente quantidade de adeptos…e os que “sobreviveram” e aqui andam a dar tudo pelo clube e marcar presença, são os que na altura mais sofreram com esse calvário.
    Antigamente, tal como agora, o difícil era escolher qual o nome do jogador favorito e do qual queriam a camisola, e o qual queriam imitar nos joguitos nos intervalos das aulas…mas na minha geração, desde o dream team de 94, que tínhamos à “disposição” nomes de jogadores que ninguém queria ter de ser e que até dá vergonha de dizer que vestiram a nossa camisola, pois nem todos podiam ser o mesmo que todos queriam.
    Daí que se há quem se lembre bem do que isso foi…posso dizer que sei bem e nunca esquecerei. Se há coisa que não posso deixar…é que a próxima geração tenha de passar pelo mesmo.

    ResponderEliminar