sexta-feira, 15 de março de 2019

Para rentabilizar

Depois de 1h30 no trânsito às voltas por uma das pontes sobre o Tejo estar cortada ao trânsito...gerando um pandemónio nos acessos a Lisboa...deu para rentabilizar o bilhete. Com direito a mais meia hora de jogo...quer dizer...mas mesmo assim sem compensar os primeiros 45 minutos de pobreza em campo.

Em Zagreb este Benfica fez o pior jogo da era Lage. E a primeira parte ontem roçou semelhante nível.
O mister surpreendeu e para mostrar que sempre era verdade que tinha várias opções para a frente de ataque, lançou a dupla Rafa e Jota na frente. Meteu ainda Fejsa após paragem prolongada. E ainda trocou toda a ala esquerda, com Yuri a render Grimaldo e Zivkovic na sua frente.

A dupla da frente nem esteve muito mal, apesar de se notar claramente a falta de entrosamento, ambos estiveram muito mexidos e interventivos, mas vocacionados para um futebol sem bola e em resposta rápida para o ataque, coisa que não encaixava nas responsabilidades que a equipa tinha para esta noite europeia que trazia uma desvantagem na bagagem. Cruzamentos para a área, a pedir o jogo aéreo, eram inconsequentes, e acabou por se insistir no tocar o bombo para a frente, num filme que nos dá suores frios.
A opção por Fejsa, mesmo que Fejsa seja o monstro que é e a quem tanto reconhecemos, deixava a pairar sempre a dúvida da condição física...vindo de lesão prolongada e tendo de aguentar 120 minutos. Não foi o pulmão que nos habituámos, não conseguiu antecipar jogadas e cair em cima como lhe é característico, e estive sempre a pensar que a qualquer momento iria entrar um avançado e o Pizzi fosse para o lugar dele, mas ficou lá e deu tudo em campo até final. Aos poucos estará de volta e permitirá mais uma opção para o miolo ir mantendo alta intensidade.
O pior foi mesmo a ala esquerda. Ninguém estranhou nem voltarem do intervalo. Não houve um único lance em que ambos tenham acertado. Se Yuri não serve, não faz sentido estar no plantel. Este era precisamente o jogo que Grimaldo precisava de descansar pois vinha em curva descendente nas exibições e notava-se fisicamente (aliás, no prolongamento ele quando passava do meio campo já nem descia, vinha a passo completamente roto...e só entrou na segunda parte...)! Se o lateral que está no plantel só dá aquilo, não faz sentido estar lá. E o Zivkovic repetiu o nível que mostrou nos últimos 3 meses sempre que entrou ou jogou de início. Zero. Sem vontade, sem inteligência, sem qualidade. O Cervi no lugar de qualquer um deles teria feito muito melhor do que qualquer um.

Tudo isto resultou em que foi dos poucos jogos até agora em que o Lage mexeu com o jogo e ganhou o jogo...com o que sacou do banco.
Deu para rentabilizar o jogo e com direito a treino extra de 30 minutos para aprendizagem.

Não podemos esquecer que o Zagreb tem 2 das melhores oportunidades de todo o jogo! Inacreditavelmente não marcou. E isso teria sido decisivo com o golo fora.
A equipa do Benfica melhorou muito na segunda parte, com Rafa num nível altíssimo, Pizzi a construir a toda a largura, e Jonas que deve ter feito uma dúzia de remates e procurou o golo desde que entrou e deu indicações aos colegas de como gerir o jogo e manter a cabeça no lugar. Desta vez até foi ele que foi acalmar um colega num desaguisadozito...

Com o golaço de Jonas, a eliminatória ficou empatada e foi para o prolongamento! Abertura de Ferro para Pizzi que amorteceu para Jonas disparar com efeito e a bola a fugir ao keeper croata! Para mim, o melhor golo da noite!
Sim...e num jogo em que teve um tiro do meio da rua imparável e imprevisível do Ferro...sim, do Ferro...a deitar o estádio abaixo no prolongamento!!!!!!
E onde Grimaldo, que tanta vez remata torto...a fazer um golaço daqueles que parece que a bola vai para a bancada e de repente acaba lá dentro...ficando todos a perguntar como raio é que ele faz aquilo e outras vezes parece que tropeça na bola...!!!

2 golos no prolongamento e a passar a jogar com mais um em campo, deu para gerir esforço na segunda parte do tempo extra...e acabar com a equipa toda a tentar que o Pizzi marcasse golo! Basicamente era...ou marca o Pizzi...ou não marca ninguém...e era ver tudo a meter-lhe as bolas...mas ou o Rafa se atravessava no caminho ou o keeper parava o caminho da festa.

Recuperação física. Basta ver que nos 2 golos do prolongamento, assim que a bola entra, temos um ou dois jogadores nossos a deitar-se na relva exaustos e felizes por começar a ver a luz ao fundo do túnel e poderem abrandar o ritmo. Temos jogo dificílimo no domingo em Moreira de Cónegos e sempre disse que esse é que me estava mais a preocupar. Uma coisa é certa, esta vitória tem que moralizar.

Deixar nota para a arbitragem. Foi dos melhores árbitros que já vi nos últimos tempos. A nível técnico e disciplinar. E mesmo com os momentos caricatos de mandar o Almeida pedir desculpa ao treinador adversário, o ir cumprimentar cada jogador no final, o explicar cada decisão, o não admitir excessos, e o deixar jogar quando devia.

Hoje às 12h há sorteio. E cheira-me claramente que vamos viajar até Londres. Se é o que mais prefiro para adversário (Arsenal ou Chelsea), claro que não, mas é o que aposto que vai calhar.

Se fosse para escolher, sem dúvida que optava por Villarreal ou Slavia Praga. O Valência , Frankfurt, Napoles, Chelsea e Arsenal ficariam para depois.





Por mim podia dar:
Arsenal-Chelsea     vs    Frankfurt-Napoles
Benfica-Villarreal   vs    Praga-Valencia

Já agora, na Champions aposto no encontro entre Juventus e frutanheiros, com o City a apanhar o Liverpool.
Mas por mim podia dar:
Juventus-Manchester City      vs       Man. United-Liverpool
Barcelona-frutanheiros           vs       Tottenham-Ajax

Sem comentários:

Enviar um comentário