quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aventura na Madeira!!! Férias e ver o Glorioso! Mistura explosiva :)

O Maior de Portugal, pela 1ª vez na MADEIRA! Emotivo, apaixonante! A noite de Champions deu o mote para o que estava a começar! Excelente fim-de-semana prolongado! :)
O golo do Cardozo com 5 minutos de jogo assegurou o 1º lugar do grupo europeu e abriu noite de festejos até horas tardias...que quase me obrigaram a ir directo para o aeroporto, bem de madrugada rumo à ilha da Madeira! E tudo se iria passar, com 2 denominadores em comum...novamente com exibição dos encarnados pouco conseguida...novamente com golo do Takuara a dar a vitória ao Maior de Portugal, desta vez, a 5 minutos...do fim! :)

Aterrámos na Madeira na manhã de feriado e bem instalados, passámos o dia a curtir a cidade do Funchal. O característico bairro de sta maria, o forte s.tiago, complexo balnear barreirinha (e brutal esplanada do restaurante risô), o porreiríssimo parque sta catarina, bela igreja sta maria maior, convento sta clara, story center (este não vale a pena lá irem que é banhada), a sé, marina, capela corpo santo, imponente subida no teleférico até ao monte, romântico jardim tropical monte palace (com direito a prova de poncha), radical típica descida nos carrinhos cestos. E poder disfrutar do importante momento que os madeirenses tanto esperavam naquele dia: o acender das luzes de Natal por toda a ilha! A terminar, um belo jantar no Donna Maria, bem tradicional.
Ao 2º dia iniciámos o roteiro a explorar a ilha, apenas possível graças a termos alugado carro. O destino foi a metade Oeste da ilha, passando pelo Lido, topo da Encumeada, paúl da serra, serra de água, visita às grutas vulcânicas de S.Vicente (mto giras), e disfrutando da paisagem e recorte da estrada que liga Seixal a Porto Moniz! Para quem se lembra daquela estrada antes de existirem agora os intermináveis túneis (é de se tirar o chapéu a estas impressionantes obras de construção civil que transformaram por completo a vida da população madeirense), deve ser arrepiante se agora lá forem e darem conta de que alguns desses troços se conseguem ver...lá em baixo, caídos no precipício sobre o oceano! Ui...vertigens?! Oh, yes...
Em Porto Moniz deliciámo-nos com um belo arroz de lapas no Cachalote e um delicioso bolo de mel tradicional! E ficámos maravilhados com as piscinas naturais naquele ponto da ilha que é o principal destino de férias de verão de muita gente. O regresso à costa sul foi feito pela zona mais isolada da ilha, passando pela ponta do sol, Calheta (ir ao engenho da Calheta para mais umas provas de ponchas e broas) e terminando em Câmara de Lobos (vale bem a pena dar um pulo ao miradouro lá bem no alto), onde jantámos as espetadas do famoso Santo António, seguidas de uma degustação das melhores ponchas da ilha, no bar Number Two.
Nesta altura já o Bruno me tinha dado a notícia de que os convites para o jogo estavam garantidos e estariam à minha espera no hotel da equipa, Domingo pela manhã!
O Sábado foi dia de alturas! Escalada ao Pico Alto, ao Pico do Areeiro, passagem no Ribeiro Frio (e ver os viveiros), Faial e paragem imperdível em Santana. Aqui se localizam as mais típicas casinhas madeirenses, também o Parque Temático e belo almoço no restaurante do hotel Colmo (nome do material dos telhados das casas típicas) com acompanhamentos de batata doce e a fechar um sensacional pudim de maracujá caseiro.
Forças retemperadas, para subir às Queimadas e aí fazer um pouco da Levada do Caldeirão (que os nossos amigos Inês e Carlos irão fazer daqui a 2 semanas e por isso la deixámos uma mensagem escondida), e trepar mais ainda à Achada do Teixeira e caminhar até ao pico Ruivo, o mais alto da região autónoma. Atenção que a meio da estrada para o pico ruivo há um miradouro (do lado esquerdo de quem sobe) que pode passar despercebido a muita gente que pensa não valer a pena e é tão só…o mais fixe de todos!!! Adorei. Regressar pela ponta de são lourenço, camacha e de volta ao funchal para ver o Barça vencer o Real e aproveitar toda aquela animação nas ruas que a cidade vivia neste fim-de-semana, luzes, barraquinhas, música...até a banda filarmónica tocou e dançou a música que o ídolo deles, filho da d.dolores e mano da mana cátia, costuma dançar de forma parola ao celebrar um golo em madrid.
