quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Olhar de esguelha

Olhando de esguelha para o que foi este mercado de transferências...

Longe vão os tempos em que tínhamos um fecho de mercado empolgante. Enquanto outros fazem grandes negócios novamente no fim da janela de transferências e melhoram os setores mais carenciados, nós só assinamos negócios de minimizar prejuízos, a tentar despachar jogadores e continuamos com as falhas do plantel por resolver. Agora já nem um Candeias para anunciar como notícia de última hora... ahahahah bem, ao menos isso...
É o que temos, paciência. Terá de chegar.

Foi um Dia de rescisões e empréstimos de quem não entrava nas contas do jjudas.

Vinicius, o tal que tinha proposta de 60M e nos demos ao luxo de rejeitar, com imenso mercado e sendo o melhor avançado do plantel, foi empandeirado para o PSV (pelo menos recebeu o prémio de passagem do Playoff para compensar agora lá ir parar) por 12,5M (que na verdade são 11M se descontarmos as comissões), ficando o SLB com 50% de futura venda, ou seja, se for vendido por pelo menos 10M, ao menos fica pago o que custou. Esperamos assim que lá brilhe e possa cheirar negócio bem melhor do que por enquanto se conseguiu. Por enquanto continua como prejuízo, o que custa a entender.

Jota (Celtic), Tomás (Basileia), Tino (Getafe) e João Ferreira (Guimarães), todos eles seguiram empréstimos cada um para seu lado. Todos com opção de compra, sendo que o Tino (mal empregado jogador nas mãos do jjudas) terá cláusula de 10M por metade do passe, enquanto João Ferreira consta que seja o valor de 5M. De todos estes, só mesmo o Tino teria lugar no plantel e se esperava que a saída tivesse outros patamares alcançados, os restantes são bem emprestados, rezando para que possam render dinheiro (principalmente o Jota que precisa de aproveitar a oportunidade para mostrar o talento).

Chiquinho, depois da novela e finca-pé do Braga face ao interesse do Benfica no médio defensivo Al Musrati, cedemos o médio que foi desperdiçado por jjudas e seria uma das principais opções alternativas para João Mário, aparentemente sem opção de compra, esperando que faça uma boa época na Pedreira para regressar quando tivermos um treinador.

Entre as saídas de final de mercado, a despedida de Samaris, com acordo de rescisão, recebendo para poder seguir viagem. Obrigado campeão. Que consigas recuperar a alegria de jogar mas esperamos não nos defrontar.

Relembrar as anteriores saídas por empréstimos de Vukotic (bom jogador que também merecia ter tido oportunidade, foi emprestado 2 anos ao Boavista), Tiago Araújo (bom empréstimo no Arouca), Nuno Santos (bom empréstimo no Paços), Tiago Dantas (bom empréstimo no Tondela). Curiosidade e atenção para acompanhar os jogos que vão fazer nestes clubes, pois têm potencial para render financeira e/ou desportivamente.

E ainda as saídas definitivas de Pedro Pereira (nunca calçou mas pelo menos sempre teve interessados e foi rendendo qualquer coisa com os empréstimos e agora com compra do Monza por 3M), David Tavares (assinou pelo Famalicão, talvez tendo algumas cláusulas que possam pingar), Krovinovic (carreira atribulada que foi parar a um beco sem saída, precisava de começar de nove e assinou pelo Hadjuk por metade do que custou, sendo que com os empréstimos que teve mesmo assim não deve ter dado para pagar as despesas, mas era inevitável), Caio Lucas (entre os empréstimos e saída definitiva terá pago as despesas que custou e foi bem libertado), Alfa Semedo (assinou pelo Guimarães, o que foi estranho atendendo a que tinha tanto mercado estrangeiro e mesmo assim não se conseguiu ter maior lucro, mas com os empréstimos que foi tento, pelo menos terá compensado as despesas). Destes, o Alfa era o que se esperava que se conseguisse enganar alguém um pouco melhor, tal como nos enganaram a "nós".

