sábado, 27 de outubro de 2012

Jogadores de futuro!

Esta noite o glorioso não ganhou "apenas" um jogo de futebol. Claro que o mais importante foram os 3 pontos que permitem continuar em 1º lugar do campeonato e, assim, pressionar o FCP, mas ganharam-se 3 jogadores que poderão ser muito importantes no futuro.

Em primeiro lugar, nenhuma equipa do Mundo ganha títulos com 11 jogadores! Todos os jogadores do plantel são importantes e se não se sentem úteis ao longo da época é normal que quando têm de jogar, por lesão ou castigo dum colega, não consigam render o que todos, incluindo os próprios, desejariam.

Em segundo lugar, uma equipa tem de estar em constante renovação, pelo que a utilização de jogadores com a idade do André Gomes ou do Ola John, são de louvar, pois além do retorno financeiro que poderão trazer ao clube, permitem também trazer sangue novo, com todas as vantagens associadas.

Em terceiro lugar, deve-se sempre que possível manter os índices físicos dos jogadores, pois temos alguns exemplos recentes da equipa até estar a jogar bem e de repente ir-se abaixo nas canetas, por não ter sido poupada ao logo da época. Não é em Fevereiro ou Março que têm de ser poupados! Nessa altura não há descanso para ninguém.

Gostaria assim de destacar 5 jogadores neste jogo:
Lima pelo 1º golo que, como todos nós sabemos, é sempre o mais difícil, e pela assistência no 2º golo. Admito que achei exagerado o valor pago pela sua transferência, por um jogador que, apesar de não ser velho, não acabou de sair dos juniores. Mas caros são os jogadores que não jogam e este tem dado como correto o que se investiu nele.
Ola John que fez o melhor jogo desde que está ao serviço do Benfica. Tem o peso do valor da transferência e, talvez devido à tenra idade, tem demonstrado que isso o atrapalha. Temos de ter calma  pois é um grande jogador e, como gostam os jornaleiros de dizer, é um diamante em bruto. O JJ vai vai fazer dele um grande jogador.
André Gomes está devagarinho a ganhar o seu espaço. Tem muito que aprender mas está a aproveitar as poucas oportunidades como ninguém. Estreia na Taça com golo e estreia no campeonato com novo golo. Dá gosto ver um jovem da formação a chegar à equipa principal!
Luisinho finalmente estreou-se no campeonato e logo com golo. Tem dado boas indicações quando joga e aproveitou muito bem esta oportunidade. Tem contra si ser bem mais velho que o Melga, o que o tem relegado para o banco, pois não lhes vejo grande diferença.
Enzo Perez fez mais um jogo de encher o olho, pena foi a expulsão. Percebe-se porque muita gente dizia que tinha sido a melhor contratação da época passada e o seu curriculum, com passagem pela seleção argentina, dizia muito do que poderia ser como jogador. Está a afirmar-se no miolo e começa a ser imprescindível. Vamos ver o que nos reserva o resto do campeonato!

Claro que depois duma vitória é fácil de falar e também que acabou por ser uma vitória fácil, muito devido ao golo madrugador. Mas o futebol é assim! Por isso temos uma equipa técnica responsável por um lote de jogadores de luxo e para nós adeptos fica a responsabilidade de sofrer quando é preciso, exigir quando é necessário e saborear as vitórias quando acontecem.

Viva o Benfica!

1 comentário:

  1. Concordo com a análise!
    Por vezes caímos no erro de acharmos que fizemos mau negócio ao comprar um jogador que não o vamos conseguir vender por valor mais alto que aquele que pagamos. mas no futebol nem tudo é negócio! Há jogadores que são pagos para ganhar campeonatos e para ter boa equipa! O caso mais relevante é o do Lima, mas o Salvio também podia ser um bom exemplo.
    Nós sabemos que não vamos vender o Lima por valor superior àquele que nos custou! Se calhar até vai sair a custo zero no final do contrato! Mas vale golos e vale campeonatos! Nem todos os jogadores deverão ser vistos como negócio!
    O Enzo já o digo desde que foi contratado, foi a melhor contratação da época passada! É excelente jogador! É preciso é não deixar que lhe ponham minhocas na cabeça! É sul-americano dos puros! Condeno por exemplo a atitude dele no final do jogo na russia, mas gosto de saber que ele ficou irritado e enraivecido por ter perdido e por ter ouvido uma boca qq do adversário! Deem-lhe tempo e minutos nas pernas e virará figura de destaque no Glorioso!

    ResponderEliminar