segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Pouco tempo

Com muito pouco tempo é impossível estar a fazer muitas comparações. É impossível dizer firmemente que agora é que vai ser e muito menos que já se vê muito trabalho do novo interino treinador. Seguro é dizer que até há uma semana atrás seria surreal crer que fosse mesmo possível reagir como a equipa reagiu.

Há 17 anos que o Benfica não virava uma desvantagem de 2 golos. Sim, também é bom dizer que em primeiro lugar não é sequer positivo chegar a uma desvantagem dessas. 

Estava confiante numa vitória. Acreditava que seria até por 3. Vencemos por 2 de diferença...marcando 4 e virando desvantagem de 2.
Tinha um feeling que Gedson ou Félix seriam aposta de início, por serem jogadores da formação e o Lage ter estado com a equipa B a olhar para o futuro dos mais promissores.
Fiquei algo surpreendido com a tática, pois achava que ele teria procurado mais focar nos posicionamentos defensivos e na construção de jogo com posse de bola pelas zonas centrais e quebrar um pouco o encostar às linhas laterais.
Mas fiquei em pulgas quando vi que finalmente alguém ia mostrar como se aproveitar o talento do Félix na posição em que melhor se ajusta. Já o tinha dito várias vezes que via no puto um misto de João Vieira Pinto e Jonas. Um vagabundo que tem faro de golo e abre espaços como poucos sabem fazer. Ali abria ainda mais o apetite e curiosidade para a tarde de domingo.

Mas na verdade quem me deixou ainda mais impressionado foi o Seferovic. Pois dele não estava à espera de tanto. Foi quem teve a participação e papel principal em TODOS os 4 golos do Benfica. Foi ele o principal responsável e quem teve a grande percentagem de mérito de todos os golos da equipa. E ainda juntou a isso muita pressão, consistência a segurar, recuperações de bola, e um passe a isolar Cervi logo no início do jogo com o marcador ainda a zeros.
Se o 2º e o 4º golo foram uma imagem do que já se conhecia dele...já o 3º e principalmente o 1º são influência clara dos treinos com o Jonas. Está muito melhor esta época claramente.

Fejsa anda muito abaixo e sem pernas para acompanhar grande parte das investidas atacantes dos adversários e Pizzi não dava o devido apoio principalmente em zona frontal, onde o perigo podia ter chegado mais vezes. Os centrais andam demasiado desorientados e os laterais já se sabe...Grimaldo ataca muito bem mas falha muitas vezes as marcações e Almeida dá o que pode. É mesmo preciso assegurar pelo menos 1 defesa central para entrar na equipa de caras e um lateral. E espero que o Samaris seja reabilitado para poder render ou apoiar o Fejsa que não está a aguentar o meio campo como antigamente sozinho.
A juntar às falhas defensivas que não são novidade, tivemos de jogar quase 90 minutos com menos um, por Salvio ter passado completamente ao lado da partida e isso sentiu-se bastante no flanco direito.

Com a equipa até a entrar relativamente bem, bastou passarem do meio campo para conseguir chegar à nossa área e marcar-nos 2 golos, com toda a gente a ficar mal na foto...Grimaldo, Almeida e os Centrais...mas também desta vez o Odysseias. Logo aí houve uns acéfalos que mandaram bitaites a dizer "estão a ver, o problema não era o Vitória, esse grande treinador que quiseram expulsar e agora é que vão ver".
Enquanto isso, nas bancadas ouviu-se o que já não vinha sendo muito hábito...acreditar que até ainda seria possível se eles quisessem...e foi.

Uma jogada soberba da equipa, com Félix, Cervi, Grimaldo e Seferovic faz reduzir a diferença e apenas 4 minutos depois uma recuperação de bola do Pizzi sobra para uma arrancada do suíço que com garra e sorte à mistura consegue assistir Félix que se antecipa a 2 defesas para empatar o jogo.

Grimaldo ter desperdiçado uma oportunidade flagrante, com dribles e ressaltos que o deixaram isolado e tinha ao lado de baliza aberta o Cervi...o lateral tenta coroar-se a si próprio depois dos dribles e acerta no poste.

E acabou por ser o Joãozinho a meter o Benfica na frente do marcador, após uma abertura do Seferovic que parte as marcações e deixa Zivkovic completamente solto para poder ver o Félix a desmarcar-se e empurrar a bola lá para o fundo das redes.

A fechar, foi curioso que depois de 2 ou 3 oportunidades de golo do Rio Ave...numa jogada em que a bola arrepiou toda a gente e ficou ali a passear a metro e meio da nossa linha de golo sem que ninguém felizmente lhe tocasse...o Benfica sai em contra ataque...e marca! Novamente com Seferovic a arrancar, deixar para Pizzi, pedir de volta e não perdoar!

Imaginar o que poderá fazer esta equipa quando aprender a defender...
Mas 2 reforços são urgentes para dar o que falta lá atrás.
Seferovic e Félix foram mesmo dupla de golos que merecem todos os elogios.


Hoje tivemos outro acordar. As coisas estão longe de estar bem. Mas a equipa mostrou que sabe reagir e tem vontade de mostrar que há margem para melhorar.


No fim, ainda houve quem lembrasse que o Vitória deu 6-2 ao Braga...ontem foram só 4-2...sim meus caros...é verdade. 6a feira há mais.

PS - Porque saiu o Lage a correr antes dos aplausos de final de jogo?... O novo treinador já foi apresentado na estreia do programa da Cristina Ferreira...pelo LFV que é o convidado especial da estreia do programa?... Ou foi só um mau timing para canais cor de rosa? Lamento, mas se tiver de ser, depois saberei por outros meios.

3 comentários:

  1. Sim senhor SEFEROVIC o maior isso deve se ver com olhos de (chegar a dizer aos companheiros falem falem entre si e com todos só ASSIM) se ganham jogos este profissional suisso e fantástico merece ser titular sempre

    ResponderEliminar
  2. O Félix nunca passou pelas mãos do Bruno Lage na formação. O bruno sai do Benfica em 2012 e o Felix chega ao SLB em 2015.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela correção, por acaso tinha na cabeça que o Félix ainda tinha feito alguns jogos (provavelmente terá treinado) pela B com o Lage, mas tem razão. Retifiquei no texto.

      Eliminar