E se tudo estava a correr lindamente, sempre com um tempo maravilhoso, o Domingo foi o melhor de todos, sem dúvida! O mais animado e longo. E com vitória do SLB!
Madrugámos a sair para a rua após o habitual pequeno-almoço reforçado e entrei no hotel (Pestana Miramar) onde a equipa do Benfica estava hospedada para ir levantar a encomenda em nome do Hotel Amazónia que continha os nossos 2 bilhetes. E tal não é a minha surpresa quando chego ao carro e constato que em vez de um envelope...tinha 7 ou 8!!!! Cada qual mais pesado que o outro...e cada um com seu nome escrito...que não era o meu!?! Por engano, como o nosso era o que estava por cima, tinham-me dado o molho todo para a mão! O que vale é que eu sou um gajo honesto, e lá voltei a dizer para a senhora ter mais atenção com estas missões importantes! :)
De bilhetes na mão, dirigimo-nos às casas do rabaçal para cumprir na íntegra fielmente a levada das 25 fontes e do risco, um percurso maravilhoso pelo meio da natureza e que termina com as fabulosas quedas de água que só parecem existir na tv!
O regresso ao funchal foi para irmos às bilheteiras dos Barreiros tentar bilhetes para os Proud, que se preparavam para embarcar de Lx para também irem apoiar o SLB, mas com as bilheteiras fechadas, só havia um candongueiro a tentar enganar algum anjinho que não se apercebesse que os ingressos que o gajo tinha eram convites (custo zero) que tentava impingir a 30 euros cada, ainda para mais de acesso à bancada contrária! A solução acabou por conseguir o contacto correcto do Director de Segurança e Organização de Jogos do Sport Lisboa e Benfica, que almoçava no mesmo spot em que nós iríamos encher a barriga, e assim os Proud puderam viajar mais descansados.
Enquanto isso, nós visitámos o Pico barcelos, seguido do Curral das freiras, e avistar esta povoação desde o miradouro brutal na Eira do serrado (com o símbolo do SLB na parede a assinalar o 32º campeonato). E numa altura em que os nervos já se apoderavam de mim, a solução para relaxar foi ir directo até ao Cabo girão e ao elevador sobre a fajã dos frades (que vertigens do caraças, pá!!!)...e assistir a um pôr-do-sol super hiper mega buéda fixolas! J
A noite caiu, e a menos de 2 horas do início da partida, apanhámos os Proud (que já estavam encostados às barraquinhas das ponchas) junto à marina e fomos para o Estádio dos Barreiros! Vai jogar o Maior de Portugal! Está na hora!
Coral e pão com chouriço (em bolo de caco) à porta da bancada do estádio em obras. E os nervos do aproximar do início de 90 minutos decisivos não só em termos pontuais como de sentimento pessoal muito especial neste caso.
Apenas de um dos lados há lugar a adeptos, pois os restantes ¾ do estádio está em construção. Entrámos na bancada destinada aos visitantes para os Proud afixarem o pano, já depois de um simpático bófia se ter metido na conversa para nos recomendar os melhores locais da noite por ali e onde nos deveríamos deslocar para melhor festejar.
Abancar e dar conta do ambiente. A nova bancada em construção tapa a vista, mas será do dia para a noite a diferença de condições que possibilitará. E pasmar com a parvoeira do speaker (naturalmente já foi multado) a incitar à violência e provocar os adeptos com comentário tão estúpidos quanto desnecessários, sobre erros de arbitragem de jogos anteriores e no final a inventar erros graves inexistentes no próprio jogo…isso a juntar aos putos (não tinham mais de 10 anos) do “maritime”…a entoar insultos ao SLB sem se perceber como nem porquê…tadinhos…
Curioso ver o pessoal em cima do muro no topo dos balneários às centenas a ver o jogo do lado de fora! À borliú!! J
Sem o Nico, que o JJ não soube poupar no jogo anterior e terminou o ano mais cedo que o previsto, e sem o capitão que continuava lesionado, a surpresa foi o Rodrigo fazer de Gaitan, como extremo! Uma opção que não surtiu como desejável. Aliás, quando ouvi o onze inicial sempre pensei que fosse o Axel fazer de interior direito e com dupla atacante na frente, mas isso só aconteceu após o intervalo.

