segunda-feira, 22 de abril de 2013

Os convidados já chegaram!

Foi assim que o Lobato me atendeu quando lhe liguei a perguntar onde estava.
“Já chegaram os convidados pra festa!”

E ainda dizem que a lagartagem é gente de bem e educada…é que eu não me lembro de os ter convidado…!!!

Pois mas era verdade, os incendiários chegaram cedo para entrarem na jaula, onde resolveram tentar repetir a gracinha, só que desta vez teriam lá ficado dentro. O jogo mais aguardado do ano para eles estava em contagem decrescente e não é todos os dias que podem entrar num estádio daqueles! É como qualquer outra equipa pequena em jogos da Taça de Portugal que anseiam por virem à Luz!

Nas vésperas andámos a passear pelo Centro de Estágios do Seixal, para abrir o apetido.

Em dia de jogo, o meio de contornar os nervos de um dia de derby foi começar o dia com uma bela corridinha por Belém, durante a qual nos cruzámos com bastantes águias ao peito…e de seguida dar numa de bricolage lá por casa de modo a que sobrassem poucos músculos do corpo por doer.
Dito e feito, descompressão completa…até às 18h. A partir daí, não havia volta a dar, aqui vamos nós!

O ambiente superava as expetativas! Mas os nervos também, e o pessoal extravasa sem motivo aparente qualquer mínima provocação…fosse uma mini estilhaçada, ou uma casca de tremoço atirada para o chão.

Peitaças entre gajas, e entre matulões. Com a bófia a 3 metros das cenas (que até reagiu bem aos acontecimentos, sanando ligeiras confusões mas sem alarido).

“Hoje é dia de festa, pessoal!”   “Vamos mas é ver a bola!”

E começou a ecoar: “SLB, SLB, SLB, GLORIOSOOOO…SLB!!!!”

Dispersadas as atenções, seguimos para a Catedral onde ficámos à porta largos minutos na palheta, sentindo o pulso ao derby e observando com atenção as movimentações…e cores de cachecóis mais ou menos escondidos.

Nessa conversa, houve uma pergunta que marcou o jogo: como é que a Barriguitas se tinha portado nesse dia? As previsões eram positivas ou nem por isso? Bem, ela não me tinha respondido propriamente a uma pergunta como da outra vez, mas a verdade é que tinha sido uma manhã muito agitada mesmo com um reboliço que até tinha deixado a mãe muito preocupada…

Antes de sair de casa tive uma conversinha com ela e disse para não assustar a mãe, e para ter calma que o pai tratava de ficar com os nervos todos do jogo!

Sim…e levei para a Luz a botinha dela! (ali na foto de cima, na minha mão direita, bem protegida, depois de ir a Newcastle comigo, agora foi ao derby)

Casa cheia, muito animada! E um onze na máxima força. Estranhei apenas ver Maxi em campo, quando pensei que o Almeida fosse escolhido para marcar o marreco.

Ao nível da importância do jogo, só mesmo uma sensacional coreografia preparada para a entrada das equipas em campo! “Nós só queremos…”

Jogar com equipas que têm metade dos nossos pontos têm um problema…por vezes acabam os jogadores por baixar as guardas e esfriar o ritmo, com o pensamento confiante de que mais cedo ou mais tarde tudo acabará por ficar resolvido e os golos vão aparecer sem grande esforço. Mas o JJ avisou que para além de ser um derby que traz sempre outras energias extra, há ali bons jogadores que é preciso ter atenção (marreco e puto Martins).

O resultado é que mesmo quem pouco ou nada tem demonstrado saber jogar à bola até vai dando ar de sua graça, e primeiro Vanvocoiso aproveita um pontapé à distrital para aparecer isolado frente a Artur…que evitou que o holandês mantivesse o hábito de nos meter golos.