Vendas de jogadores do plantel principal, tivemos a palhaçada de negócio medíocre com grande prejuízo desportivo e financeiro da saída de Waldschmidt, e ainda Nuno Tavares (não era pior do que o Gil, mas estava queimado e tinha de se aproveitar os 8M do Arsenal), Cervi (venda pelo preço que custou, sendo que foi desvalorizado pelo jjudas e ficámos a arder) e Pedrinho (venda pelo preço que custou, mas com comissões e salários, deu prejuízo). Destes, só o Nuno se compreende os valores, os restantes teriam obrigação de ter lucro financeiro, sendo que desportivamente o alemão não fazia sentido dispensar com estes valores.

Em sentido inverso, tivemos registo de entrada de 7 novos reforços, ou melhor jogadores novos, dado que alguns deles não serão propriamente reforços, com o destaque de mais um elevadíssimo investimento num ponta-de-lança que só teria feito sentido se realmente houvesse um negócio milionário pelo Vinicius ou Seferovic, o que não aconteceu. Mas desportivamente o Roman é uma mais-valia, apesar de continuar a achar que o Seferovic vai regressar e voltar a ser o titular, o que dirá se teremos novo problema a negociar de futuro. Para já, temos o ponta-de-lança ucraniano a juntar a outro novo ponta-de-lança Pinho, ao extremo Radonjic (emprestado), ao lateral direito Lázaro (emprestado, sendo o 4º lateral direito do plantel quando precisávamos era para a esquerda, mas que na verdade tem feito mais jogos a médio do que a defesa, por isso veremos no que dá), ao trinco Meité, ao médio centro João Mário, e ao extremo Gil Dias.

Iniciámos a época com o topo das urgências e prioridades de reforço para colmatar as deficiências da equipa direcionadas para: 1 lateral esquerdo titular; 1 médio centro box to box titular, 1 trinco para lutar pelo lugar, 1 ponta de lança goleador titular (que marque mais de 25 golos por ano e não precise de 4 oportunidades para marcar 1), 1 extremo canhoto veloz e desequilibrador que procure a linha de fundo para lutar pelo lugar, 1 central (dado que Ferro nem conta para o jjudas por opção e por lesão).
Destas prioridades, chegou 1 médio centro box to box titular. De resto, o trinco não dá luta pela titularidade, o ponta de lança não garante a titularidade nem mais de 25 golos por ano, o extremo não é canhoto e tem características muito parecidas com o Everton (mas ainda é cedo para dizer se luta ou não pelo lugar), não veio o central (apesar de que ainda cheira a David Luiz), mas principalmente...o prioritário lateral esquerdo não veio, sendo a grande lacuna novamente do plantel.

Dos dossiers a resolver de saídas, faltou Gabriel, sendo que ainda tenho esperança que agora alguém abra os olhos do jjudas e mostre que, já não tendo Chiquinho, o Gabriel é a melhor opção para rodar com João Mário na posição 8, ficando Paulo Bernardo e Gedson (acho estranho que um jogador com as características de Ramires, só por ser jovem da formação não seja aproveitado pelo jjudas, tanto para 8 como médio interior direito) como suas alternativas para essa posição.

A incapacidade negocial e fragilidade que a estrutura tem na mesas de negociações atualmente é mais do que evidente. Antes não conseguíamos fazer bons negócios com jogadores fracos ou medianos. Agora, nem com os bons ou muito bons temos unhas para arranhar o mercado. O máximo que se consegue e acabamos por dizer que foi um alívio, é recuperar investimento e pagar as despesas, pois lucros nem vê-los. Sinais dos tempos e bastidores que nos atingiram com força e vai ser preciso tempo (e principalmente vitórias) para poder voltar a galgar terreno e estatuto.

Não se pode dizer que tivemos um bom mercado de transferências, nem em termos de lucro financeiro nem em termos de colmatar as falhas que o plantel tinha. Mas temos plantel mais forte do que o ano passado (época em que já tínhamos obrigação de ter vencido naturalmente com melhores e mais opções do que os rivais) e atualmente também mais do que suficiente para dar conta do recado. Vencer as competições internas é uma obrigação mais do que atingível e lá fora a campanha europeia terá condições de não ser curta.

Por fim, breve comentário ao mercado e plantel dos lagartos e andrades.