Com 13 minutos jogados e a atacarmos para o lado da nossa bancada, o Rodrigo fugiu da direita para o centro e rematou em arco ao poste mais distante…bruah no estádio…mas bola ao lado. Também o Garay esteve perto de acertar no alvo, a responder de cabeça ao pontapé de canto (houve logo quem lá dissesse que o Luisão essa marcava).
Mas o mais incrível ainda estava para vir…
Primeiro o Pablito…!!!! Depois de ter falhado 2 golos aparentemente fáceis na semana anterior…naquele mesmo estádio…grande combinação pelo centro do ataque, o nosso 10 entra na área isolado na cara do redes…vai marcar…tem tudo para marcar…opta pela finta, desvia do keeper…mas quando se prepara para empurrar…a luva do Peçanha estica-se e tira-lhe o pão da boca!!! Como, Pablito?! Como?... Ai estes ares da ilha deixam-se marado, apre!..

Pensam que esta doeu? Sim, porque eu tenho o nome do Mágico gravado no manto sagrado que visto…mas com meia hora de jogo…alguém ligou o youtube!!! Ao vivo e a cores…em pleno relvado…ali, mesmo à nossa beira.
Witsel desmarca o Maxi na área, o lateral uruguaio (de braçadeira) assiste de primeira para o Cardozo. Ninguém na baliza. A 5 metros do golo. Sem carraças a pressionar. Sem vento nem cabelo nos olhos. Com as chuteiras apertadas. Só tem de meter o pé, o seu melhor pé, o esquerdo, aquele pé de matador. Braços no ar, pulamos das cadeiras, o grito já vai a meio…e…bola ao lado. Ohhhh…. Hã???!!!.... Oi??!!!... Será possível? Não… É mesmo?!... Brincadeirinha… Mas foi. Falhou a baliza deserta. Oh Takuara… Ai mãezinha do céu… Mas o que é que é isto, ó meu?!! O Natal é só pra semana e já andamos a distribuir brindes?... Epa, hoje não…não me faças isto, pá!
É que foi de tal forma que ao intervalo ainda tive enormes dificuldades em explicar e fazer crer um senhor madeirense que estava atrás de mim e ao filho que a bola não tinha mesmo entrado. Juro! Eles não acreditavam. Pareceu-lhes mesmo (tal era a probabilidade diminuta de atirar ao lado) que a bola tinha entrado na baliza mas o fiscal de linha (esse grandessíssimo %&`*#^#$”#&@, como eles lhe chamaram no seu dialecto nativo) tinha invalidado o tento por suposto fora-de-jogo!! LOL

Bem, o jogo tinha de continuar. E nós tínhamos de ganhar! POR TI, POR TI, EU IREI CANTAR, PARA SEMPRE, PARA SEMPRE, QUERO-TE VER A GANHAR!!!!
A diferença para o jogo anterior (na Luz, para a Champions em que alguns enganados no estádio em que estavam juntaram os lábios para emitir som agudo que me levou a mandá-los para o outro lado da 2ª circular), é que não se ouviram assobios. Bocas abertas de espanto, muitas mãos na cabeça, mas nada de assobios, e ouve quem arrancasse até o cântico do Takuara!

Após o intervalo, mais uma razão para que carregássemos rumo à vitória. Logo a abrir, o Maxi é ceifado com falta dura de Olberdam, que viu inevitavelmente o 2º cartão amarelo e consequente expulsão.
Com mais um em campo, era só o que me faltava se não conseguissem os 3 pontos!
As cólicas renais e intestinais dos jogadores da casa a partir daí foram infernais e até uma pequena borbulha a nascer entre pêlos dava direito a um par de minutos a contorcerem-se e rebolarem-se no chão…

O tempo passava e nós íamos vendo a vida a andar para trás e o fantasma de nuvem cinzenta a pairar sobre umas férias que estavam a correr tão bem…
Por isso a minha babe até nem se importou de passar eventual vergonha quando eu me enfureci e comecei por 2 ou 3 vezes a cantar sozinho na bancada e arrancar com o apoio que se alastrou rapidamente à nossa volta. Em alguns momentos, a nossa bancada parecia quase desanimar, mas havia quem se lembrasse de puxar um resto de forças para arrancar e transmitir lá para dentro o que nós queríamos ver atingir!
VERMELHO, É O CORAÇÃO! BENFICA, A NOSSA PAIXÃO!

