Duas épocas iguais. Dois caminhos repetidos. Dois finais a tresandar a incompetência.
E que se encha literalmente de moscas quem disser que estou a tentar encarnar a voz das trevas da desestabilização, que só estão sempre à espera de vir falar quando algo corre mal. Que o que gostam é de vir para aqui dizer que eu avisei, e barafustar quando tudo está mal.A esses eu pergunto: Onde estavam ontem à noite? E há uma semana atrás? E poderia continuar por aí fora, pois em todos esses jogos eu sei dizer de cor e salteado onde é que eu estava! E o que é que eu estava a fazer e a dizer e gritar e a cantar! Tal como sei onde é que vou estar neste Sábado, e no seguinte…e em Agosto, quando recomeçar a época! Eu sei! Quem tentar pedir-me calma não vale a pena jurar que têm uma vaga ideia…pois muito poucos serão os que falam verdade sem sentir o mesmo sinceramente.
Há alturas de dar apoio, nessas não falhei e continuarei a não falhar nenhuma mesmo. Há alturas de entender os erros e não os repetir. Há alturas de alturas de olhar para o trabalho feito e procurar identificar espaço para fazer mudanças.
Seja qual for (no próximo jogo ou na próxima época) o treinador teimoso e burro, o lateral esquerdo perneta, o guarda-redes frangueiro, quando entra em campo com a camisola do SLB da minha parte terá sempre o apoio para que consiga superar todos os seus defeitos e dar a vitória ao Maior de Portugal!Mas há ciclos…e ciclos… Não me vão ver nem aqui nem no estádio com um lenço branco na mão, mas gostava que o nosso Diretor Desportivo e Administrador da SAD soubesse decidir bem sobre qual o treinador que melhor defenderá os nossos interesses na próxima época. Na minha opinião, há um que não estaria nessa lista, mas por isso mesmo eu sou apenas um sócio que paga cotas, red pass, bilhetes para todos os jogos na Luz e viagens para outras bandas…
Não sei que mais podem pedir. Apoio incessante. Uma força que vem da bancada em cada jogo que é mais de meio golo… Palavras para quê?!
Alertei, implorei, gritei…não repitas a tendência de tantos falhanços em momentos cruciais nestes últimos tempos. Não me lixes mais uma noite de deslocação em jogos importantes. Mas vá-se lá saber porquê, pensas que é assim a demonstrares um bizarro gosto para seres comido que me vais conseguir afastar da equipa?! Ainda não entendeste que o Benfica é Maior que tu! É Nosso?!
Estive em Liverpool, em Londres, no Dragay, na Pedreira e no WC, onde te esqueceste do que lá ias fazer. Estive na Luz quando claudicaste e abriste alas a festejos de baixo nível. Tal como estive em muitos outros estádios e no nosso, na nossa casa, onde sempre estarei!
E parvo sou…talvez seja, não sei bem porquê…mas também estarei em Coimbra no Sábado! Quero ver-te a festejar o teu grande objetivo da época!... E depois disso, se o conseguires, podes então ir à tua vidinha, contente por ter desfeito um plantel em Janeiro, por ter desperdiçado um campeonato, por ter engolido mais que o próprio ego consegue meter pra dentro.
Enquanto treinador do SLB, tens sempre todo o apoio durante os 90 minutos que estou nas bancadas. Durante toda a época que tem pela frente os nossos verdadeiros objetivos atingíveis. Teria todo o gosto em defender a tua continuidade. Teria todo o gosto em defender que tivéssemos e mantivéssemos aposta num projeto de estabilidade e progresso…mas infelizmente considero que não tens condições para isso. Deste provas que és demasiado teimoso para reconhecer erros. Deste provas que és demasiado burro para evitar pisar exatamente no mesmo montinho de cocó que pisaste ainda há pouco…
Faz um mea culpa, abre o livro, bate com os cornos na parede. Abre os olhos.Que mais me podiam pedir? Zero. Muito dinheiro. Muito tempo. Muita dor. Muito esforço. Muito apoio. Muito cansaço. Muita energia. Muita coragem!
