domingo, 14 de janeiro de 2018

De picareta na mão

Na Pedreira. o Benfica entrou de fato macaco, trabalhador e de picareta na mão.

Construiu uma grande vitória e abriu a segunda volta do campeonato em grande jogo de futebol.

Frente ao melhor Braga da época e que espreitava uma subida na classificação, o Tetracampeão tinha de mostrar se os indicadores dos últimos jogos eram no sentido de uma crescente forma e acima de tudo forma de jogar...ou não.

O onze não tinha surpresas. O banco não tinha defesas.
Surpresa, sim. Foi a quantidade de bolas recuperadas no meio campo adversário.
Impressionante a forma como a equipa conseguiu na primeira parte controlar a partida, trocar bem a posse de bola e principalmente anular por completo o jogo do Braga e criar desequilíbrios de imediato em terrenos longe da nossa área.

Foi assim que cedo se chegou ao golo. Um lançamento lateral que foi assinalado ao contrário, e podia ter dado o contra-ataque à equipa da casa, foi anulado por uma das habituais pressões estilo raposa matreira do Jonas que foi roubar a bola pela calada, e de imediato surgiu Cervi lançado a conduzir o ataque e a servir de bandeja o Salvio para o golo!!!!

Ao intervalo comentei que a segunda parte ia ser complicada...devido aos cartões que iam saltar do bolso. Após ter deixado passar 3 ou 4 lances de entradas duras de jogadores do Braga por sancionar disciplinarmente, era óbvio que após o intervalo ia começar a castigar...os nossos. E disse logo que o Almeidinhos e o Fejsa não iam acabar o jogo sem cartão. Assim foi.

Na segunda parte, o Benfica entrou novamente à procura do golo e só por muito azar não aumentou a vantagem. Cruzamento para a área onde Jardel apareceu a cabecear...ao poste! Na sequência do lance, o Jonas sofre falta claríssima dentro da área mas o boi do apito e o VAR...mandam seguir. Há dúvidas se está em posição irregular milimétrica, não é claro pois o corpo parece estar mas os pés é que contam e estão em linha. De qualquer forma, o VAR mandou seguir, e não foi por eventualmente estar em posição irregular pois nada assinalou, mas sim por achar que a falta que foi claríssima...não existiu...e isso é difícil de compreender. Seja como for, o Benfica podia ter-se desestabilizado aí, e não permitiu que isso acontecesse.

Jonas começa...e acaba mais uma grande jogada de futebol. Da ala esquerda abre para o lateral direito, e o jogador com mais assistências na equipa...volta a meter os binóculos para encontrar na área quem lhe tinha precisamente passado a bola...e Jonas...disse sim. Está lá dentro!!! GOLOO!!

O jogo parecia controlado. Mas os nervos não acalmavam pois a qualquer momento tudo podia virar.
A patroa lá por casa perguntava: "Mas que jogo tão importante e de nervos é este?! Isto é a final do campeonato ou quê??!"

"Sim, meu Amor. É a final. A primeira, de 17 finais! Agora, vai ser assim até à última jornada! Nada mais importa! É tudo o que temos! E vale mesmo TUDO!"

E de repente, um erro de palmatória abre o livro. Momentos depois de uma substituição mal calculada no timming, pois a equipa precisava de pulmão imediatamente a meio campo. Varela fica aos papéis num cruzamento largo e abre o caminho para o golo dos minhotos.

Este erro é difícil de digerir, mais um. Mas até tem compensado com algumas boas defesas, e logo a seguir evitou o empate que teria sido fatal.

Samaris entrou para o meio campo e o Braga acabou. Voltámos a ter o jogo na mão. Voltámos a ter pressão a meio campo. E só não tivemos mais porque o Salvio estava nas lonas e tardou muito a ser substituído para refrescar a ala.

E em vez de ter o empate a pairar, ficou o jogo mais perto de ver a vantagem do Benfica aumentar. Não deixa de ser cínico e curioso que isolado o sr 22 Milhões mexicano consegue falhar de forma inacreditável...e depois nos descontos faz um golaço de primeira a disparar para o fundo das redes um cruzamento de Cervi. Já está!!!!!!!!

Com Fejsa neste nível, a equipa tem outro andamento impressionante. Com Jonas em campo, tudo o que é bonito pode a qualquer momento acontecer. E com Cervi a continuar a ser quase sempre o melhor (ao nível dos terrestres), temos quase vontade de acreditar que pode mesmo ainda ir a tempo esta equipa de chegar ao sonho do Penta...mas ainda falta tanto...tanto...e continuamos abaixo de onde devíamos estar.

Quem não viu este jogo, que o veja novamente. Foi uma bela partida de futebol. E a jogar assim à bola vale a pena ver. Era bom que assim fosse sempre. Continuamos a ter erros cruciais mas vemos margem de melhoramento. Continuamos com lacunas evidentes, e esperamos que as rematem estes próximos dias de mercado. E acima de tudo, que os índices físicos não quebrem até final.

3 pontos! Sábado, lá estaremos na Luz! E como até agora não chegou o reforço que era preciso para defesa direito...

Sem comentários:

Enviar um comentário