segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Pela margem mínima!!!

Pelo estádio, bem composto com 40 mil nas bancadas, vimos Telma Monteiro e Valter Neves. E curioso foi o facto dos rapazes da margem sul terem levado muito mais malta a apoiar no estádio na passada 4ª feira do que neste jogo do campeonato.

Era um jogo bem diferente. E a verdade é que até sentia que seria mais fácil de vencer este do que a meia-final da Taça da Liga, dado que entravamos com jogadores teoricamente mais credenciados frente a um adversário teoricamente mais desgastado e consequentemente mais desfalcado devido ao jogo de 4ª feira.


Mas no final é que se fazem as contas…e foi pela margem mínima que batemos os sadinos…isto porque os lances duvidosos tiraram o sabor com que habitualmente se festejam os golos do Benfica.

Logo em direto e ao vivo no estádio, fiquei com a nítida sensação de ser grande penalidade…e isso deixou-me irritado, pois não gosto de ter lances que nos beneficiem e quero é que o Benfica ganhe sem dar hipóteses de bléubléu aos cães que passam, pois isso tira todo o interesse ao futebol e apenas dá motivo é para audiências aos programas de gente acéfala a falar na tv. Em lance corrido não tive dúvida de que o Jardel derruba em falta o avançado do Setúbal, dentro da área. Era grande penalidade…algo que nas repetições pela televisão já não me deu tanta certeza…e principalmente, porque há um fator decisivo nesta jogada…tão só o facto do avançado sadino estar…em posição irregular quando se faz ao lance e obriga o Jardel a correr à bola e errar. Daí que o lance teria de ser anulado logo à partida, não existindo lugar à marcação de grande penalidade…só que…isso foi depois de ver as imagens… No estádio, repito, para mim, ficou ali um erro que nos beneficiaria…e isso não me agrada! Felizmente houve irregularidade antes que invalida esse erro.

Por isso o primeiro golo, mal foi festejado…coisa rara, um canto batido por Pizzi (que nem parecia o mesmo que tinha marcado os cantos todos disparatados na 4ª feira passada) para a cabeça de Jardel a meter a bola no poste e acabar no fundo das redes! Golo. Era o empate “virtual” para os caracolinhos desta vida.

E o Jardel teve o seu terceiro momento do jogo, quando quase marca um auto-golo após o avançado dos carrrrapaus frrritos se arma em Maradona e tenta marcar com a mão! Dado que o boi do apito nada viu, valeu Artur.

O Benfica atacava pelas alas com muitos cruzamentos mas poucos remates, mas sempre a rondar a baliza do Batista…e o segundo golo esteve perto por duas vezes, primeiro o Salvio desmarca-se e tenta o chapéu de cabeça, mas por cima…e depois foi Jonas que não consegue empurrar para o fundo da baliza um cruzamento de Eliseu, a bola ainda sobra para Maxi que dispara mas acerta no defesa que estava sobre a linha de golo.

O golo acabou por acontecer num passe de Jonas que desmarcou o “Alan Jonas”…e o holandês com tempo para tudo ofereceu a Lima a oportunidade para fazer o golo. Também aqui, um golo agridoce, pois também no estádio nos pareceu (mas aqui estamos bem mais longe para avaliar) que o Ola coloca a mão sobre o adversário, que, mesmo sendo um encosto normal e sem intensidade, à velocidade que é feita, penso que deveria ser considerada falta sobre o defesa. É com o braço e não com o ombro.

Honestamente, não tenho grandes dúvidas de que o Benfica venceria o jogo se não houvessem casos duvidosos e mesmo que nos marcassem 1 ou 2 e anulassem outro, acabaríamos facilmente por chegar ao 3º ou 4º golo na segunda parte se assim o precisássemos. Sinceramente isso iria mesmo acontecer dado que o adversário não tinha mesmo andamento (por muita qualidade que pudesse ter a sua fisioterapeuta) para acompanhar o ritmo que bastando querer metíamos em jogo…mas seja como for, não gosto. E festejámos o terceiro golo, esse sim, como se fosse o 1-0 da vitória!


Uma bela jogada de Salvio que rouba a bola de forma sublime ao defesa…cruza para Lima que mergulha de cabeça rente ao relvado e faz o GOLOOOOOOO!!!!!!! GOLOOOOOOO!!!!!!!!! GOOOOOOOOOOOO!!!!!! 

Assim é que é!!! E ao contrário do que fizeram no outro jogo desta época (Gil Vicente na Luz) em que houve um lance que nos beneficiou não deixaram que um golo irregular (fora de jogo de Maxi no golo de Nico) manchasse o percurso que nos dá a merecida liderança do campeonato. Lances duvidosos para nós não contam! Gostamos é de futebol!!! Queremos ganhar limpinho e nada mais!
Fomos a melhor equipa em campo, a única com inúmeras oportunidades de golo e isso não poderia ser deixado ao acaso de quem procura só intenções de denegrir o que leva milhares aos estádios! Isto é o futebol que só no estádio sabemos viver! De tal forma intensa que apanhei um chapadão do Oliveira nos festejos que até vi estrelas...as 3 que temos por cima do símbolo! Claro!!! :)

A vantagem podia ter sido ainda maior, com Luisão a desperdiçar uma tentativa de chapéu, e com Jonas a não conseguir concluir uma jogada que ele próprio começou, dando para Eliseu que cruza para Salvio devolver ao Jonas e a bola a pingar mesmo ali na zona de decisão.

Mas nada se passou, mesmo com as substituições. Referência apenas para a quantidade de amarelos que começaram a saltar que nem pulgas e Samaris a ficar castigado para o próximo jogo em Moreira de Cónegos. Quem o substituirá? Provavelmente Amorim, segundo deu logo a entender o JJ com a substituição. André Almeida seria a outra hipótese, dado que se estranha o desaparecimento de Cristante que após aquela confusão de quem marcava o penalty na 4ª feira passada…ficou no balneário e já não voltou…e neste jogo nem convocado foi…


Jesus dá destaque a Pizzi, que hoje esteve bem melhor a nível de acerto de construção atacante, mas beneficiou de um adversário soft e que não obrigou a tarefas defensivas e Artur apenas teve de fazer uma defesa digna de referência em todo o jogo.
«Ofensivamente é muito forte, em cinco passes falha um. Quando o futebol for andebol, é sempre Pizzi e mais dez. Joga a atacar e depois sai. Mas o futebol não é assim. O Pizzi está a adaptar-se às nossas exigências e fez um bom jogo dentro do nosso jogo ofensivo».

Eliseu tem estado muito mal defensivamente e ontem só por breves momentos tentou compensar por 2 ou 3 vezes ofensivamente, mas isso não chega.
Principalmente comparando com a lateral direita onde Maxi tem estado muito melhor nos dois aspetos…e ontem até perto do fim nos dá aquele sprint a ganhar um canto!

Mais uma nota, e que tal treinar a força e pontaria de remates quando o ala flete para o meio…?

3 pontos! Vantagem recuperada!
Sábado há mais! Num campo difícil e que sabe fechar bem os caminhos para a baliza!

Uma semana inteira agora de preparação e concentração! 1904!!! Com muito Orgulho!
(e venham de lá então essas multas pois bombinhas de carnaval não faltaram mais uma vez)

Sem comentários:

Enviar um comentário