De volta, o que deram?... Neste momento só me consigo lembrar da expressão no rosto do Witsel, uma vez mais, aquele que mais tempo e mais perto veio até nós na bancada a agradecer o apoio. Foi um dos nossos melhores em campo, a par de Artur e Garay. E foi uma vez mais, tal como em Londres, aquele que nos enfrentou olhos nos olhos no final da partida. A olhar de frente para nós, não de cara no chão ou para o lado. A aplaudir com os braços bem levantados. E com uma expressão de infortúnio, de desilusão por nos ter desiludido, de sentimento que tinha tentado, mas sentia-se mal por não nos ter dado a vitória.
A próxima época tem de ser preparada já!
O Rui Costa tem de voltar ao banco! A orientar o plantel e sentar-se ao lado do (novo) treinador. Não podemos ter mais casos como os que desequilibraram o plantel esta época. Não podemos desperdiçar um plantel de milhões por causa de pintelhices. Qualquer treinador, até o Mota do boné, tinha obrigação de ser campeão com este plantel que tinha em mãos no início da época! Um plantel soberbo! E para mais com rivais com equipas e treinadores que mais podridão não podiam ter. Algo que para o ano não sei se teremos se não o prepararmos com muito cuidado desde já!
Andámos preocupados em fazer uma equipa B que não sabemos se vai existir.
Continuamos sem laterais para o plantel do próximo ano. Continuamos a depender de Witsel e Javi para os jogos todos da época. Continuamos apenas com 1 extremo de raíz, que por teimosice deixou de ser opção, e com isso se perdeu também a quantidade de golos que marcávamos com o Nolito em campo. E ficamos com macaquinhos no sótão de pensar na comissão que alguém deve ter sobre a venda de alguns jogadores que estando muito longe de condições para jogar, são escolhidos em detrimento de quem tinha mais para dar à equipa. Desespero!A consideração por quem gasta tempo, saúde, dinheiro para te acompanhar a todo o lado é pouco mais do que mostraram hoje em campo. Começa lá de cima, com a quantidade de emails que continuo à espera de receber resposta. Política de virar costas aos adeptos cada vez mais deprimente… E o parvo continua!
Saí do trabalho a correr para deixar o carro em casa, pegar em 2 barritas de cereais e seguir para o Alvalidl. A meio dou conta que já estava a passar o cortejo da “caixa” que escoltava os nossos bravos que iam encher o topo do WC. Corri para o atravessar e juntar-me à Turma do Serra, que já estava à minha espera de minis na mão.
Antecipámo-nos à chegada do maralhal e entrámos sem stress e confusão na bancada, tendo para isso…de me descalçar!!! E de engolir de uma só vez as 2 barritas de cereais, que certamente por estarem demasiado moles devido ao calor, apresentavam uma ameaça aterrorizadora…!!
Ri-me com tudo isto, e até comentámos com os seguranças que “parece que tou no aeroporto para Londres outra vez. Mas agora é na boa, não tem problema, mas quero ver daqui a 20 minutos quando estiver aqui para entrar a comitiva da turma toda ao barulho…”Ficámos na bancada inferior, bem instalados, mas assim que demos conta da vergonhosa organização dos anormais que se julgam especiais, subimos 3 filas para ficar devidamente abrigados pela cobertura da bancada de cima…é que algum infeliz atrasado mental julgou que era inteligente meter-nos abaixo dos marginais lagartos, que estavam mesmo na bancada por cima das nossas cabeças, sem que qualquer cordão policial os impedisse de fazer e atirar o que quisessem cá para baixo. Ou seja, a bancada visitante não era uma coluna de bancada superior e inferior, devidamente alinhadas, mas sim, uma inferior e superior, desalinhadas, levando a que houvessem osgas por cima dos nossos, e igualmente mais ao lado, estivessem Benfiquistas por cima de parte da bancada lateral das couves lombardas.
A diferença, é que enquanto os viscondes de merda têm aquelas maneiras super bem educadas de receber visitas com banhos de cerveja, os nossos não se souberam comportar devidamente e não cumprimentaram nenhum dos verdetes lá de baixo, que por sua vez faziam questão de ser valentões e tentar bater numa família com 3 crianças pequenas, pois não tinham cachecóis com aquela cor bolorenta!
O ambiente no Alvalidl estava ao nível da importância que este tinha…para o Benfica!
Mas cada vez que me lembrava de qual era a única importância que os rastejantes davam ao jogo…demasiado ridículos, mesmo para gente tão pequenina… “Joguem à Sueca!”