Os lagartos precisavam de alternativas para compensar ausências/saídas de Porro e Nuno Mendes, e foram buscar 2 laterais que seriam titulares nos rivais (Vinagre e Esgaio), dessa forma puderam fazer um dos melhores negócios do século, vendendo o Mendes ao PSG num negócio que vale mais de 52M, contando com o empréstimo de Sarabia. Precisavam de um ponta de lança, e assim a chegada do espanhol é um valente upgrade (ainda assim, apesar de um craque com qualidade para ser titularíssimo, não é um goleador que habitualmente faça todos os anos mais de 20 golos) para posição carenciada. Precisavam ainda de compensar a saída de João Mário, tendo ido buscar Ugarte (investimento significativo mas que promete). Resolveram todas as falhas do plantel, e encaixaram bom dinheiro. Amadureceram 1 ano os miúdos, ainda para mais com experiência de título conquistado. Abriram a época com troféu e apenas têm 1 empate. Estão mais fortes do que no ano passado. As competições europeias podem fazer a diferença nas segundas linhas. O segredo estará na continuidade de voltarem a ter ou não estrelinha da sorte, e se Coates mostra novo nível elevado esta época, bem como Palhinha e Pote.
Comparando com o plantel do Benfica, costumo avaliar os adversários pensando que jogadores teriam lugar no nosso plantel, e nesse caso o Coates, o Palhinha e um dos laterais são quem teria bilhete e qualidade para poder fazer parte do grupo.

Os andrades começaram a época atribulada, com agitações internas que podiam ter feito perder mais pontos. Agora que fechou o mercado, têm tempo para se reorganizar. Precisavam de lateral esquerdo, de central, de médio centro, trinco, extremo e principalmente de ponta de lança. Reforçaram praticamente todas as posições com jogadores de qualidade. Os centrais são de qualidade inegável (entrada de Marcano e Fábio Cardoso são valiosas), a linha de meio campo é o melhor setor do plantel, em que não se nota nenhuma diferença entre titulares ou suplentes. As laterais melhoraram face ao ano passado, mesmo assim ainda não estão inteiramente seguros. Só na linha de tiro ficou a faltar reforço de topo. Não chegou nenhum ponta de lança e aí ficou a falha deste mercado de transferências, que terá de ser compensada com algum VAR. No global, estão bastante mais fortes do que o ano passado.
Comparando com o plantel do Benfica, o Otávio e talvez o Díaz seriam os que poderiam encaixar no plantel do Glorioso, considerando apenas a qualidade e características da posição em que jogam (o Wendell a seu tempo se verá o que irá render).

Vai ser animado. Mas que a verdadeira animação seja a conquista dos títulos desejados pelo Maior de Portugal!

Lá estaremos!

PS - que anedota de gozação pública que as osgas fazem pouco de toda a gente, com a dispensa de ida às seleções de 4 titulares para se poderem preparar na máxima força para o clássico amigável com o porto...e tudo fica a ver isto acontecer...

22 comentários:

  1. Tudo que é dos adversários é top, todos os que saíram do SLB eram craques, e os que entraram flopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dizer mal de nós somos os maiores ,esquecem-se que mesmo assim o Benfica fez vendas de 50 Milhões e entre entradas e saidas o Benfica tem um lucro de 25 Milhões.

      Eliminar
    2. Caro Luis,
      Essa avaliação não é linear nem correta. Se as despesas não são do mesmo ano que as vendas, não se pode dizer que teve lucro, tal como o ano passado não se podia dizer que teve prejuízo, só porque houve mais investimento do que vendas. Isso é tesouraria orçamental.
      A análise que importa é feita individualmente, jogador a jogador. Despesa face a receita direta de cada jogador. É aí que o lucro se avalia e se o negócio foi ou não rentável. E o facto é que praticamente todos andaram entre o prejuízo e o limite da cobertura dos custos. Lucro infelizmente não estamos a conseguir obter.
      Pelo menos deu para segurar a maioria dos principais, na esperança de que, com vitórias em campo, se inverta a tendência de desvalorização e se façam bem melhores negócios de futuro, tanto com jogadores de nível médio ou dispensáveis, como com ativos que foram elevados investimentos dos quais é crucial obter retornos.

      Eliminar
  2. O Tino só não é top nas mãos do JJ, como nas mãos de Bruno Lage (a partir da 2ª época no clube BL começou a encosta-lo), como nas mãos do Kovac no Mónaco!
    Lá vai jogando com o Rui Jorge de vez em quando, e aí vesse bem porque que não é aposta dos outros.