Logo de seguida, o lance mais duvidoso do encontro e que tanta ranhoca tem feito correr. Capel aparece pelas costas de Maxi, a bola já passou e vai sair pela linha de fundo sem que ninguém lhe toque, mas os 2 jogadores acabam por chocar e embrulham-se. Falta sobre o marreco? Já vi o lance várias vezes e considero que se tivesse sido apitada falta do uruguaio, apesar de duvidoso não sei era decisão errada, apesar de ter sido o espanhol a procurar o contacto e a bola até já nem lá estar. Uns dizem que sim, outros dizem que não…mas este é daqueles que se as cores fossem ao contrário, eu diria que sim.

O susto acordou o Benfica, que aos 18 min experimenta jogar à bola. Matic abre na esquerda para Melga, vai à linha…cruza ao primeiro poste…Lima não chega para o desvio!!

Esta primeira meia hora foi de baixo ritmo e controlo de bola, com os pontas de lança descoordenados e Nico a falhar muitos passes.

Mas do outro lado, as tentativas de ataques rápidos dos visitantes nasciam quase todos de faltas não assinaladas sobre os nossos avançados.

Começámos a subir no terreno, e Cardozo só não deu melhor seguimento a uma jogada que o deixou isolado na área porque…o senhor bandeirinha resolveu entortar a linha e indevidamente anular a jogada quando o paraguaio estava em posição regular.

Salvio subiu uma primeira vez pela direita e cruzou para ninguém conseguir o desvio.

E logo depois, voltou a embalar para a área, puxou ao pé esquerdo quando Lima arrastou um defesa atrás dele…e chutou…com a bola a desviar num matraquilhos e sai pouco por cima da trave.

Estava dado o compasso para o recital que se iria dar.

Takuara vem buscar, segura, roda e abre na esquerda para Nico!!! Takuara corre para a área, cruzando o movimento ofensivo com Lima que se aproxima da bola… Gaitan centra rasteiro…olha o Lima…deixa passar a bola…vai direitinha a Salvio que faz mais uma daquelas diagonais “à Newcastle”…pé esquerdo…ao ângulo…ainda a bola não tinha entrado e já estávamos todos no ar!!!!! GOLOOOOOOOOO!!!!!!!!!! É GOLOOOOOOO!!!!! Mais um golão do pequenino!!! É do Salvio!!! GOLOOOOO!!!!!!!! GOLOOOOOOO!!!!!!!!!

A euforia era tanta que nem dei pelo tempo passar…e só quando já não estava ninguém no relvado é que demos conta de que tinha chegado o intervalo… Pelo menos dentro de campo…pois nas bancadas o apoio continuava!!

Não me lembro de um intervalo com tantos cânticos sem parar! O pessoal não queria outra coisa! Temos de continuar a carregar!!!

Nas bancadas via-se de tudo, até um Nenuco que ali andava e era tão engraçado. Tenho de comprar um daqueles pra Matilde.

Recomeço com os desejos de entrada à matador, mas foi no topo contrário que ameaçam de canto, mas Artur estava lá.

Na resposta, numa sequência de cantos, surgiu perigo para Patrício. Primeiro foi Luisão quem de cabeça quase lhe tomou o gosto.

Pouco depois, uma osguita confunde as costas e pescoço do Gaitan com o ombro…e vai de esbarrar e atropelar o Nico por trás e à bruta tal como estavam habituados a ver fazer o capitão América no balneário aos mais novos. Dentro da área…siga que não dói nada… Faz de conta que é “carga de ombro”. E ai de quem falar no assunto senão a baba e ranho não faz sentido…

Novo canto de Salvio, vai sobrar para Nico ao segundo poste, dá para o meio, olha o Cardozo vai empurrar…não entra que está lá mais um matraquilho!!!!

MATIC continuava enorme!!! O pernalonga estava em todo o lado! Brutal!

Já o Ola, entra…e perde logo uma bola tão básica...e fica com os braços…moles.

Jesus tinha tirado Cardozo, que ficou em pé no banco a puxar pelas bancadas! E curiosamente, essa alteração…favoreceu…Lima! E de repente, parecia que quem tinha entrado foi o Lima e não o João. Tudo graças…ao Nico Gaitan.

Silêncio…isto não é futebol. É uma cena do outro Mundo! Talvez das melhores jogadas e melhores golos que já vi…e logo num derby…dificilmente esquecerei!

