domingo, 17 de julho de 2016

Nada de especial

Foram dois bons jogos.
Nada de especial.
Apenas algo a que já não estávamos habituados na pré época, ainda por cima, valendo um troféu respeitante ao torneio do Algarve Cup.

Deu para apontamentos interessantes, algumas confirmações esperadas e algumas dúvidas para ainda baralhar mais o esquema.

Empate a zeros com o Setúbal. Goleada ao Derby County.

Contra os sadinos, Fejsa e Grimaldo destacaram-se. Pizzi confirmou-se como jogador chave no esquema da equipa e pensador do jogo, agora mais ainda. A falta de golos e alguma falta de discernimento de jogadores que não são estreantes como Salvio, deixou o nulo no marcador. Nos penalties, Paulo Lopes agarrou dois, mas os nossos 2 centrais ofereceram outros tantos.

A "final" decidiu o troféu, sendo que o Benfica precisava vencer por mais do que 1 golo se não quisesse levar a decisão para as grandes penalidades...e cumpriu.
Mais do que isso, mostrou um pouco do que é a quantidade e qualidade que há ali para trabalhar.
Na defesa, há a quantidade e qualidade certa. Luisão, Jardel, Lisandro...agora com Kalaica (que irá rodar na B e ser chamado à medida das necessidades...aos quais se juntará Lindelof (será estranho ver o Iceman regredir novamente e perder a titularidade, daí que sempre pensei que seria vendido)...completa o lote de bons centrais!

Na direita, A.Almeida está sempre lá (estreou-se a marcar, com um belo golo de fora da área, apesar de ser num particular)...e agora o Nélson regressa cheio de força para entrar na temporada a todo o gás e promete agarrar a titularidade...se voltar a lembrar-se de como já sabia defender e não apenas atacar! Contra os ingleses, foi sempre uma seta apontada para a frente e abriu o marcador com um tiraço de fora da área (e só não meteu o 2º por centímetros).

Na esquerda, Reinildo espreita na B, mas a titularidade será de Grimaldo frente ao campeão europeu Eliseu. O puto continua a precisar de ginásio para ganhar músculo.

Na baliza, com o Ederson e o Júlio lesionados...vimos pela primeira vez o Paulo Lopes fazer 2 jogos completos...e sem sofrer golos! Mas esperamos sem dúvida alguma que os zucas tratem mas é de recuperar 100% rapidamente.

Na frente, boas dores de cabeça! Os titulares vão agora começar a mostrar o estatuto...Mitro, Jonas e Raúl...sendo que Jovic, Rui Fonte, Guedes e Benitez foram os avançados que procuraram espaço no Algarve. Destes, se o sérvio (que entrava na frente pela 4ª vaga no plantel) pode ter perdido o autocarro, já os outros que pareciam cartas fora do baralho...acabaram por baralhar. O Rui Fonte entrou bem nos 2 jogos...e ontem faturou com uma grande cabeçada e ainda participou em boas jogadas de ataque como a que deu o 4º golo. É um jogador que sem lesões pode muito bem fazer parte do plantel. O Gonçalo, com muita gente para as alas, foi mais avançado e deu sempre muita vivacidade e velocidade ao plantel...mesmo assim...não sei se chega... A verdade é que não o deixaram ir ao Rio2016 e isso pode querer dizer qualquer coisa. Por fim, o Junior (Benitez) parecia que vinha para ser logo emprestado ao Boca...era um a mais...mas mostrou mais do que outros logo no primeiro jogo, mesmo que com alguma atrapalhação e desperdiçando alguns lances, mostrou garra e velocidade...e ficou no ar a dúvida do que o espera...mas como avançado não deverá ficar.

Nas alas, fartura da boa! Pizzi é crucial para o equilíbrio da equipa na direita (apesar de ter vagabundeado muitas vezes pelo meio, à frente, atrás, esquerda ou direita) e dificilmente alguém lhe tira o lugar. Salvio diziam que estava de saída, mas ficou...e parecia um inexperiente perdendo lances, esquecendo-se de jogar em equipa, atrapalhando-se sucessivamente...talvez precisasse de tranquilizar com um golo...e conseguiu-o mesmo a fechar este torneio...esperamos que isso tenha sido o elixir que lhe faça o clique e traga de volta, principalmente sem lesões desta vez...mas provavelmente como suplente do Pizzi.
Outro suplente do Pizzi...é Carrillo...um jogador que é muito parecido com o Salvio e sempre pensei que ficaria apenas um deles...com a particularidade da pressão que recai no peruano derivado da novela de se ter desinfetado da lagartagem. Daí que achava que havia negócio já preparado para ele nem sequer chegar a vestir o manto sagrado e dar lucro imediato. Mas cá anda, e neste torneio mostrou-se perdido em campo e desinspirado. A verdade é que depois da polémica...se agora cai no banco como 2ª ou 3ª opção...é capaz de entrar em depressão...
No lado oposto, Cervi (Chuky) tem correspondido a tudo o que se pensava dele. Desde o início que se via que tinha tudo semelhante ao Gaitan e tal como disse há 1 ano, só tinha pena de ele não ter vindo ainda a meio da época passada, para ter aprendido muito com o Nico e crescer taticamente para pecar de estaca. A concorrência também abunda e tem grande qualidade. Zivkovic é outro que tal, com ar tímido, sabe ler bem o jogo e pouco precisou para fazer uma assistência para golo. Juntem-lhe o Carcela, que já conhece a casa e nós a ele, tendo sido importante para o #35...
Venha o mister e escolha.

No meio...é que tudo se complica.
Fejsa está em todo o lado e é o pilar da equipa...mas sabemos como é frágil... Samaris é a sua reserva, e agora juntou-se o Cellis, que mostrou ser uma carraça possante (havia quem sugerisse que viria para a posição 8 e aí ainda está a dúvida dado que foi apenas testado como trinco e não a sair a jogar). Boa qualidade, muito bem servidos.
É precisamente como box-to-box que a dúvida subsiste, e neste capítulo o André Horta ganhou a dianteira perante a curta oposição de J.Teixeira. Sendo que Talisca será para sair e não desperdiçar qualquer proposta que chegue para o levar. Talvez esteja por chegar mais alguém?

Já se viu algumas boas trocas de bolas. Belos golos e velocidade. Mas também se viu muitos espaços entre o meio campo e a defesa e corredores abertos nas costas dos laterais. Tudo normal nesta fase.

Não foi nada de especial. Foram bons testes com um troféu que parecia uma cafeteira. Mas desde que conquistámos a Taça em Coimbra, em Maio, que tinha saudades de ver o Tricampeão e valeu mais e entusiasmou...bastante.
Seja onde for! Não há jogos a feijões! O hábito é o de vencer!

Sem comentários:

Enviar um comentário