sexta-feira, 20 de julho de 2012

Festa de luxo,pela pobreza. Ai as meninas da Mercedes!

Sair da Auditoria no trabalho e acelerar rumo a Lisboa.
Passar no Hotel Amazónia para levantar o convite e ter a primeira surpresa da noite, reação quando me apercebi que estava a meio de uma filmagem do canal Q numa cena com o Rui Unas e eu a entrar por ali dentro sem saber se avançava ou voltava para trás.

Entrar na Catedral pela porta nº 1, e espreitar pelos corredores a apalpar terreno. A dado ponto, pensei que me tinha enganado e fiquei atrapalhado. Demasiado luxo para o que estou habituado. Até pedi desculpa por ter entrado na porta errada…lá dei mais uma volta até ao fundo e voltei…pedindo licença uma vez mais, mas não consiga encontrar o caminho até ao meu lugar que é este que tá aqui no bilhetinho…
Vai daí…até tive direito a ser escoltado ao meu lugar pelas meninas da Mercedes!!! Que abuso! Que luxo..ahhh…quer dizer, que desconforto…isto não se faz…eu sou um homem casado e colocam-me assim à prova!!! J

Bancada VIP praticamente vazia, olho para os ecrãs que transmitiam a Benfica TV e reparo num gajo com muito mau aspeto que aparecia na tv…e não estou a falar do Enzo Perez ou do Barbas…era pior ainda! J Adivinhem quem?... Aparece no fim do post!

Olhando dali lá para o cimo do topo Sagres…onde é o meu lugar habitual…penso como é possível conseguir ver bola dali…aquilo é alto para caramba!!! Fica tão lá ao longe…e ali aquelas cadeiras almofadadas…e as meninas…
A equipa principal ia aparecendo para assistir a partes do jogo da equipa B, e era de imediato assaltada pelos adeptos mais novos que estavam à espreita em caça de um cumprimento e um autógrafo.

Ali ao lado, o Diretor das Modalidades, Vice-presidente, e alguns notáveis e caras conhecidas, como Álvaro Magalhães, Guterres (e lá estava novamente o emplastro a espreitar atrás do entrevistado), Rui Costa e outros que iam aparecendo.

Do outro lado, nos corredores da Benfica TV, vi o Calado, há muito desaparecido eis que foi entrevistado para o canal televisivo.
Com a subida das equipas deste primeiro jogo em dia de festa, os números nas costas mais pareciam de equipas de Basquetebol!!! Valia uma folha com a constituição e ficha de jogo distribuída por ali para que eu tirasse algumas dúvidas sobre 3 ou 4 jogadores.

Curiosidade para ver os putos e um jogo à luz do dia. Tava sozinho, mas que bem que sabia.

Djanini lançado pelo David Simão tem nos pés a 1ª oportunidade do jogo, mas o guardião visitante a opor-se bem.

Na 2ª parte, grande passe de Ivan Cavaleiro isola Miguel Rosa, tá sozinho, finta para dentro, vai marcar…por cima!!??!!

Beira Mar tinha apenas até à altura feito 2 remates de longe, que Coppetti defendeu bem, mas após o intervalo era Bruno Varela quem estava entre os postes…e o cenário foi desolador!
Cheira-me que o Varela tinha assistido a treinos do Roberto, pois vimo-lo ficar às aranhas num cruzamento que não segurou a bola e quase deu brinde para o avançado cor de abelhinha…e pouco depois repetiu a gracinha, saiu dos postes para agarrar um cruzamento, larga a bola, depois fica de gatas a tentar apanhá-la…mas em vez da bola, agarra o pé do adversário e dá penalty!
Chamado à marcação, vimos finalmente o Balboa mostrar-se e acertar na baliza e fazer golo…já com outra camisola vestida.

Na resposta, Duarte dispara um bom remate de longe que ia colocado, mas o keeper esticou-se e safou para canto.
Era difícil acompanhar o jogo, pois as Meninas da Mercedes desconcentravam um gajo por completo e como a bancada ainda estava muito vazia, os ângulos de atenção e o raio de ação era elevadíssimo.

