sexta-feira, 8 de março de 2019

Exceção à regra?

Foi um jogo com tudo a "correr bem"...
Falhanço incrível, lesão e penalty estúpido.

Fraca exibição e derrota...que felizmente acreditamos hoje em dia que é mesmo uma exceção à regra e não um mau hábito que vinha sendo visto no último semestre de 2018.


Foi mesmo pena o Grimaldo não ter sido convocado pois tinha dado jeito. Em vez de poupar o lateral, podia ter poupado um avançado que se lesionou por não haver gestão de esforço na frente de ataque. Enfim, mas infelizmente o fraquíssimo jogo de Grimaldo, de longe o pior em campo (quer dizer, se lá esteve), não é justificação para tudo.
Optar por Krovinovic na esquerda e Gedson na direita foi duplo tiro nos pés. Se Lage viu o óbvio que era a posição onde têm de jogar e melhor aproveitar as qualidades de Félix e Pizzi, fez o oposto com estes dois rapazes, e o resultado foi penoso. Krovinovic começou na esquerda, passou para a frente e só no final se posicionou no centro do terreno para procurar pegar no jogo...mas aí já não tinha capacidade para nada, pois não está ainda bem fisicamente. E as entradas de Cervi, Rafa e Zivkovic pouco ou nada acrescentaram. O argentino demorou a acertar o passo e só a partir de meio da segunda parte começou a fazer alguma coisa de jeito, mesmo assim muito aquém. Rafa tentou fazer tudo sozinho, mas sem atinar. E Zivkovic voltou a ser a nulidade que tem sido sempre que tem entrado em campo nos últimos meses. Tudo isto num jogo em que Félix muito tentou mas esteve sozinho, em que os Centrais falharam marcações e ainda ofereceram um penalty ridículo numa jogada sem perigo, Gabriel falhou mais passes neste só jogo do que na última dúzia, e Seferovic...se lesionou, entrando para o seu lugar...Cervi...pois Jonas estava em Lisboa...e o Jota afinal não conta (que supostamente era opção atacante, tal como Rafa, e que por isso não fazia falta terem segurado o Ferreyra).

Só Odysaves (de longe o melhor em campo e se não fosse ele já estava a eliminatória resolvida) e Corchia jogaram à bola!

Tanto erro de treinador neste jogo que foi assustador. Mas foi propositadamente para acalmar a tesão. 
Custa entender como foi possível um jogo tão fraco. Não, o fator de desgaste físico não é justificação. Tiveram tempo de recuperação, mais um dia até do que os frutanheiros que na véspera tiveram de jogar prolongamento para virar desvantagem, e sem poupar jogadores como nós fizemos.

A diferença foi o modelo tático que não funcionou. Lage mexeu não só na equipa como na forma de jogar. Correu mal. E não conseguiu retificar a tempo pois não estava preparado para o plano B principalmente sem uma das peças fundamentais que não tinha alternativa disponível.


Curioso foi dar-me conta de que, no final do jogo, voltei a ligar a televisão para aguardar e ouvir a conferência de imprensa do treinador do Benfica, pois mesmo num jogo mau, num mau resultado e com péssimas opções, deu vontade de ouvir e perceber o que ele pensou para o jogo, o reconhecimento de erros e apontar para a correção e melhorias que demonstra estar atento e consciente de que vão ter de haver para a semana!
Pior do que o resultado, foi a lesão de Seferovic (já bastava Jardel, Fejsa, Salvio, Conti e Jonas andarem a passar tanto tempo na enfermaria)...e acima de tudo a total ausência de jogadas de perigo construídas, algo que foi mesmo a primeira vez que vimos.
Este foi mesmo a exceção à regra!

Lá estaremos! Duplo jogo numa semana na Luz!

Sem comentários:

Enviar um comentário