sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Saiu barato!!!!

O Arouca foi o digno adversário à altura das potencialidades do mister Rui Vitória para esta festa da Taça que alguém considerou boa ideia antecipar para meio da semana às nove da noite.
Claro que saiu barato o bilhete para tremendo espetáculo de futebol que uma vez mais esta equipa brindou as bancadas. Foi uma black friday antecipada com desconto no preço de bilhetes e emocionante golo nos descontos.
Estádio a rebentar pelas costuras. Filas enormes para entrar e magotes de gente em busca de bilhete de última hora. O caminho para o estádio a pé faz-se com uma emoção digna de grandes noites europeias com romarias de adeptos a sentir a adrenalina com o aproximar da hora de jogo.

Como não podia deixar de ser e vem sendo habitual, o treinador do Benfica preparou o jogo ao pormenor, destacando a qualidade da frente atacante do 14º classificado (com uma impressionante vantagem de 2 pontos sobre o último classificado) da II Liga portuguesa. Nesse sentido, sem hesitar deu a titularidade a Alfa Semedo e lançou um arrojado e inédito 4-4-2, com o regresso de Krovinovic à competição...a extremo esquerdo. Iluminati.
Na primeira vez que o Bayern de Arouca passou do meio campo, trocou a bola com uma facilidade que traduz bem a posição que ocupa na tabela e que se assume como sério candidato a chegar longe nas competições europeias, provocando desequilíbrio invulgar na habitualmente sólida zona defensiva do Benfica, não dando qualquer hipóteses de reação ao meio campo defensivo e dupla central (que só um predestinado compreende como se troca de posição na zona central só pela entrada de um elemento que em vez de ir para a posição deixada pelo jogador não convocado, resolve forçar uma segunda alteração ao mudar de posição o outro central). Com um gesto técnico de execução perfeita, o Arouca faz o golo, levando ao rubro a onda amarela e azul que encheu uma kangoo e empurrou a equipa para a frente em busca dos oitavos de final da Taça de Portugal, e que como todos sabem faz uma grande diferença e foi fator fundamental para equilibrar os pratos da balança.
O Benfica respondeu com apetite e com jogadas bem construídas de trás para a frente, e só por mera infelicidade não igualou, tendo beneficiado de duas ocasiões para marcar, uma de canto com Ruben a falhar o cabeceamento que parecia fácil (no único cruzamento do jogo que o Zivkovic conseguiu fazer digno desse nome e que contrastou com o que fez pela seleção), e outra com Seferovic isolado por Jonas na cara do keeper atirou ao lado.
Contra o colosso Arouca, foi num contra ataque conduzido pelo ala esquerdo Haris que procurou Jonas no meio, com o velhinho a ganhar o ressalto e não desperdiçou a bola mesmo a pedir o remate certeiro para o fundo das redes. Com este, foi só o 5º golo de Jonas em 5 jogos como titular...num jogo em que para além de abono de família, foi Capitão, treinador (enquanto o outro pensava de braços na cintura em qual a nova marca de água que devia comprar) e psicólogo de toda a equipa dentro de campo.

O intervalo chegou e era por demais óbvio como a equipa podia melhorar. Quer dizer, se é que isso fosse possível, face ao jogo de luxo que estava a demonstrar.
Mesmo assim, havia ali qualquer coisa que estava a pedir um ajuste...a dúvida era se passaríamos a jogar com onze ou se deveria sair o Gabriel que estava em noite de pouco acerto. A hipótese mais provável recairia pela troca de Gabriel para entrada do Pizzi para a ala direita, aproveitando assim o potencial do Krovinovic que podia ir para a sua posição natural ao meio.
Puro engano. Visionário queimou o cartuxo do médio croata, lança Rafa para a frente e para dar emoção mantém a dupla que brilhava no miolo. Afinal de contas, o Arouca é uma equipa de topo, mas mesmo assim para eles chega isto.
O espetáculo não deixava ninguém arredar pé, nem mesmo os que achavam que era um jogo para 3 pontos e não uma eliminatória que seguia direta para 30 minutos de prolongamento em caso de empate e já estavam a meio caminho da sopa.
Inevitavelmente o Pizzi acabou por entrar para pegar no jogo que passava pelo passe longo para Rafa, e foi dos pés dele que saiu uma tentativa de chapéu e um passe para Jonas armar o disparo. Mas a verdade é que o Arouca tinha experiência suficiente para trocar a bola qual tiki taka e conseguir ameaçar a nossa baliza...e numa só jogada, conseguiram criar mais oportunidades de golo flagrantes que o Benfica...valendo Svilar com uma enorme defesa...e uma trapalhice à mistura. Patrocínio da leitura de jogo peculiar e que poucos compreendem de PogAlfa...e quando já Zivkovic  jogava a lateral esquerdo por lesão de Grimaldo...numa substituição cuja preparação andou a roçar a comédia para quem esteve a olhar com atenção para as faíscas em curto circuito que saíam do banco.
Caído do céu, e ainda a recuperar do susto de quase até o prolongamento ter estado em risco...Jonas aparece no ar a tirar a bola da cabeça do Félix...o cabeceamento vai torto e parece perdido mas o Rafa ainda a vai buscar junto à linha e empurra para dentro da baliza...com um misto de "será que foi falta"..."será que a bola entrou" (o árbitro não apitou logo e foi junto à linha perguntar ao Auxiliar)..."é motivo para festejar este jogo"?...
O jogo não acabou sem uma entrada a varrer que deu expulsão ao jogador visitante...e que gerou um molho de bróculos digno destes Clássicos entre equipas rivais...ou então estivemos todos a ver o filme errado...
Ah, e claro que no último segundo o Jonas ainda se fez a uma bola sem interesse e torceu o pé, acabando o jogo no chão e saindo a coxear.

Foi tão emotivo que cá fora havia uns entusiastas que queriam abraçar com muita força a repórter da CMtv e seu camera man...obrigando-os a fugir enquanto escondiam envergonhados o logotipo da entidade patronal...tudo claro...em agradável ambiente de festa da Taça numa tarde soalheira de um sábado qualquer.

Rumo ao Jamor! Que já se viu o que isto dá.

9 comentários:

  1. Valha-nos a boa disposição.

    ResponderEliminar
  2. Uma tarde nunca é solarenga, quando muito soalheira... Aprende alguma coisa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivemos felizes. Sim, porque ainda bem que alguém constatou o que realmente importa.
      Obrigado pelo contributo

      Eliminar
    2. Anónimo, o qe seria este mundo sem pessoas como tu... mostramt-te pão e tu só consegues enxergar palha...
      Realmente o grande problema está na put@ da tarde ser soalheira ou ser "solarenga"

      Eliminar
    3. Não deixou de ter razão, como é óbvio e corrigi a minha gaffe, querendo piamente acreditar que para além disso o essencial da mensagem também terá chegado aos destinatários :)
      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  3. Fico Feliz por todos termos visto o mesmo jogo...grande exibição, jogo muito rápido e intenso...
    Roer a unhas de tanto suspense e incerteza...divno da Champion league 😈😨

    ResponderEliminar