O lateral João Cancelo é um jogador do caraças! Estou fã e na próxima época de certeza absoluta que tem de estar no plantel principal. Se não estiver, há ali alguém que percebe zero de bola!

Falta sobre Cancelo, livre junto à faixa lateral, a 10 minutos do final, David Simão cruza para a área, saltam uma mão cheia deles mas ninguém acerta na bola…olha, queres ver…é GOLO!!!!! A bola atravessa a área sem que ninguém a desvie e o redes é surpreendido, vendo a redondinha entrar na baliza ao poste mais distante!
Aproveitando o embalo, passamos para a frente, com auto golo mas que alguns atribuíam primeiro ao Miguel Rosa e depois ao Ivan Cavaleiro,
Jogada de Cancelo, Rosa e Helder, cruzamento para a área, o Ivan salta com o redes e 2 defesas, mas é um adversário que se engana na direção e cabeceia para o fundo da própria baliza. GOLO!

Elvis pega na bola a meio campo, avança no terreno, desmarca com um grande passe para Correa recém entrado, faz um cruzamento/remate que deixa ao 2º poste o Helder Costa de baliza aberta a fazer o terceiro tento do SLB! GOLOO!!!

Miguel Rosa (que na raçudice e estilo de jogo, mas sem as fintinhas que o espanhol sabe fazer, faz lembrar imenso o Nolito) poderia perfeitamente ser o elemento que mais vezes intervalaria a sua presença nos Bês com a chamada à equipa principal, mas será emprestado ao Setúbal, após confirmada que foi a proibição dos empréstimos ter sido anulada pelo conselho de justiça.

Destes, da segunda linha, notam-se os que têm pinta e mania, como o David Simão (de certeza que será emprestado a equipa da 1ª divisão esta época, tem qualidade, mas falta-lhe qualquer coisa que o vai impedir de dar o salto, mas podia valer ainda algum guito, valorizando-se e sendo vendido) e Luis Martins, e outros muito franzinos ainda.

Os destaques que saltaram mais à vista foram o Cancelo, Rosa, Djanini (apesar de ainda claramente desmotivado e que certamente vai ser também emprestado à 1ª divisão), André Gomes e Luciano Teixeira (parece o Binya a ceifar tudo a cerrar os dentes e rosnar nas canelas dos adversários).
Mas há muitos que ainda se poderão mostrar. Duarte é um extremo irrequieto com bom pé esquerdo. Os alas que fizeram boa figura nos juniores (Ivan e Helder) e ainda o Pimenta também poderão mostrar-se mais. E curiosidade para o Elvis, Derlis e Cornejo, entre os reforços estrangeiros.

O tempo entre jogos foi passado a identificar os jogadores da turma dos amigos do Figo!

E quando vemos o fenómeno a entrar…parecia o verdadeiro fenómeno do entroncamento…pareciam 3 Ronaldos e não 1!!!
Ao lado do Fernando Mendes faziam quase número para equipa completa!
Confesso que fiquei chocado, pois sempre admirei brutalmente o Ronaldo que me fez ficar fã do Barça e do Escrete, com uma qualidade soberba só recentemente igualada pelo Messi.

Futre foi dar beijinhos a toda a gente, JJ, F.Mendes, Eusébio…
E a Águia Vitória para não ser também corrida com beijos, bateu asas e bazou prós saldos no Colombo. J
Olhamos para o onze inicial e desatamos a rir…mas na verdade acho um bocado vergonhoso terem enganado os adeptos que terão ligado a gastar dinheiro a votar nos jogadores que queriam para serem titulares e na verdade acabaram por meter em campo os que lhes apeteceu… Mas não venham a tentar enganar ninguém dizendo que votaram em esmagadora maioria no Mora para ser titular, quando se sabia à partida qual era publicamente o onze que estava na frente das votações. Compreendo que devido às lesões e equilíbrio da equipa não seria viável, mas deviam ter-se lembrado disso antes…

A equipa B sentada ali ao nosso lado dava outro cenário ainda mais próximo com os acontecimentos e o que nos rimos com a quantidade de hambúrgueres que a equipa técnica dos Bês comeu e os putos népia!
Víamos o Nico fazer o primeiro remate perigoso, ao qual Toldo respondeu com uma bela defesa.

