segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Margem para progredir

Abrir o fim-de-semana com duas goleadas, da equipa principal e da equipa B.

Que belo começo! Era difícil pedir melhor.

No sábado pela manhã foi ver mais um belo jogo dos B (provavelmente das melhores equipas B que já tivemos, e que pede mesmo atenção virada e aposta para serem bem trabalhados, que matéria de qualidade temos ali em vários setores, coisa rara), com goleada de meia dúzia, entre hat trick do Gonçalo Ramos, a delícia que foi uma jogada brilhante que culminou no golo do Camará. Se o pistoleiro goleador está a dar mesmo muito nas vistas, preparando-se para poder dar o salto e vir a ser muito cobiçado, outros jogadores também podem vir a ser bem aproveitados, como na defesa Morato (que está a continuar a evoluir e saber aproveitar o tempo na B para vir a ser chamado), no meio campo defensivo Rafael Brito / Paulo Bernardo, na construção Camará / Dantas (o Dantas tem vindo a perder alguma influência e requer cuidados para não se desviar do caminho certo), e nas alas Embaló / Tiago Araújo. Também gosto do Vukotic e do Jair, mas parece-me mais difícil ganharem um lugar nas suas posições.

Resolver cedo, e carregar à procura de mais.
Podiam efetivamente ter sido mais, mesmo que o Famalicão também tenha criado mais 2 ou 3 oportunidades, mais foram as que construímos pela tranquilidade que o resultado permitia.
Jogar com o reforço talhado para apoiar o ponta de lança. Faz a diferença a qualidade do alemão que abria espaços, e hoje sobressaiu juntamente com o Everton que esteve mais solto e igualmente decisivo.
Jogar com o jogador com melhor qualidade de passe para construção. Lucrou o Benfica pela aposta na dupla de meio campo que tinha dado melhores resultados nas mãos de Lage, e abriu caminho para os criativos partirem a loiça toda.
Faz diferença. Toda a diferença.
Marcar cedo e procurar a bola na frente também, e ajuda a dar tempo para a defesa se montar.
A defesa disfarçou alguns erros mas foram ainda muitas as vezes que insistiram com perigo pelo lado esquerdo da defesa. Lá atrás o Grimaldo continua a ser um passador, e foram pelo menos meia dúzia as vezes que foi maltratado pelo adversário que nunca conseguiu travar, mas compensou com um livre direto perfeito (pode ser que ofereçam 45 milhões por ele já amanhã).
Nota final para um desengano. Um jogador como Pizzi ou um jogador como Weigl nunca será um problema numa equipa.
Não se percebe é porque se jogou na Grécia como se fosse uma partida de pré época.
Era difícil pedir melhor para assegurar margem para progredir e focar atenções na preparação do plantel.

Pena que daqui a 1 semana esteja malta de debandada novamente para a treta das seleções, coisa tremendamente irracional no meio de uma pandemia que obriga a tantas restrições e condicionamentos, mas depois deixa ir cada um para seu lado de viagem e juntar-se com colegas de seleções que vem cada um também de seu lado. Absolutamente estúpido isso, e que pode vir a causar problemas (mais) no calendário e preparação da equipa, como temos visto em tanto lado e diversas modalidades.

PS - Afinal não valeu a pena adiarem o negócio para o Tony jogar hoje a tentar picar os nossos defesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário