segunda-feira, 17 de abril de 2017

Contas para amealhar trocos

transferência de Renato Sanches para o Bayern Munique, anunciada de surpresa há quase um ano, fez-se por 35 milhões de euros, mais 45 millhões mediante objetivos. E se alguns deles seriam mais complicados de alcançar - 20 milhões pela presença nos três nomeados para a Bola de Ouro e no onze do ano da FIFA -, outros, como o número de encontros efetuados, não seriam teoricamente difíceis de atingir. Foi nesse prisma que ficou, então, acordado entre águias e bávaros que os portugueses receberiam 5 milhões por cada 25 jogos (e jogos entende-se, aqui, fazer nem que seja um minuto) de Renato Sanches, até perfazer um total de 25 milhões, independentemente da época. Isto num contrato de cinco anos. Ou seja, o objetivo tinha tudo para ser facilmente cumprido, dado o número elevado de encontros que o Bayern disputa por temporada.

Contudo, a realidade trouxe um cenário diferente. Renato Sanches tem sido relegado para o banco e, até ao momento, realizou 23 encontros pelo tetracampeão alemão. Com pelo menos sete jogos pela frente em 2016/17, é presumível que o internacional português venha efetivamente a chegar à fasquia que permitirá à SAD do Benfica encaixar mais 5 milhões. Mas tudo pode depender do trajeto da equipa de Carlo Ancelotti, que nos últimos dois jogos não utilizou sequer o jovem médio, em partidas teoricamente mais complicadas. Avaliando por este cenário, Renato também não deverá atuar na próxima semana, na 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, onde o Bayern tentará no Santiago Bernabéu inverter a derrota sofrida na Alemanha com o Real Madrid (1-2).

A favor do Benfica (e de Renato) está, porém, o facto de o Bayern ter oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado na Bundesliga. Com o penta a poder ficar consumado dentro de duas jornadas - contando com escorregadelas do RB Leipzig - , ficaria a porta aberta a uma utilização sem pressão do melhor jovem do continente europeu. Faltam, nesta altura, cinco jornadas, e é no campeonato que Renato tem mais hipóteses de ser utilizado, dada então essa diferença entre o líder e o perseguidor.

Na melhor das hipóteses, os sete jogos garantidos poderão passar a 11 caso o Bayern chegue às finais da Champions e da Taça. Só que tal cenário parece improvável no que respeita à principal competição de clubes da UEFA, dada a vantagem do Real Madrid na eliminatória. Assim sendo, oito partidas será um número expectável.

O CALENDÁRIO DO BAYERN ATÉ FINAL

.Real Madrid (f) - 2.ª mão dos 'quartos' da Liga dos Campeões*
.Mainz (c) - Bundesliga
.Borussia Dortmund (c) - meias-finais da Taça*
.Wolfsburgo (f) - Bundesliga
.Darmstadt (c) - Bundesliga
.RB Leipzig (f) - Bundesliga
.Friburgo (c) - Bundesliga

*Disputará pelo menos mais três jogos se passar as eliminatórias em questão
inRecord

Sem comentários:

Enviar um comentário