E depois foi um tormento assistir ao que o Figo fazia ao Melgarejo (que tal como o Ginjas diz, o puto parece o Panchito Velasquez), com um par de cuecas que o paraguaio levou deixaram-nos logo a pensar que lá se iam as esperanças de ver o puto afirmar-se a lateral esquerdo…contratem é o Figo para treinar o puto a saber defender contra gente daquele nível! (vergonhosa é a estratégia que algumas fontes de comunicação se aproveitaram para deitar abaixo o Melga e dar enfoque exagerado a isso…)
Em alto nível estava também o Edgar Davids, no seu estilo inconfundível, parecia querer agarrar lugar no plantel encarnado! E fez inveja a muitos que para aí andam…

Samolas isola o Maxi, finta o keeper, oferece o golo a Olá João…baliza aberta, vai marcar…mas põe-se a inventar, resolve brincar…perde a bola!!!??? Que horror…brincadeiras destas acabam por deixar má imagem…golos é o que a festa precisa, miúdo!

Grande cruzamento do Carlos Martins, salta mais alto o Javi Garcia…cabeçada fortíssima…como é possível?!!! Que defesa enorme de Toldo!!! Olha outro que ainda dava jeito a muita equipa por aí.
Depois de mais uma defesa de Toldo a remate do Mora, o marcador finalmente mexe, após cruzamento do Nico, o Mora deixa para o Ola, que desta vez não inventa e despacha-se a empurrar para a baliza, fazendo um golo fácil.

Grande assistência do Maestro Rui Costa, desmarca o Mora, tá na área remata…Toldo está lá pra mais uma grande defesa!

Contra golpe do SLB, o holandês Ola tem a bola, o Rui Costa (que atuou por ambas as equipas) está sozinho no flanco esquerdo a pedir a bola…mas o reforço encarnado não passa a bola e acaba por a perder numa tentativa de finta…ui…tá tramado…será que ele não sabe que o gajo que lhe estava a pedir a bola…é o chefe dele?!!?!!! Ui…
Após o intervalo, o Barril surge isolado mas não marca à primeira, recupera a bola e com um golpe de calcanhar serve o golo a Mora que encosta de cabeça e faz o seu primeiro da noite!

Em campo estava também já o Hugo Vieira (que havia quem comentasse que devia ser sobrinho do presidente para ali estar…), sem marcação na área, faz o mais fácil, que é sentar o Ricardo…mas consegue ser o mais difícil…que é falhar a baliza com o redes sentado na relva.

Tal eram também as oportunidades que o Mora ia perdendo (como o desperdício de um passe de letra fantástico que o Witsel fez), que o Ginjas se lembrou do Fluviário com o mesmo nome, tanta água para ali ia, mas na verdade há que dar o mérito ao Uruguaio pois todos vimos que era o único que levava o jogo totalmente a sério e quis aproveitar ao máximo a oportunidade, aparecendo por todo o lado, querendo marcar livres, foras, vinha buscar atrás, à direita e à esquerda! Sempre com uma vontade enorme. Fosse sempre assim…
Mas pelo menos fez por merecer mais alguns minutos no torneio deste fim de semana (jogos serão sábado, às 13 ou às 16 horas, e domingo às 10.45 ou 13.45 horas, consoante dite o sorteio desta tarde.).
E marcou mais um à sua conta, de grande penalidade, bem apontada ao ângulo superior.
Momento da noite:
Já depois de uma tentativa de remate, duas tentativas de drible, o homenageado da noite, que se despedia oficialmente em campo, teve o merecido prémio. Luisinho sobe pelo flanco esquerdo, cruza para a área, a bola chega a Mantorras…arma o remate com a perna com o único joelho que ainda tem (esquerdo)…e GOLOOO!!!!!!!!

