segunda-feira, 27 de julho de 2015

À distância…

Depois do jogo de ontem, fiquei um pouco preocupado.
Não, desenganem-se, não é a mesma coisa que o ano passado.
E podem ir ler o que escrevi na altura, não andei preocupado na pré-época passada.
Temos equipa técnica com ideias diferentes e métodos de trabalho novos.
Temos plantel que se direcciona para outro tipo de esquema tático.
Temos uma digressão e adversários com níveis distintos dos que iremos enfrentar ao longo da temporada.
Mas acima de tudo, enquanto nos jogos de preparação do ano passado se via claramente que poucos daqueles que estavam a jogar iriam ser utilizados no onze base durante a época…já nestes primeiros 3 jogos (principalmente nos anteriores) o modelo e jogadores utilizados são aqueles que mais probabilidades tinham de começar a época como titulares.

Após dois jogos com um 4-4-2 que parecia querer dar continuidade aos anos anteriores, mas a espaços parecia estranhar ao Vitória, e com um Talisca adaptado a extremo direito, desta vez, frente a um adversário em ritmo de competição, certo, e que ganhou ao Chelsea, certo, mas ainda assim de qualidade perfeitamente acessível ao Benfica…o resultado foi novamente desfavorável.

Neste, a tática mudou para algo que é mais a cara do novo mister (Pizzi muito ao lado de Samaris e um médio ofensivo atrás do avançado)…mas que retirou à equipa…uns 15 metros de terreno lá na frente e parecíamos estar sempre longe da baliza e a ter de correr muito mais para lá chegar, sendo que raras vezes os laterais apareceram e mesmo o segundo e terceiro apoio no miolo demorava muito a aparecer, acabando sempre o jogador que tinha a bola procurar resolver sozinho e mal tinha a bola, ajeitava e rematava de onde quer que fosse.


Começámos bem com o Pizzi a combinar com o Carcela e a marcar, e tivemos ainda mais um par de oportunidades para marcar que foram travadas pelo keeper do NYRedBulls.
Depois, uma fífia do capitão, ofereceu o empate e a equipa pareceu acusar o golo…e quando em cima do intervalo poderiam ter aproveitado num livre indirecto dentro da área para passar novamente para a frente, atiraram contra o molho de bróculos.

No segundo tempo, mesmo trocando mais e melhor a bola, graças à entrada de Djuricic e G.Guedes (Taarabt e Ola foram comer picanha com açafrão), era sempre de fora da área que saía a tentativa de marcar…e depois uma certa apatia na defesa, primeiro numa saída à queima que deixou o atacante passar e depois sem pressão para atacar a bola…deu espaço para um golaço!

Em desvantagem, entrou Nico, Jonas e Talisca…mas o goleador ficou preso no meio dos defesas e gosta é de se mexer…e depois em desespero, ao passar a jogar com 3 defesas, a opção não foi meter o Nélson Oliveira lá na frente…mas sim o J.Teixeira para o meio-campo… Não entendi.

Até final, destaque apenas para uma grande jogada do Djuricic que ofereceu o golo a…Marçal…que à boca da baliza atirou para as nuvens!


Não vejo o Nelsinho com grandes hipóteses de segurar o lugar na lateral direita e até me cheirou que há-de vir aí reforço caro em jeito de desespero em Agosto, tal como um extremo e um ponta-de-lança (principalmente pq o N.Oliveira estou a ver que não vai ainda ser desta que terá oportunidade, mas talvez contra o América seja titular e tenha a última chance de ficar) acredito que vai ter de chegar à Portela, por muito que se diga que os reforços estão cá dentro. (e não vão ser baratinhos)
Não vejo que o J.Teixeira vá ter grandes oportunidades para lutar pelo lugar.
Claramente o Nuno Santos vai rodar noutro lado.
Gonçalo justificou mais minutos de jogo e ser primeira linha de opção.
Lisandro esteve muito interventivo e lutará com Jardel.
O Marçal não consegui ver grande coisa, principalmente a nível defensivo, mas ofensivo, apesar de ter aparecido na área, falhou o golo que lhe podia ter dado outra atenção e possível lugar no onze…caso o Eliseu não seja vendido, cheira a empréstimo em Janeiro, pois Sílvio deve-o tapar.
Carcela tem um bom pé esquerdo, mas ainda precisa de tempo para se enturmar, mas o compatriota Taarabt para além de não estar em forma parece não ter grande noção de jogo colectivo e movimentações sem bola não é a praia dele…tem muito trabalho aqui para fazer o Vitória.
O Jonathan tem tudo para substituir o Lima, mas tem de levantar mais a cabeça. Sim, um avançado tem é de ter olhos para a baliza, mas não só. Com calma vai trazer coisas boas.
O Djuricic é o jogador que mais talento e características tem para aproveitar a tática que o mister parece procurar.

Do que vi, e contando com o que temos agora, este é o onze que me parece que vai jogar arrancar a época:
Júlio; A.Almeida, Luisão, Jardel, Sílvio; Samaris, Fejsa; Nico, Talisca, Carcela; Jonas

Um 4-2-3-1, que se pode desdobrar em 4-1-4-1 na posse da bola, e depois em 4-4-2, retirando um dos médios defensivos e metendo o Jonathan.
Djuricic lutará com o Talisca pela posição 10 e Pizzi dará outra saída com bola no lugar de Fejsa.

Temos de chegar mais à frente e diminuir a distância para a baliza!

Daqui a menos de 3 dias há mais. Lá longe, à distância! Destino: México!
E atenção ao mercado… Se o Nico sai… Calma, ainda falta semana e meia para começar a doer!

1 comentário:

  1. Não tardará muito para que aqueles que durante anos andaram a 'cuspir no prato da sopa' perceberem que se passou de um Ferrari para um Fiat. Mas pronto..

    ResponderEliminar