Desde a música folclórica à tarja gigante que deu embaraço aos da casa por estar sempre de pernas para o ar…passando pelo número impressionante de deficientes que eram entrevistados no ecrã e faziam com que o Paulinho até nem parecesse muito um gajo que foi tremendamente abusado em criança…até à lagartixa que ficou toda contente e até fez pose quando começaram os piropos e licitações para rodar por entre os manos empoleirados na rede… Tudo era ainda mais enjoativo que o cheiro a merda que só era disfarçado pelo forte e frequente aroma a “alfazema” que nos rodeava (que não era bem aquele género de alfazema que costuma pulverizar os WC normais…)!
Onze inicial com 3 interrogações! Não acredito que os centrais estejam a 100%, e eu disse que tinha de jogar quem estivesse a 110%! Não acredito que o Rodrigo esteja ao nível exigido para as obrigações deste jogo! Não acredito que o Emerson voltou a jogar a lateral esquerdo…
Mas na bancada, a nossa Voz é o teu Poder!
Demos tudo! De pé o tempo inteiro em cima das cadeiras! Com as pernas a doer! Com os nervos a prender e sem saber já como fazer para tentar puxar mais pela equipa!
Dois penaltys por assinalar a nosso favor (um logo ao primeiro minuto de jogo com falta clara sobre o Nico que o boi aponta para canto e que mudava a história do jogo; outra com agarrão claro a Luisão na área), talvez fizessem a diferença…mas mesmo assim mostrámos muito pouco dentro de campo, para quem tinha obrigação de vencer!
Eu sou da opinião que em TODOS OS JOGOS! Em TODOS. No final do jogo, na conferência de imprensa, o nosso treinador lia um registo de TODOS os lances de erros da arbitragem nesse jogo. TODOS os lances!
Seja em prejuízo de quem fosse, sinceramente, era assim que fazia. Em todos fazia esse balanço. Não comentava, não me alastrava, apenas fazia uma leitura a dizer: minuto tal, lance tal, assim e assado. Ponto final. Não era para servir de desculpas, era para mostrar que estamos atentos do princípio ao fim. No final da época, fazem as contas e avaliam os apoios e amizades estranhas aqui e ali.
E não gosto de ver que temos um líder que não dá a cara e não assume erros! E dizer que não vencemos por causa do apito e de alguns jogadores não estarem nas melhor condições físicas…então porque os meteste a jogar??!!! Não me digas que não sabias disso!?!
Maxi, Gaitan, Bruno, Cardozo. Tinham sido poupados, por diferentes motivos e em diferentes momentos do jogo em Londres. Luisão e Garay não jogavam faz tempo. Rodrigo também tinha de estar fresco. Os que entraram, igual.
Só Witsel e Javi podiam estar cansados.
O Axel deu tudo, já o Javi não devia ter jogado. Ou então tinha jogado o Matic ao lado dele, subindo o Axel para 10. Falar agora é fácil, mas principalmente continuo a não entender porque o Nolito não é titular, e deveria ter sido permitindo o Nico e Barril ir trocando atrás do Takuara.
Rapidamente se viu que o Luisão e o Javi estavam nas lonas. O Garay surpreendeu com inteligência, mas as nossas outras duas torres não foram quem eles são.
O capitão comete penalty tão estúpido quanto desnecessário. E o Artur é só aquilo que lhe falta conseguir fazer…defender grandes penalidades, que têm sido muitas contra nós! Ele parou tudo o que havia pela frente em direção à nossa baliza…só castigos máximos é que continuamos a mamar e que contra nós são sempre de apitar.
Muitos livres, cantos…nada de aproveitar. Jogadas mal aproveitadas, cruzamentos mal tirados, remates fracos, cabeceamentos que pareciam passes.
A entrada do Djaló ao intervalo é algo também do mais ridículo que pode haver…tira o Rodrigo, mete o ex-lag…burrice do mais alto nível! A querer jogar com o mesmo golpe psicológico que outros tentam contra nós, como fez o Zenit??! Em desvantagem, em casa do adversário?! Com Nolito e Nélson no banco?! E assumindo um erro tremendo que foi o Rodrigo no onze inicial?!
Tivemos 2 oportunidades de golo. Uma saída em falso do Patrício que Cardozo e Maxi, tentaram empurrar de cabeça lá para dentro, mas houve uma aventesma que cortou sobre a linha de golo. Outra num cruzamento do Nico ao qual o Yannick rematou de primeira, com a bola a bater na relva e a dar sensação de golo…aquela tinha de entrar…
Até final, a Maldição dos capitães continua. Aimar, Maxi, Luisão. Todos eles conseguiram deixar-nos com 10 nos últimos jogos. E se em Olhão começámos a jogar melhor após a expulsão do Pablo, se em Londres tivemos raça após o uruguaio ver vermelho…ironizo que só foi pena o girafa ontem só ter sido expulso aos 90 minutos!