    Infelizmente essa é a verdade... quem me dera que ele fosse a truta que alguns apregoam, quem me dera que todos da formação fossem Messis, Mullers, Ranaldinhos, Cruyft´s, Maldinis etc.... Mas lamento, não são. Há os que são bons e por vezes aproveita-mos esses outras vezes não os aproveitamos... mas há também os que não são assim tão bons!!!

    E claro, parafraseando o jose helder soares... só mandamos embora os craques e ficamos com o lodo, por o JJ é assim, gosta de mandar embora os bons para ficar com os maus......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Edumigmar
      Concordo que no Mónaco desapontou (não tenho noção da concorrência, sendo que já entrou tarde no plantel). Nos sub21 por acaso discordo, tem sido sempre dos melhores em campo e só não se destaca mais pois passou o ano sem jogar nos clubes. Quanto à 2ª época do BL não conto pois foi atípica, não se entende o que se passou, mas havia outros problemas internos que marcaram o grupo. Para além desses problemas, a entrada de Weigl tirou obviamente espaço ao Tino como aconteceu com Samaris. Mas importa o que jogou no ano do título de campeão, em que estes 2 últimos foram cruciais, por isso o Tino não vale zero. Se vale 80 Milhões da cláusula, ou 20Milhões da avaliação de venda não sei. Mas só por terem a águia ao peito já devia valer isso :)

      Concordo que não são todos bons nem mais ou menos, por isso como está escrito no texto, muitos foram muito bem dispensados pois não tinham lugar e pode ser assim que arrebitem e se valorizem. Mas também como disse, a questão é o poder de negociação, é preciso também saber vender jogadores medianos ou que não sejam assim tão bons. Faz falta ter assim bom vendedor na estrutura e não apenas vender os que são tops, era isso que me referia.

      Ficar com o lodo? Não entendi? Então se disse que estamos melhores do que antes, e se dostes que foram embora só referi que o Tino e o Luca poderiam ter lugar no plantel, esse comentário não faz muito sentido ;)
      Quanto ao jjudas, tem tudo a ver com comissão, só que agora o amigo LFV está fora e é preciso não mexer muito. eheh
      Saudações

      Eliminar
    2. É a velha treta que arruinou com a carreira de Nelson Oliveira....era o Ibrahimovic Português era o Sucessor de CR7 era tudo....2 doi anos depois .....já não era nada ....e hoje está pela Grécia a fazer pela vida....
      Quantas não ficaram com a carreira arruinada por causa disto, o Tino é mais um, o miudo tem qualidade mas precisa de muita coisa ainda para ser um jogador a ter em conta para ser suplente do Benfica, tal como Ferro acabou-se lhe a "tesão" da época de estreia com o Lage hoje é o que é, como foi na época passada no Valência.

      Vinicius é um bom goleador, mas se tiveres que correr atrás da bola é menos 1, e jogar em apoio em posse de bola, o Vinicius é um a menos, ele é um avançado referencia muito diferente de um jogador que se dá ao jogo como Seferovic Gonçalo Ramos ou Yaremchuk.......algo curioso...Pinho....alguns minutos de jogo e que vislumbre tive dos movimentos de Jonas, da leitura de Saviola .....vamos a ver em termos de concretização o que vale

      Eliminar
    3. Caro Pedro,
      Sobre o Ferro, concordo, é por isso importante também saber quando vender. É no pico da tesão que se lucra a valer. Esse timing é crucial. Depois disso, é preciso muita estaleca de vendedor :)
      Quanto ao Pinho...bem, comparar com Jonas e Saviola é delicado...confesso que vendo o jogo no telemóvel talvez me tenha escapado MUITA coisa desse vislumbres, mas estarei mais atento (caso volte a ter oportunidades sem ser na Taça da Liga).
      Saudações

      Eliminar
    4. Realmente, e visto bem as coisas, a parte do lodo foi bastante extrapolado da minha parte e que não bate, de facto, com o que escreveste.
      Sobre o Tino nos sub-21, continuo com a mesma opinião, então neste ultimo europeu......... credo!!!
      Em relaçao ao Ferro, e à venda no pico do tesão, é sempre um pau de dois bicos:
      - Se vendes és criticado porque vendeste uma joia da formação que está a jogar bem e em forma.
      - Se não vendes e depois o jogador vira "flop", é um problema porque devias ter vendido no pico do tesão e não vendeste.

