terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Sem dúvida... um dos melhores de sempre!

Qualquer benfiquista tem na ponta da língua os grandes jogadores que passaram pelo Glorioso, mas infelizmente muitos nunca os puderam ver jogar ao vivo. Não estou a falar de bons jogadores, mas sim aqueles que se destacaram no seu tempo e que ganham o carimbo de lendas.

Este estatuto habitualmente só se ganha a posteriori, juntamente com a saudade do que já vivemos, mas de vez em quando temos a noção que estamos a presenciar um jogador que ficará na história do nosso clube e que será, para as gerações vindouras, uma lenda.

Jogadores como o Valdo, o Rui Costa, o Preud'homme, o Mozer e o Aimar, tem para mim este carimbo. Refiro apenas alguns, que tive o prazer de ver jogar. Neste lote tenho de juntar o avançado Jonas

Continuo impressionado com a forma como joga. A subtileza com que trata a bola, a inteligência que tem em campo e a eficácia que apresenta.

O jornal Record apresentou a lista dos avançados do Benfica com melhor média de golos por jogo e o Pistolas, com os dois golos ao Nacional, ficou com 0,78 golos/jogo, fruto dos 76 golos em 97 jogos oficiais pelo Benfica (em 3 épocas).

Francisco Rodrigues - 1,15 golos/jogo
Eusébio - 1,08 golos/jogo
Julinho - 1,01 golos/jogo
José Águas - 0,99 golos/jogo
José Torres - 0,87 golos/jogo
Artur Jorge - 0,81 golos/jogo
Jonas - 0,78 golos/jogo

Além da excelente média Jonas tornou-se o terceiro melhor marcador estrangeiro, em igualdade com o dinamarquês Michael Manniche (em 4 épocas). À frente do brasileiro estão apenas Mats Magnusson com 87 (em 5 épocas), e Óscar "Tacuara" Cardozo com 172 golos (em 7 épocas).

Destes todos só vi jogar o Cardozo e o Jonas, mas tenho a certeza, que daqui a uns anos, alguém me vai perguntar quem era esta lenda


1 comentário:

  1. Ainda vi jogar Magnusson mas Jonas e muito melhor jogador que o Sueco,ao nivel dele so me lembro do Joao Pinto,que nao marcava tantos golos mas foi melhor que o Brasileiro.

    ResponderEliminar