No final, esperámos até às 23h em ponto, quando nos abriram as portas para sair, e ainda houve uma alminha iluminada que se lembrou de atirar com um extintor do topo do estádio para o exterior, mesmo por cima da porta de onde saíam os adeptos do Maior de Portugal! Por milagre, felizmente, o projétil não acertou em ninguém e caiu a centímetros por entre cabeças do pessoal.
Aí ficou a prova de que apesar do desfecho do jogo, há algo que nunca muda, cabeçudos não somos nós! Se fossemos, aquele extintor teria rachado alguém ao meio…
Para cabeçudos, chegam vocês! E pequeninos…tão pequeninos que eles são, a festejar abraçados no centro do relvado e até foram mesmo para o Marquês celebrar estes 3 pontos que deu subida para o 4º lugar e poderá ter dado o título aos compadres corruptos!!! Tão pequeninos, mesmo…
Demos tudo por vocês! Estou exausto e só penso em querer ser justo na minha opinião e encontrar alento para me animar. E sei que não me canso de continuar a apoiar! Gostava de vos ver reconhecer, como senti na cara do Witsel! Financeira e desportivamente, estão em dívida para connosco! Têm muito tempo para o pagar, não se preocupem, pois sou do BENFICA até MORRER!
MAIOR QUE A NOSSA GLÓRIA?! SÓ A VOSSA INVEJA!
djeiti, concordo com tudo!
ResponderEliminarO árbitro errou e muito contra nós!!! Os amarelos e expulsão do Luisão são ridículas, os penaltis são clamorosos!!!
Mas não jogámos o que tinhamos de jogar se queremos ser campeões! E a culpa é única e exclusiva do JJ! É insuportável a teimosia e o não saber ganhar um jogo importante! Não me recordo de um jogo fundamental que tivessemos ganho!
Mas nos próximos jogos há que apoiar a equipa! E lá estarei para isso! Não é a assobiar Emerson ou qualquer outro jogador!
Agora que o JJ saia e se vá embora!
É difícil encontrar um treinador que nos dê garantias a longo prazo.
espero que tenha sido claro na minha ideia com o plenasmo "o JJ que saia e se vá embora"! lol
ResponderEliminarO MAIS ESTRANHO NO MEIO DISTO TUDO...É QUE EU NO FUNDO AINDA TENHO DE ME BELISCAR PARA ACORDAR...POIS QUANDO DOU POR MIM, ESTOU A FAZER CONTAS DE CABEÇA...E AINDA CONSIGO PENSAR QUE AINDA PODE SER QUE DÊ...!!!
ResponderEliminarParecia que estava a adivinhar, eu... andei o dia todo descrente. "Vamos perder", dizia eu quando confrontado com o possivel resultado. Dei azar? Espero que não. Agoirei? Talvez. Mas não me sentia confiante, nada mesmo. A entrada da equipa surpreendeu-me, confesso. Mas depois foi o descalabro. Sim, podemos queixar-nos dos penaltis não assinalados, das pisadelas do anormal do João Pereira, de mil e uma coisas, mas não jogámos uma beata. Terá sido cansaço acumulado? Talvez. Teimosia do JJ? Sim, muita. Mas acredito que os jogadores também têm muita responsabilidade na forma como se empenham dentro de campo. Que culpa tem o treinador quando grita e gesticula e berra e pede empenho e as prima donas fazem precisamente o contrário?
ResponderEliminarO jogo terminou e sentia-me estranhamente calmo, algo conformato, até. Não deu para mais, infelizmente. Detesto depender de terceiros. Detesto mesmo. Em tudo na vida. Mas é o que nos resta. E vai uma aposta em como os largatos vão lá acima (Porto e Braga) abrir as perninhas e deixá-los passar?
Grande post, como já o havia sido o da ida a Londres.
ResponderEliminarA verdade é que, como o Djeiti, dou comigo a pensar que os pijamas ainda podem perder com os lagartos e com o Marítimo...
Se ao menos os que estão lá dentro acreditassem metade do que nós acreditamos...