sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Do Empolgante ao Desinteressante

Ontem o sorteio da Liga dos Campeões mostrou de tudo um pouco, mas até foi dos mais empolgantes dos últimos tempos.


Não só pelo número de equipas que começam a estar nos lotes de tubarões, como pela incerteza do mercado de transferências que este Verão anda ao rubro.

E pelo meio ainda teve a coroação de Ruben Dias como melhor defesa da competição do ano passado e Jorginho, como melhor jogador, o que como era esperado, o coloca na pole para o prémio de Melhor do Mundo a par de Messi.

Porém, há sempre aqueles grupos desinteressantes, com nível de interesse equiparado a Liga Europa (que também tem o seu interesse mas não se compara com outros verdadeiramente da Champions).

Ao Benfica, para além do bónus de entrada, o privilégio de jogar com equipas de luxo, de bom futebol e ambiente de estrelato. E ainda também o positivo que é jogar em dias diferentes dos scp e fcp, que ficaram na primeira metade dos grupos por letras, tendo assim o destaque desse dia só para nós, para além de que nos grupos F, G e H não há grande atratividade que retire atenção ou se compare sequer de perto do grupo E.

Grupo A: Vai partir tudo o que é audiências e expetativas internacionais ver pela frente City (ainda por cima a ser fala a possibilidade de CR se mudar para lá) contra PSG de Messi e Neymar. Pela Liga Europa concorre o Leipzig. Grupo típico de Champions.

Grupo B: Se normalmente o Porto tem os grupos mais acessíveis, por vezes os chamados grupos de Liga Europa, desta vez apanhou o grupo mais difícil e equilibrado por cima. Muito interessante de ver, em que a teoria diria que o Liverpool poderá ser favorito, mas por pouco. É preciso tratar de arranjar 2 monitores para acompanhar os jogos do grupo A e B em simultâneo.

O Grupo D é equivalente ao A, mas com menos interesse e entusiamo. Inter e Real favoritos, com o Shakhtar a seguir para a Liga Europa e o Sheriff a curtir a cena. 

O Grupo E é equivalente ao A, mas com ainda maior interesse e expetativa. Joga o Maior de Portugal, que se esfarrapou todo para aqui estar e quer voltar a recuperar prestígio e pontos de ranking europeu, desde que isso não ponha em causa os principais objetivos de conquista prioritária, que são as competições internas. Pela frente os Colossos Bayern (que faz abanar qualquer equipa com um futebol impressionante) e Barcelona em fortes dificuldades financeiras mas que poderá por isso não só se dedicar ao máximo nestes jogos como reunir um grupo que está não só a ser de estrelas mas também como missão de corpo de salvação nacional. Nunca se sabe o que os jogos com o Barcelona poderão trazer, mas teoricamente o mínimo e que temos mais do que obrigação para isso tem de ser o 3º lugar para dar continuidade a campanha europeia, apontando 7 pontos, tendo para isso de dar conta das viagens longas a Kiev sem margem para erro.

O grupo F ficou a meio caminho entre a Liga Europa e a Champions, perdendo algum interesse por não ter nenhum jogo de topo. O United passa fácil, a Atalanta acredito que terá melhor previsão de se juntar, face a um Villarreal que voltará a disputar o troféu europeu do ano passado.

O grupo H mostra Chelsea e Juventus (em dúvida de como ficará o plantel) como candidatos sem dificuldades de passagem, levando os russos do Zenit até à Liga Europa.

Por fim, os 2 grupos de total desinteresse ao nível da Champions. Grupo C, de cocó neste caso :), e Grupo G. No grupo C o Dortmund é favorito, mas é uma equipa super inconstante que por isso perde interesse e não se afirma, principalmente se perder a jóia da coroa nórdica, fica sem sal. Mesmo assim, natural candidata a passar. Depois há um Ajax que tem anos em que é uma surpresa boa, mas começou logo a ser goleado pelo PSV que o Benfica defrontou, por isso não estará no seu melhor. Noutro grupo, o Ajax seria sempre relegado para a Liga Europa, neste poderá juntar-se aos alemães, mas face a isto tudo, é um grupo nivelado por baixo, com lagartos e turcos (em tempos tiveram equipas recheadas, o que não é a atualidade). Entre 2º e 4º lugar, nunca se sabe o que esperar. No grupo G, o Lille não acredito que tenha estaleca europeia, mas teve a sorte de calhar num grupo banal, onde estão os alemães de Luca Waldschmidt, o Sevilha e o Salzburg. Este últimos até diria que podem ser os favoritos, sendo que os austríacos costumam ter futebol agradável.

Saia daí o calendário e que até lá não nos fiquemos pelos 50% de lotação máxima dos Estádios em Portugal, ou melhor, que haja condições de segurança e saúde para que não nos fiquemos pelos 50% de lotação, para que se crie os ambientes na Luz, que lá fora com 100% de lotação o Benfica terá de enfrentar!

Lá estaremos!

PS - Ganhar ao Tondela.

2 comentários:

  1. "O Grupo E é equivalente ao A, mas com ainda maior interesse e expetativa. Joga o Maior de Portugal, que se desdenhou todo para aqui estar ": desdenhou?

    des·de·nhar -
    verbo transitivo, intransitivo e pronominal
    1. Não se dignar.
    2. Mostrar ou ter desdém por.
    3. Desprezar com altivez.
    4. Descuidar.

    "desdenhar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desdenhar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaahha epa, olha, sinceramente nem sei que palavra tentei dizer, confesso total ignorância e aparvalhamento meu...queria dizer esfarrapou ou algo do género. sei lá, estou a precisar de férias. obrigado pela nota

      Eliminar