sábado, 14 de julho de 2018

Primeira fase completa!

A primeira fase da pré época ficou ontem completa!

E foi muito interessante ver aquele que tem tudo para ser o onze que começará a época!

A não ser que chegue um reforço de peso para a lateral direita, dificilmente o Ebuehi (não teve ainda tempo mas não bastam as trancinhas) tira o lugar ao Almeidinhos. Mas a verdade é que com esta tática, daria muito jeito um lateral estilo Nélson Semedo, que subisse muito bem no corredor sempre que o Pizzi segura e ocupa espaços mais interiores para o lateral poder subir nas costas dele. Foi o que víamos no tempo do Ramires e também na época que o Pizzi ali jogou como médio interior direito (falso ala). Para ver mais!

Na baliza não deu ainda para ver o Odisseas mostrar serviço, pois teve 45 minutos tranquilos. Mas bastou o Varela entrar para sofrer o primeiro golo da pré época, no único remate que fizeram à baliza (mesmo que em posição duvidosa). Será por isso fácil ter noção de que a luta será entre Svilar e o Odisseas.

Na esquerda, o Grimaldo não tem concorrência sequer perto. E com Cervi na frente dele, não só tem um médio ofensivo que apoia de forma soberba os momentos defensivos (impressionante como repetidamente o Cervi é dos jogadores com mais recuperações de bola em vários jogos e ontem até como defesa direito andou a trabalhar e eliminar ataques do Setúbal), como consegue tabelar para aparecer nas proximidades da área.

No centro da defesa, Jardel e Conti estão a mostrar muito bons sinais. E ao reforço só falta aprender a arregaçar os calções como o Ranger Ruben, para começar também a marcar nas bolas paradas ofensivas.

Ver na segunda parte que era o André Almeida quem andava a bater os livres para a área, e depois sobrava o Chiquinho para as bolas paradas...e ainda tivemos o Yuri metido numa paródia de laboratório estudado...enquanto a braçadeira andou pelo braço do Lisandro...explica facilmente como após uma boa primeira parte, nos deixámos empatar.
E o troféu só veio para a Luz porque na melhor oportunidade de golo de toda a partida, o Setúbal desperdiçou o brinde do Alfa, que isolou o adversário...juntando a esse belo momento, zero cortes de bola, 3 faltas por entradas fora de tempo e 1 cartão amarelo. Agora seguramente que terá passado a euforia e poderão tirar a pressão de cima do rapaz para ver se ele começa a concentrar-se e a aprender com o Fejsa e Samaris.

No início dos trabalhos de pré época previ que começasse a aparecer um 4-4-2 em losango, com falsos extremos a atuar mais como médios interiores aproveitando as características e inteligência tática de Cervi na esquerda e Pizzi na direita, abrindo espaço para Krovi (se conseguir voltar em bom nível) ou um box-to-box surpresa! Não veio de fora, veio do Seixal! E que revelação foi Gedson nestes dois primeiros jogos.
A diferença de um meio campo com Gedson, Pizzi e Cervi é gigantesca para com qualquer outra combinação. Pulmão, equilíbrio, construção. Não estaria seguramente nos planos do mister, e terá agora uma valente dor de cabeça, e se Pizzi tem lugar cativo, cair no erro de tirar Gedson ou Cervi do onze será pura parvoíce.
Nas costas bem apoiados pelo Fejsa. Na frente a dupla de Jonas e Ferreyra, com o reforço argentino a mostrar o primeiro golo de ponta-de-lança (e também a mostrar várias vezes a conversar com os colegas procurando melhorar as combinações), e génio a precisar de um golo para serenar aquela cabeça, pois mostra novamente estar a passar por aquela fase de fervura que se pica com adversários, andou ali aos empurrões e entradas duras (não foi expulso porque não calhou).

Numa primeira parte de sentido único, o golo chegou com um forte disparo de Cervi que sobrou para Pizzi fazer o cruzamento para a cabeça do Ferreyra. Belo golo!

O segundo tempo trouxe muitas substituições, havendo nomes que seguramente queimaram as poucas possibilidades que tinham de continuar no grupo.
Começando pelo que mais qualidade tem e é preciso preservar, o Félix foi o que desperdiçou a oportunidade, havendo de lá chegar, e esperemos que não haja nenhuma abécula que o venda por 15M, mas para já continuará a crescer na equipa B, sendo talvez chamado para jogos da Taça ou quando um dos avançados estiver lesionado.
Heriberto será muito provavelmente emprestado ou vendido por 15M. Tem tudo para seguir passos do Cavaleiro e Hélder Costa.
Chiquinho até foi dos que procurou pegar no jogo, e pode seguir viagem com o grupo à espreita de mais uma oportunidade, mas não haverá muito espaço de manobra, concorrendo com o Keaton por uma vaga de reserva no meio campo que salta de uma equipa para a outra.
Ola John tem guia de marcha e será mais um dos habituais difíceis dossiers para resolver.
Seferovic ainda não está vendido.
Samaris não jogou e expecula-se sobre se continua, mas espero que não saia! Chegou ao grupo há poucos dias, e até mudou de número na camisola para a nova época! (por falar nisso, salvo erro há números interessantes por ser entregues...como o 7, 8 e 9...) E é o único que pode para já dar conta do recado se falhar o Fejsa!
Willock também não agarrou a pouca oportunidade que teve, e ontem não foi opção...e terá visto adiada a progressão.

Faltam chegar os extremos puros. Rafa (não jogou ontem por lesão), Salvio, Carrillo e também Zivkovic que é opção para o meio e para a ala.
Concluída a primeira fase da pré época, hora de fazer malas!
Foi um bom teste ao que veremos esta época na primeira Liga...com uma equipa de total inutilidade futebolística, total vocação para partir pernas (nunca vi um jogo de pré época com tanta pancada que deram nas pernas dos nossos jogadores) e evitar meramente que o Benfica vença e se enerve.

Hora de trabalhar! Muito! Não gostei de ver a equipa encostada lá atrás na primeira metade da segunda parte, sem conseguir sair a jogar. Sejam quais forem os nomes na camisola, têm de fazer mais para ter o manto sagrado vestido. Mas é inegável que esta pré época pode ser de algum entusiasmo por vermos um leque de opções no plantel bastante interessante. Resta saber se há unhas para tocar guitarra e quanto antes completar o grupo com os pontos chave que importa retocar!

1 comentário:

  1. Vamos vendo mais do mesmo. Será que nada vai mudar? Para já, o que se vê não é tranquilizador. Se o árbitro marca o penálti (que me parece ter existido), lá perdíamos o jogo e o torneio. Contra o Vitória de Setúbal!
    Uma boa primeira parte, seguida de uma parte desastrosa em que mal conseguíamos chegar à área adversária. Outra vez o baixar os braços depois de marcar, outra vez a defesa ao tio ó tio, outra vez dúzias de passes falhados, outra vez o joguinho mixuruca e trapalhão para o lado e para trás, outra vez a lentidão, outra vez a incapacidade para dar a volta ao resultado, outra vez Varela...
    Também em Setúbal (terra onde muita gente não gosta do Benfica) os cânticos ordinários ladrados por ordinários. Para quando uma tomada de posição da direção do Benfica junto da Liga e da FPF (e se for necessário junto da UEFA e da FIFA) para acabar com esta nojeira? Até quando os benfiquistas continuarão a ser insultados pela escumalha?

    ResponderEliminar