A Catedral quase vai abaixo com o delírio daquela que sempre teve o seu toque especial de mascote do povo e deixou todos com pena de não ter oferecido mais do seu futebol e vontade por causa das lesões! J
O mesmo Pedro Manuel Torres podia ter voltado a festejar, desta vez de cabeça, atirando ao lado, e divertiu ainda a plateia com as suas estonteantes fintas que atrapalhavam as próprias pernas uma à outra.

A ovação recebeu-a ainda mais forte, sendo substituído, entrando outros convidados especiais da festa, que deixaram muitos como nós cheios de inveja por também sonharmos lá estar no relvado. Pedro Ribeiro (que terminou o jogo de braços levantados por nem ter tocado na bola) e Ricardo Araújo Pereira, que ainda tentou fazer de distribuidor de jogo!!!

O desperdício continuava a cargo do sobrinho do presidente, novamente isolado, e também de Mora.

Mas a mão cheia de golos do Maior de Portugal chegaria mesmo, após mais um grande passe de Nolito a isolar o Chuta-chuta, com o Hugo Vieira ao lado a esbracejar para lhe passar a bola e o deixar marcar, mas o brazuca chama pelo Mantorras que lhe faz sinal que já não pode com uma gata pelo rabo…ok, então se o coxo não quer marcar, o Barril oferece o brinde ao sobrinho do presidente que se estreia a marcar de águia ao peito!
Com tanta boa jogada que o dono do apito podia perfeitamente ter fingido não ver e deixado jogar em vez de assinalar tantos foras-de-jogo, o vício é maior e foge ao controlo, e acaba por inventar um penalty contra o SLB após o Mika defender limpinho uma tentativa do Roger que apareceu isolado e não conseguiu fintar. É dia de festa, siga lá. Yorke mete lá dentro e faz o 5-1 final!

A festa é linda! E foi um luxo esta minha estreia em tanta mordomia de Executive Seats…o pior é se um gajo se habitua a estas cenas e depois trama-se quando o Passos e o Gaspar nos obrigam a continuar a ver lá de cima! J
Foram mais de 33 mil pessoas na Catedral da Luz nesta noite de festa, futebol e solidariedade!
E para a história fica a ficha de jogo…um jogo de estrelas para mais tarde recordar!

BENFICA: Paulo Lopes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Melgarejo; Javi Garcia, Carlos Martins e Saviola; Ola John, Rodrigo Mora e Nico Gaitán.
Jogaram ainda: Artur, Mika, Luisinho, Cardozo, Bruno César, Nolito, Mantorras, Rui Costa, Ricardo Araújo Pereira, Djaló, Pedro Ribeiro, Miguel Vítor, Witsel, Jardel e Hugo Vieira.


FIGO E AMIGOS: Toldo; Michel Salgado, Fernando Couto, Cannavaro e Serginho; Davids, Dacourt e Figo; Boa Morte, Pauleta e Ronaldo.
Jogaram ainda: Ricardo, Hélder, Petit, Kezman, Yorke, Futre, Rui Costa, Élber, Dimas, Fernando Meira, Mendieta, Sheringam, Sonny Anderson, Zenden, Roger, Belleti.

GOLOS: Ola John (24m), Rodrigo Mora (50m e 64m), Mantorras (78m), Hugo Vieira (84m) e Yorke (89m).

3 comentários:

  1. Excelente crónica.
    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  2. Acho inadmissivel não aparecer uma foto das meninas da mercedes!!!! eheheh

    ResponderEliminar
  3. nice :) obrigado Magalhães Sad-Slb!

    Luis, não viste com atenção...a segunda foto do post tem lá discretamente uma das meninas em pose bem interessante! Teve foi de ser discretamente colocada, senão levava porrada quando chegar a casa! eh eh

    ResponderEliminar