segunda-feira, 13 de maio de 2019

É difícil!


É difícil não deixar a mente fugir e nos imaginar a comemorar uma reconquista que parecia perdida há pouco tempo atrás.
É difícil não entusiasmar com um título que parece tão perto.
Mas mais difícil tem sido superar estes obstáculos, esta emoção e sofrimento para somar os pontos que nos fazem sentir que tudo pode vir a valer a pena.
Falta 1. Um ponto. Mas importa é encarar novamente como faltando 1. Uma final. Para vencer. Até porque jogar para empatar já vimos o que costuma dar. É para ganhar!
Sabemos que temos o que é preciso. Desde o início da época que sabemos que temos de longe o melhor plantel. Mas nem sempre basta ser melhor, é preciso demonstrá-lo e provar dentro de campo. Algo falhava. Algo faltava. O foco agora é apenas um e ninguém consegue pensar noutra coisa. Sente-se o grupo unido e concentrado no que tem de fazer. Sempre conscientes de que do outro lado há mais 11 que jogam…e surpresas no futebol não tem faltado.

A última deslocação da época a Vila do Conde trazia uma onda vermelha incomparável, como só o Benfica consegue levantar. E a entrada em jogo foi melhor do que se podia esperar, com um golo do Rafa a aproveitar uma fífia defensiva do Rio Ave. Aliás, os 3 golos do Benfica resultam de erros forçados aos defesas da casa. Depois do Rafa a abrir, foi o Félix a fechar a primeira parte, num lance contestado. Falta à entrada da área (ou como diz o freitas lobo, penalty fora da área) não houve. Fora de jogo do Seferovic também não. A dúvida ficou em saber se o Félix está ou não em posição irregular. É discutível. O guarda redes enrola a bola nos braços e depois é que a larga com o movimento de derrapar na relva. Se simplesmente a defendesse para a frente, não havia dúvida. Como foi, parece ser uma oferta, como a do primeiro golo. Após verem e reverem, o golo foi validado. O erro principal foi não haver expulsão de 1 ou 2 jogadores do Rio Ave…relembrando que por menos que isso o Diego Costa apanhou 4 jogos de castigo (e mais 4 por insultos). Juntando ao cúmulo de ver um jogador puxar os calções de um adversário propositadamente e com o jogo parado e nem amarelo ser sancionado…
A segunda parte trazia mais bola e foi o Rio Ave a aproveitar um André Almeida plantado para reduzir a diferença. Mesmo assim, o Benfica voltou a controlar o jogo e aumentou a vantagem com um golo de Pizzi (à 4ª tentativa de fora da área).
Só que os instantes finais trouxeram os roedores de unhas, arrancadores de cabelos e requisitantes de desfibrilhadores automáticos. O Rio Ave ameaçou fazer o que tinha sujeitado aos frutanheiros e reduziu para 2-3…e o Benfica desperdiçou 2 oportunidades flagrantes para matar o jogo (Seferovic e André Almeida)…ficando a suster a respiração até ao apito final!
Grande jogo de Odysseas, Samaris, Pizzi e Rafa.
Em dia de aniversário do mister Lage, somámos 3 pontos cruciais em mais uma final e fica tudo em aberto para podermos disputar o que tem de voltar a ser nosso…em casa! O Santa Clara não quer ser o bombo da festa…nem arriscar cair meia dúzia de posições na classificação! Mas se somos melhores não podemos deixar de acreditar que somos capazes de ganhar!
Nós vamos lá estar! Se estivemos a teu lado quando tudo parecia desabar, se apelámos a uma mudança urgente que fosse a tempo de um triste desfecho salvar…se agora estamos tão perto de confirmar que tínhamos obrigação de lá chegar… Nós queremos lá chegar! Temos de lá chegar! É para ganhar! Sábado é para ganhar!
Infelizmente, tal como há umas semanas alertei, iria aparecer um acéfalo destruidor de tudo o que importa no futebol…e que ia tentar demover os adeptos de encher as bancadas do Jamor para apoiar e impulsionar o futebol feminino. Assim foi. No ano em que o Benfica estreia a equipa feminina e consegue o feito de chegar à final da Taça de Portugal, agendam o jogo que decide o campeonato nacional e a decisão da possível r3conquis7a…para a mesma tarde do jogo da equipa feminina no Jamor! Até as vontades políticas e partidárias interferem com as datas dos jogos. Tudo conta. Exceto o que devia contar. Nada me admira. A não ser ainda não ter ouvido o Benfica a manifestar o desagrado pela estupidez que ditou esta decisão. Espero que milhares como nós possam estar no Jamor e ajudar no apoio para que a Taça seja erguida pelo Benfica…e de seguida rumem então rapidamente para chegar em cima da hora do jogo na Luz…e que ao intervalo as miúdas subam ao relvado para serem merecidamente ovacionadas, independentemente do que acontecer no Jamor.

Vai ser difícil. Mas se fosse fácil…dizem que não tinha a mesma piada e seria para os outros…
A única coisa que é fácil, é a receita. Jonas e mais 10!  :)

Nunca mais é sábado. Calma...que ainda falta 1...

4 comentários:

  1. Respostas
    1. No sábado, às 18:30.

      Eliminar
    2. https://resultados.fpf.pt/Competition/Details?competitionId=17044&seasonId=98

      Eliminar
  2. Curioso destacarem o erro? de André Almeida mas não destacar o erro mais grave de Ferro no 2º golo...

    ResponderEliminar