sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Foi uma luz que se lhe deu...

Surreal.
Não sei que luz foi essa que Vieira viu. Certamente não foi A Luz, aquela que tem aturado tudo isto semana após semana e onde estaremos, uma vez mais, amanhã!
Primeiro, o treinador é carta fora do baralho. Mas depois de uma noite mal dormida no Seixal (onde se desconhecia haver "luzes" e "feelings") surge o volte face. Afinal fica. É uma decisão dele e só dele. Um feeling! WTF?!? Foi um momento surreal numa situação já de si surreal.
Vieira só tinha que assumir, convictamente, a total confiança no treinador, que é o homem certo no Benfica, que tem competência para levar o Benfica ao sucesso como fez no passado, etc. É esse o papel do Presidente que toma uma decisão destas. Mas, sabemos bem que, 24 horas antes, a crença em Rui Vitória não foi suficiente para o segurar.
Que condições tem Rui Vitória? Nenhumas. Zero margem de manobra. E os adeptos há muito que não estão com ele. E o plantel, estará?
Pior que isto, os adeptos (os tais que o presidente diz que pensam com o coração) seguramente já não estão com esta direcção, perdão, com este presidente que faz do quero, posso e mando a sua imagem de marca.
Ah mas com o JJ ele também teve um feeling. E depois foi o que se viu. Pois, mas sempre ouvi dizer não voltes a um lugar onde já foste feliz. E uma receita que resultou uma vez pode não resultar novamente. Eu também fui dos tais que defendeu (inclusivamente, aqui) a saída de JJ depois daquele final de época negro... Mas JJ, por muitos defeitos que tenha (e eu não o quero de volta...) punha a equipa a jogar à bola. Foi um risco, sim, mas um risco seguro.
E agora? Agora é muito diferente. A equipa não joga à bola. Não é de agora. É desde o final da 2a época da RV. A qualidade de jogo tem vindo a diminuir a olhos vistos. E, repito: o plantel estará com o treinador?
Rui Vitória é um bom e honrado chefe de familia. Não dúvido. Mas não é nem nunca foi treinador para o Benfica. Mas se fosse fácil não era para ele. Esta teimosia em se agarrar ao lugar é confrangedora.
Roubei um excerto de um texto do "Um Azar do Kralj" que diz tudo:
"Rui Vitória sobreviveu no Benfica enquanto soube aproveitar uma ideia superior à sua. Para que não sobrem dúvidas, o autor original da ideia que quase fez do Benfica pentacampeão nasceu com Jorge Jesus. Guardem os vossos rancores para quem se interessar. Assim que o briefing mudou e as adversidades ganharam força, as ideias de Rui Vitória vieram à tona. Foi o que se viu. Quanto mais tempo lhe demos para impor as suas ideias, mais se viu a careca  (...) A sua principal ideia para o Benfica foi ser uma boa pessoa com um emprego digno, e achar que essa mentalidade funcionalista sobreviveria aos resultados, desse por onde desse. Como se o futebol premiasse a bondade. Uma ideia ingénua.."
E é isto. Sem tirar nem pôr.
Rui Vitória é neste momento um morto-vivo, sem direito a protagonismo no The Walking Dead.
Mas a culpa não é dele. É de Luis Filipe Vieira.

E amanhã lá estaremos, como sempre.

1 comentário:



  1. 6
    online
    Concorda com a continuidade de Rui Vitória no Benfica?


    Sim, concordo.

    45%
    Não concordo. Jorge Jesus devia liderar a equipa.

    12%

    ResponderEliminar