O MELHOR GOLO DA ÉPOCA CERTAMENTE!!! UM GOLAÇO!!!

Nico com a bola, no meio de 2 osgas…troca-lhes os olhos, parte-lhes os rins, rebenta com eles…já fugiu, encara o próximo…tabela com Salvio…toque de classe para assistir Lima…não é possível…mas o que é que é isto…???!!! Lima roda, está no ar…vai disparar de primeira…à Van Basten…chutaaaaaaa……..é GOLOOO!!!!!!!!!! Que GOLOOOOO!!!!!!!!!!
GOLLLLLLLLOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!! Parecia que nem queria acreditar!!! Vi muita gente de boca aberta que nem conseguia acreditar no que se tinha passado ali em centésimos de segundo…pura magia!!!

Um golo do… (não posso dizer asneiras pois a Matilde um dia poderá vir aqui ler o que pai escreveu…)!!!!!!!
Estádio vai abaixo!!! 15 minutos para o fim!!!! Tudo ao rubro!!!

Já o Ranhaldo (que está à procura das virilhas no relvado a esta hora) e companhia limitada podem é agradecer não ter de pagar bilhete para ver de perto tão belo espetáculo!!! Se eu paguei e dei por bem empregue o dinheiro, imagina eles que foram de borla (não digo a receber, pois na verdade como não nos roubaram pontos, vão continuar sem ordenados)!!! LOLOL!!!

Lobato, Cola, Kru, Gonçalo, tripla Sousa Marques, eu e botinha da Matilde!!!

Também o JSantos e Psico lá estiveram!!! E muitos mais que estavam espalhados e iam partilhando a força desta onda que o Macamaras cada vez tem mais dificuldade de surfar!

Gritava-se! “Ninguém pára o Benfica!”
(ainda é cedo, não quero olés)

Mas já que para eles claramente menos de 5 era vitória… E já que os convidados vieram sem que os tivesse convidado... Então “Fiquem prá festa!”
Mas atenção, que ainda não é tempo de fanfarra!!!

Ridículo a choradeira daquela que é a equipa que mais tem sido beneficiada esta época, segundo todas as tabelas de análise de erros de arbitragem que influenciam as pontuações…e que se não fosse esse colinho estaria abaixo da linha de água. Há um lance duvidoso para cada lado, o resto, é ruído de fundo.

Se quiserem falar de erros de arbitragem, vieram ao local certo, pois temos um rol de episódios para vos recordar e muitas contas para acertar...que provavelmente não vão gostar. No meio de tanto prejuízo que temos sido comidos…no final apresentamos a fatura do muito que nos devem! Agora joguem mas é à bola!

Puderam ver aquele golaço ao vivo na Catedral. Isso é impagável!

“Foi limpinho! Limpinho!”

Demos meia hora de avanço em cada parte para os pequenos brincarem, depois matámos com jogadas de génio!!! Daquelas que pagam qualquer bilhete e dão um brilho absolutamente espetacular a jogos destes…e a campeonatos memoráveis!

Atenção que não jogámos muito bem os 90 minutos e há coisas a melhorar e erros a evitar repetir. Sim. Mas estas vitórias contra as equipas pequenas são as que podem decidir campeonatos!
E por isso estes 3 pontos souberam tão bem!

Ainda falta muito! E 3 pontos na Madeira valem “quase” o mesmo que estes valeram… (não posso negar que em jogo não estavam apenas os 3 pontos ontem à noite)

PS – Agora já podem acabar… Ou então não, pois eu sei que há 3 ou 4 que não merecem. Um deles que almoçou comigo hoje! Grande abraço!

2 comentários:

  1. Talvez o melhor post da blogoesfera sobre o derby de ontem. Eu, que sou sócio fundador e que por estar a trabalhar em Angola não pude estar no estádio e apesar de ter visto o jogo pela TV, ao ler este post, vivi e vibrei como se lá estivesse estado. Obrigado, Paulo.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Paulo por tão grande elogio!
    É um orgulho poder passar as emoções que vivemos pelo nosso Glorioso!
    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar