segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Onda de azar…a terminar?

Desde a eliminação das competições europeias que tem sido um rol de sucessivos azares. Mas espero que este final de domingo tenha sido um virar do rumo dos acontecimentos.

Constantes idas ao hospital em tão curto espaço de tempo têm trazido o caos cá a casa e impediram-me de ir a Coimbra pois não havia mesmo condições para deixar as princesas cá em casa naquele estado de K.O. total.


Com os resultados desportivos de volta ao normal, dava tudo para que principalmente esta tenha sido a última noite sem dormir e em que a febre viral que nos tem rebentado todos se resolva a abandonar a casa, estilo persona non grata no big brother.

Jogo a iniciar com um domínio completo do Benfica principalmente seguro a meio campo, com Samaris e Enzo a ganharem sempre as segundas bolas.
E num estilo de jogo atacante muito móvel, sem referência fixa na frente, as marcações dos defesas da Académica ficaram baralhadas quando foi Nico a movimentar-se de foram exemplar nas costas dos centrais, para dominar com nota artística um passe fantástico de Enzo, contornar o keeper…e GOLOOOOO!!!!!!!!!!!! Pé esquerdo, pé esquerdo, joelho esquerdo…pé esquerdo…tá lá dentro!!!

Antes, já Luisao tinha deixado passar uma bola que foi direta à sua cabeça e podia ter feito o primeiro da partida, mas não acreditou que a bola passasse por toda a gente.

Aos 17 minutos num dos lances de bola parada que pingaram para a nossa área, o Julio é carregado em falta…mas se o contacto era claramente inevitável, aquele cotovelo do jogador da casa a castigar as costelas do nosso keeper, já não me pareceu tanto casual.

O Benfica tinha baixado o ritmo e perdido a posse de bola nestes minutos, mas foi em contra-ataque que voltámos a estar perto de marcar!!! Nico novamente em velocidade, sem apoio opta por disparar…ao lado!!

E na jogada seguinte, uma boa recuperação de bola do A.Almeida dá para Nico que num grande trabalho assiste Jonas…cabeceamento…à barra!!!!


Insiste o Benfica…novamente Nico…combina com Samaris, controla na área…remata…ao lado!!!! Deu mesmo sensação de golo…duas grandes oportunidades seguidas…!

Que susto, Julio…armado em Artur, equivoca-se com a bola que ia chutar para a frente, deixa-a fugir por baixo das pernas e por pouco o avançado que pressionava não conseguia tirar proveito.
Íamos a meio da primeira parte, e parece que o desânimo dos golos falhados e este susto tiraram o gás com que a equipa entrou no jogo…e até ao intervalo…nada mais se passou….oh…espera…olha…queres ver que…quase de fora da área!!!???!! Livre batido por Nico a castigar falta…sobre ele próprio…e na qual o boi se esqueceu de mostrar o amarelo…Luisão era quase o único jogador nosso na zona para onde foi a bola e por entre uma data de defesas…e do keeper que saiu da baliza à maluca…Luisão cabeceia como tinha feito frente ao lagaricardo…e a bola vai para a baliza deserta…GOLOO!!!
Na repetição dá para ver que Luisão estava adiantado no momento em que o livre é batido.

Nico era o jogador em maior destaque, até mesmo a defender com 3 ou 4 intervenções importantes a recuperar bolas.
Talisca não contribuía muito para a posse de bola, e o numero de passes errados ou perdas de bola mais valia não os contar para não nos preocupar. É que mesmo com alguns elementos abaixo da média, o Benfica ia para o descanso com uma vantagem mais do que justa.

O recomeço foi dividido, com Nico a cruzar de trivela, mas nem Talisca nem Jonas acertam em cheio na bola. Na resposta, cruzamento da esquerda do ataque dos estudantes…vai direto ao único que colega que se movimentou para a receber, mas não foi bem acompanhado pelos defesas encarnados, só que o remate sai muito torto.


Bem mais perto esteve Jonas, num remate de longe que o keeper da casa soqueia mal e quase acaba no fundo das redes.

A meia hora do fim, Ola John é chamado para o lugar de Talisca, numa altura em que a Académica começava a arriscar mais e Nico muda-se mais para o centro.

Inacreditável como o boi perdoa pela segunda vez um amarelo ao nº3 da Académica por novamente placar um jogador nosso em contra-ataque perigoso…mas logo de seguida em falta muito menos perigosa, mostra logo cartão ao Maxi.

Toca a acordar, pessoal!!! Estão-se a chegar muito atrás e fazer muitas faltas!!! Toca a circular a bola!!!

Estamos a ir na cantiga que eles querem…mais faltas inventadas no nosso meio campo defensivo e mais cartões para os nossos jogadores!!! Agora é Jardel que é castigado por o avançado da casa simular que o atingiu na cara!!!
Mexe JJ, com entrada de Derley para o lugar de Jonas, procurando assim ter um jogador que pressione e fixe mais os defesas da Briosa e segure a bola para as subidas dos companheiros.

Fura Salvio por entre pernas e dá para Nico rematar…à figura.

Como é que se falha isso??!!! A um quarto de hora do fim, aquela bola tem de matar o jogo!!! Um ponta-de-lança não pode falhar um golo tão simples! Nico conduz e abre para Ola…que mete a bola na zona do matador…sem oposição empurra…para as mãos do keeper… Não se pode falhar uma coisa destas!!!

E depois é Samaris que volta a cometer uma falta estúpida!!! Mas que timing de entrada à bola tão mau…opa, começou o jogo bem e agora caiu em erros sucessivos?!

Dez minutos para o fim e o verniz estalou nas bancadas…malta no tartan…e o jogo…parou.
Nesse período de tempo…JJ dedica-o inteiramente ao grego!!! Que grande aperto e lição que ele ali levou a corrigir erros e posicionamentos.

Recomeço, com zémário a fazer nova falta que lhe podia ter valido cartão… 7 minutos de desconto. JJ, refresca para terminar com a bola nos pés.

Salvio dá para Enzo que simula e isola Derley…demora a controlar o esférico e quando remata já tem o defesa a desviar para canto! Bolas, novamente a falhar naquilo que o ponta de lança tem de ser mortífero!

Os minutos finais enquanto Cristante aguardava pela entrada, Marinho tem uma entrada fora de tempo e acerta em cheio no Samaris, indo para a rua…e esta demora levou a que fosse Lima o escolhido para entrar mas nem chegou a tocar na bola.

A vitória já não fugiu! 3 pontos conseguidos com mérito! Mas bem que podiam ter sido mais sem alguns desperdícios.
Souberam reagir ao desgosto europeu, com uma vitória que não podia fugir...mas que não apaga naturalmente a eliminação de meio da semana. O #34 ainda está longe!

Destaques, uma entrada no jogo como a que vimos na Taça; um Nico em grande nível; e até que enfim vimos um golo dos nossos centrais.

“Nós só queremos Benfica Campeão!!!”
Mas já agora não me levem o Jamor e a da cerveja...
Pelo meio, o agradável anúncio de que vem aí mais um(a) priminho(a) Benfiquista a caminho no próximo ano e que deve chegar por alturas do #34… Já só falta mesmo as princesas ficarem recuperadas e eu me aguentar até lá! Deixa mas é de ser supersticioso! ;)


Teremos uma semana para organizar e concentrar o balneário nas atenções e objetivos que não nos podem fugir! Sábado, lá estaremos.

1 comentário:

  1. Focus tem obviamente que ser o campeonato! A equipa no campeonato tem jogado o suficiente para ganhar... e isto tem dado mas não chega. Ontem foi uma boa exibição pelo menos para percebermos sabiam que tinham que jogar o tal dobro!
    Agora... dizia-o há uns tempos que se chegássemos a Janeiro em primeiro seriamos certamente campeões. É verdade que Enzo deve sair... temos o regresso de Sílvio e de Fejsa, e restantes jogadores já tiveram o tempo necessário de adaptação - nomeadamente, Talisca, Samaris e Pizzi. Cristante continuo a achar que é um miúdo e que por isso tem tempo... mas obviamente podia ter mais minutos nas pernas. Gostava muito que nesta 2a metade da época vissemos Gonçalo Guedes a fazer os últimos 15 min de jogo quando tivessemos em vantagem larga ou mesmo jogar uma primeira parte. Mas obviamente sem jogos europeus as rotatividades vão ser menores...
    Concentração no bicampeonato!!! É fundamental!
    LF

    ResponderEliminar