quarta-feira, 17 de junho de 2015

Candeias e a vontade de regressar

Todos os jogadores emprestados têm o sonho de regressar, a menos que tenham ido para equipas melhores  (leia-se mais ricas) ou para campeonatos com mais visibilidade.

Independentemente do seu benfiquismo, não vi o André Gomes ou o João Cancelo a desejar voltar para o Benfica, pois recebem mais no Valência e jogam na liga espanhola, podendo sonhar com voos superiores. A realidade para a maior parte dos emprestados não é esta e quase todos querem regressar ao Benfica, que no caso é o que me interessa analisar.

Acusa-se muitas vezes a direção de "comprar por atacado" ou "comprar por capricho/interesse do treinador", mas a verdade é que nem todas as aquisições resultam. Em todas as equipas do mundo! Muitas vezes o jogador não se adapta à forma de jogar da equipa ou do campeonato, noutras o treinador não consegue explorar convenientemente as características próprios do jogador e ainda por vezes as contratações são oportunidades de negócio que, com o evoluir da preparação da equipa, verifica-se que foram desadequadas.

Há vários jogadores que foram emprestados, regressaram ao Benfica e foram referências, como por exemplo o Enzo Perez, o Rodrigo ou o Pizzi. Claro que ainda há mais exemplos que foram emprestados e que nunca regressaram, o que não significa que sejam maus jogadores mas que se deram melhor ou foram mais úteis nas equipas que os receberam. Nestes negócios habitualmente o Benfica ainda ganha alguma coisa.

Não levo a mal (antes pelo contrário) que o Candeias diga: "Quando assinei pelo Benfica não estava à espera de ser emprestado. Mas as coisas aconteceram de outra forma. A experiência foi boa, fez-me crescer. Foi importante. Fiquei ainda mais preparado para conseguir este ano um lugar no plantel do Benfica". Apenas demonstra que tem vontade e que acredita no seu potencial.

O Candeias fez uma época muito boa em 2013/2014, estava em final de contrato com o Nacional e foi uma oportunidade de mercado, com a contratação a "custo zero" (sempre entre aspas!). Não teve muitas oportunidades, pois antes do mercado de verão fechar foi emprestado ao Nuremberga e no mercado de inverno passou para Granada. É um jogador acima da média para o nosso campeonato, mas tem futebol suficiente para jogar no Benfica? Não sei, mas acredito que o Rui Vitória fará a análise necessária.


texto atualizado às 14:24h.

4 comentários:

  1. Caro Nuno,

    Uma correcção: Bernardo Silva actua no Mónaco e não no Valencia com João Cancelo. Penso que queria referir-se a André Gomes, claro, mas fica a correcção para efectuar no texto, se preferir.

    Cumprimentos,
    Isaías

    ResponderEliminar
  2. Pelo que conhecia do jogador pensei que fosse para puxar atrás e servir de alternativa ao Maxi, uma vez que têm atributos técnicos semelhantes, mas Candeias fisicamente é mais apto e aparenta ter a mesma raça. Se calhar nos treinos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei o mesmo. Quem sabe o Rui Vitória se lembre de tentar. Tal como fizeram com o Vieirinha, actualmente o melhor lateral direito na Alemanha. E se o Maxi não ficar, poupavam dinheiro na compra de outro defesa direito. Candeias e Nelson Semedo e ficávamos muito bem dom lado direito.

      Eliminar