      Não sei se me faço entender...

      Eliminar
    5. o que p edro disse sobre o vinicius esta certo só que em metade, se não mais, dos jogos que fazemos numa epoca o que é preciso é que alguém a meta lá dentro e nisso ele é melhor que os outros, o yaremchuk vamos ver, e não que precise de meia dúzia para meter uma.

      alias basta ver o ultimo jogo, o do arouca na segunda parte, e o vinicius lá meter lá dentro ele sabe.

      Eliminar
  3. Confuso...(... ) os rivais apetrecharam-sebem... Vai-se a ver e só 2 jogadores calçar iam no Glorioso..??!!
    É assim..., têr 1 Blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo, pensei que estavas no Celtic! Desejos sinceros de boa sorte por lá e ficarei a torcer por ti! :)
      Agora a sério, sim, reforçaram-se e estão mais fortes, comparando com o que eles tinham antes. Comparação entre o que tinham e o que resultou do mercado. Não comparando com o Benfica. O Estoril (mero exemplo) também se reforçou e pode estar mais forte do que estava antes sem por isso significar que esteja mais forte do que o Benfica ou que algum jogador deles tivesse lugar no Benfica.
      Espero ter esclarecido. É para isso que serve o Blog, para conversarmos sobre as opiniões de cada um do Benfica.
      Saudações

      Eliminar
  4. Podes dizer que bom dinheiro encaixaram os lagartos?
    52 milhões pelo n.mendes?
    W.T.F.?
    Que se sabe é que foi emprestado por 7milhoes. Mas pronto siga a banda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 7 Milhões pelo empréstimo + 40 Milhões de opção (dúvida sobre a obrigatoriedade por causa do FairPlay financeiro) + 4 Milhões de salário anual do avançado emprestado (normalmente pagamos por receber jogador emprestado e ainda pagamos os salários, ali nada vão pagar) + 1 Milhão do salário que recebia o Mendes
      Sim, para mim é um bom negócio, por um jogador inflacionado neste momento e que daqui a 1 ano não iriam conseguir fazer um negócio assim. Mas não é melhor negócio do que os que o Atlético Madrid tem feito às custas do Barcelona, claro :)
      Saudações! Que siga a banda e role a bola

      Eliminar
    2. ....... e os "VMOCS"????........será que os "lagartos" assentaram os "vmocs" numa pedra de gelo??????.......PS: não é só LFV que deve dinheiro aos Bancos, ou as dividas dosmlagartos são para esquecer????

      Eliminar
  5. Então viva os lagartos falidos carago.
    Os 7 milhões vão salva-los e os hipotéticos 40 de opção que pode não ser opção vão eleva-los a outro patamar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh
      bem, na verdade o que os salvou são os perdões de dívida, como disse acima o Moreira...se não fosse a banca ter dado tanto perdão de dívidas, já tinham penhorado o WC do lumiar e ido jogar para Vila Franca, que era o meu sonho deixar de ter aquilo aqui tão perto do nosso estádio :))

      Eliminar
    2. Este emprestimo dos lagartos só foi possivel porque está lá o Antero Henrique sogro do Ruben Amorim, senão como é que o genro recebia no final do mês ,um clube endividado até ao tutano, que ainda não pagou o empréstimo obrigacionista que não tem petróleo e é uma lavandaria do Sobrinho ninguem investiga este clube da treta ?

      Eliminar
    3. Luis, o Antero Henriques já saíu do PSG, ainda tem lá conhecimentos/amigos e está a trabalhar na SOMBRA para a LAGARTADA...

      Eliminar
    4. LedZep em Janeiro o PSG já estará a pensar como o vai RECAMBEAR...

      Eliminar
    5. Acho que esse antero não é sogro do Amorim,mas cunhado, não interessa.
      O interessante é que muitos blogueiros e comentadeiros ainda acreditam no pai Natal.
      É claro que esse antero está por trás do negócio,e lá conseguio enganar o arabesco dono do clube.