Isso e o valente puxão de orelhas que gritei ao JJ, pois já me estava a passar com a inércia dele e incapacidade de mexer com a equipa, tendo o Rodrigo e o Barril como peças muito pouco inspiradas no ataque! Mas o feeling e raça que faltava renasceu quando finalmente o Manolito foi chamado e correu para entrar rápido, cheio de fúria espanhola que o caracteriza (não entendo como o único extremo que temos no plantel, ainda para mais um gajo que tem sempre imensa garra, mesmo que por vezes menos racional, não é mais aproveitado).
3 minutos depois de entrar, o espanholito remata de primeira rente ao poste, mas o keeper da casa estica-se e cede o canto. Começava o desespero. Então agora já não basta o Peçanha passar o tempo a queimar cronómetro ainda se lembra de voar às bolas?!... Fazia lembrar um SLB-Marítimo de há 2 épocas. Mas não podia acontecer novamente tal empate. Temos de vencer!

Lançamento lateral para Maxi Pereira, insiste e cruza para a área…salta e remata o cabeça de ligadura (Jardel) para gigante defesa do guardião insular!!! Bolas, pá! Mas ainda mexe, tudo de pé e pescoço esticado para o pólo oposto…chuta Nolito!!!!! A bola desvia num defesa da casa, fica a pingar na pequena área…TAKUARAAAAAA…….. É GOLOOOO!!!!!!! É NOSSO!!!!!!!! GOOOLLLLLOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!
É DO BENFIIIICAAAAA!!!!!!!!
GOOOOOLLLLLLOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!
GOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!
Que felicidade tremenda! Que desespero! Que descarga e descontrolo emocional quando aquela bola entra a 5 minutos do final!!!! A vitória finalmente ali tão perto de acontecer! De ser real! De ser nossa! De nos dar essa alegria de merecermos ver estas férias coroadas com uma vitória na Madeira! Abraços, pulos, gritos! FORÇA BENFICA! VENCE POR NÓS!
A entrada de Nolito só pecou por tardia e virou completamente a garra que a equipa precisava para a recta final da partida, no tudo por tudo!

Até final, entrou ainda o Ruben, a tempo de ter uma paragem cerebral à emerson perto do final que me ia irritando consideravelmente. O Pablito e o Nolito ambos se isolaram ainda sem conseguir transpor o redes. O resultado estava feito e o final foi a dançar em frente às câmaras de tv!
Deixa Passar o Maior de Portugal!!!
Não foi exuberante. Podia ter sido se os falhanços da 1ª parte não tivessem sido desperdiçados. Mas a festa final compensou o sofrimento! Melhores em campo: Javi e Nolito (que em 10 minutos fez muito do que lhe pedi quando correu pela lateral à minha frente)!

E uma noite assim teve direito a after hours party! A noite e o momento pedia o melhor prego em bolo de caco de sempre, e as saborosas lapas na chapa e ponchas no Beer Garden Bar!!! O Benfica ganhou! A malta comemorou (enquanto os que regressaram no voo após o jogo vieram no mesmo avião que a equipa encarnada)!

O último dia das nossas férias abriu com visita ao Mercado dos lavradores, com suas apetitosas frutas e peixes grandotes, e para adocicar ainda mais, toca de conhecer bem melhor o coração do Vinho da Madeira (não são caves, mas sim sótãos). Tomado o aperitivo, e já de jornal desportivo debaixo do braço com as imagens da vitória da noite anterior (o homem que me vendeu o jornal dizia emocionado naquele dialecto local que nunca tinha visto coisa tão parecida...o Cardozo e o menino da dolores...iguaizinhos dizia ele...o cabelo, os festejos...), fomos almoçar ao Caniçal, no Muralhas, local de petiscada regional, e dpois uma bela caminhada na Ponta São Lourenço, a mais a este da ilha. Descansar e ver a noite cair em Machico (espreitar a famosa capela dos milagres associada à lenda que deu o nome à localidade)...e despedirmo-nos da Madeira, com regresso a Lx com os 3 pontos na mala, levantando voo naquele aeroporto peculiar cuja pista está parte suspensa sobre estrada e sobre oceano! Mete respeito, sim senhor! :)
Estas férias não podiam mesmo ser estragadas! O Benfica tinha de cumprir o seu destino de vencer e tornar ainda mais especiais estes dias na ilha! Impossível pedir mais! Férias bem sucedidas! Três pontos conquistados! Queremos mais viagens como esta! Próximo destino?... VENCER! J

3 comentários:

  1. Viv'o Benfica!

    é por sócios como tu que somos o Maior!
    1. apoio sempre
    2. crença sempre
    3. não assobios
    4. iniciativa no incentivo ao público

    :)

    Todos por Um!
    Viv'o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Há gajos 'bué da sortudos' como diz o meu filhote. eehehehehe

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Grandes férias e jogo em grande.
    Estas vitórias sacadas a ferros é que formam campeões!

    ResponderEliminar