      Eliminar
  6. vamos ver é se o lázaro não vem para lateral esquerdo.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro, tenho a ousadia de juntar algumas comentários ao seu post.
    "A incapacidade negocial e fragilidade que a estrutura tem na mesas de negociações atualmente é mais do que evidente. "
    Temos três questões a ter em conta:
    1 - O J Mendes foi ganhar dinheiro para outro lado, em que dê menos nas vistas, pelo que o carrocel abrandou.
    2 - O mercado esteve muito contido. Tirando algumas exceções (PSG - por exemplo) houve poucas transferências e os valores globais foram muito aquém dos mercados pré COVID. Os montantes que se deixaram de faturar devido à falta de público nos estádios tiveram um impacto importante. Não há ainda elementos para avaliarmos mas estimo que se tenha perdido cerca de 15% a 20% de receita. Veja o caso concreto do FCP que colocou os melhores jogadores do plantel no mercado a valor de saldo e vendeu bola. Safou-se o Sporting com a venda do Nuno Mendes. Exceção a confirmar a regra.
    3 - A maioria dos jogadores que tínhamos para venda estão desvalorizados ou são fracos. Só se vende bem quem tem mercado... como se pode vender bem o Gabriel se ele tem tido um comportamento no grupo vergonhoso, tem tido um desempenho desportivo medíocre e está encostado?
    "lateral direito Lázaro (emprestado, sendo o 4º lateral direito do plantel quando precisávamos era para a esquerda, mas que na verdade tem feito mais jogos a médio do que a defesa, por isso veremos no que dá)"
    Não percebo nada disto, nem tenho por hábito ver muitos jogos de futebol onde o Glorioso não participe. No entanto, por causa das apostas vejo alguns jogos e no caso do Lázaro, vi jogar 3 ou 4 vezes na época passada, e na maior parte dos casos jogou a defesa esquerdo. Penso que o que se espera dele é que possa jogar nas duas laterais.
    "Os lagartos precisavam de alternativas para compensar ausências/saídas de Porro e Nuno Mendes, e foram buscar 2 laterais que seriam titulares nos rivais (Vinagre e Esgaio), dessa forma puderam fazer um dos melhores negócios do século, vendendo o Mendes ao PSG num negócio que vale mais de 52M"
    O Vinagre e o Esgaio estão a anos luz do Nuno Mendes e do Porro.
    "Precisavam de um ponta de lança, e assim a chegada do espanhol é um valente upgrade"
    É pá... eu não percebo nada disto ... mas pelo que vi jogar o Sarabia é ala e não ponta de lança.

    A minha opinião:
    Este mercado era muito difícil pelo que expressei anteriormente... Tendo em conta as limitações acho que nem foi mau... Alinhando pelo que veio na imprensa, o Vinicius pode ser considerado vendido a prazo e se assim for as vendas serão cerca do dobro das compras.
    Saíram uma data de jogadores de quem pouco ou nada se esperava. Como disse no seu post, fez-se uma data de bons empréstimos.
    Relativamente à equipa que se espera titular, vieram 3 jogadores que pelo que conheço serão titulares e trarão melhoria na equipa (João Mário, Roman e Lázaro)
    Espectativas baixas relativamente ao sérvio e ao Gil Dias. Relativamente ao Meite acho que ainda é cedo avaliar e precisávamos desesperadamente que dê certo, pois precisamos de força no miolo.
    Não saíram os jogadores com mais mercado e importantes, Wegl, Rafa e o próprio Otamendi)
    Ficaram jovens que poderão a curto prazo ser muito importantes (Ramos, Gedson, Morato e Paulo Bernardo)
    Enfim, com algumas limitações (baliza, defesa esquerdo apesar de o Lazaro poder jogar lá...), melhoramos a primeira equipa e ficamos com jogadores com potencial de crescimento para a rotação.
    Mais importante de tudo, deixamos definitivamente nos jogos mais dificil de jogar em 442 (buraco) sem um 8 super homem. Com o 343 ficamos muito mais equilibrados e essa parece-me uma 'aquisição' muito interessante e com forte impacto na nossa época.
    Finalmente, apesar de achar que temos melhor 11 e melhor plantel que os rivais, acho que qualquer dos rivais tem mais do que 2 jogadores para entrar no nosso onze.
    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar