O que diz textualmente a lei 11, relativa ao fora de jogo:
As alterações de que se fala:
http://www.maisfutebol.iol.pt/ superliga-geral/fora-de-jogo- lei-alteracoes-mudancas/ 1467949-1676.html
Até agora, o texto em vigor defendia que um avançado em fora de jogo posicional interferia no jogo sempre que o avançado procurasse «impedir que um adversário possa jogar a bola, obstruindo claramente o seu campo de visão, ou fazendo gestos que no entender do árbitro possam ser fator de engano ou diversão». A alteração proposta retira a última parte, substituindo-a por uma formulação mais simples: «impedir que um adversário possa jogar a bola, obstruindo claramente o seu campo de visão ou disputando a bola».
Outra mudança nos textos passa por afinar a definição do que é «tirar vantagem» da posição. O texto em vigor até julho dizia simplesmente «jogar a bola depois que a mesma ressalta num poste ou no travessão quando em posição de fora de jogo; ou jogar uma bola que ressalta de um adversário quando em posição fora de jogo». A nova formulação mantém a primeira parte, relativa a postes ou travessão, mas quando o ressalto provém de um adversário é mais precisa. Assim, a posição de fora de jogo deve ser assinalado quando a bola «desvia, ressalta, ou é jogada por um adversário que deliberadamente realiza uma defesa (N.R.: guarda-redes)».
Outra mudança nos textos passa por afinar a definição do que é «tirar vantagem» da posição. O texto em vigor até julho dizia simplesmente «jogar a bola depois que a mesma ressalta num poste ou no travessão quando em posição de fora de jogo; ou jogar uma bola que ressalta de um adversário quando em posição fora de jogo». A nova formulação mantém a primeira parte, relativa a postes ou travessão, mas quando o ressalto provém de um adversário é mais precisa. Assim, a posição de fora de jogo deve ser assinalado quando a bola «desvia, ressalta, ou é jogada por um adversário que deliberadamente realiza uma defesa (N.R.: guarda-redes)».
Sinceramente, não vejo porque é que haveria de causar tanta polémica e dificuldade de interpretação esta alteração… Parece-me razoável. Simplesmente procura esclarecer aquilo que já agora praticado. Só a questão do raio de intervenção de 1 metro/metro e meio, é que faz pouco sentido estar a inventar…
A minha opinião…é de que o Fora-de-jogo devia de acabar definitivamente! Só traz polémica, só traz interrupções de jogo, e só faz com que o jogo se pratique em menos área de campo e com menor velocidade. Haveria mais golos e menos polémicas se acabassem com esta regra.
E também com as grandes penalidades eu acabava! Passava-se a marcar falta no local onde era cometida, fosse onde fosse, com barreira. Ponto final nas polémicas, sobre a linha, fora ou dentro, etc. Até porque simular junto à linha de fundo podia deixar de ser melhor do que continuar com a jogada.
O futebol só tinha a ganhar! Odeio polémicas e que sururus ocupem horas de programas televisivos que supostamente seriam para falar de futebol mas na verdade futebol é a única coisa de que nunca falam!
A alteração maior penso que não é essa que fala. Mas sim que estando um avançado em fora de jogo e um adversário atrasando a bola ao G/R o avançado não pode apanhar a bola e marcar um golo. Está tirar vantagem da posição ilegal.
ResponderEliminarQuanto ao terminar com o fora de jogo acho que as pessoas não entendem bem o pq de existir.
Fala vc que diminui o campo de jogo. Pois olhe que faz aumentar pq obriga as defesas a subirem para a linha de meio campo criando um espaço nas costas.
Imagine que se acaba com o fora de jogo e as equipas passam a defender junto à linha da área.As equipas mais fortes colocar-se-iam no meio campo das mais fracas e estas nem da linha do meio campo passavam.
Quanto aos penalties vc não quer um jogo com regras.Quer um salve-se quem puder..kkkkk... Já agora para quê árbitro e fiscais de linha(arbitros auxiliares) Jogava-se como no meu tempo de escola...muda aos 5e acaba aos 10...
Acabava-se com ofutebol e não haveria mais polémica...
ResponderEliminarcaro anónimo 2:
ResponderEliminareu sei que há quem prefira ver circo, touradas e o zé castelo branco de fio dental, mas eu continuo a preferir futebol, mesmo apesar de às vezes haver quem faça do futebol uma palhaçada a gozar com a cara dos adeptos...
:)
caro anónimo 1:
ResponderEliminarcompreendo e agradeço o seu comentário que é mto pertinente e bem observado.
quanto à alteração da regra, por acaso nao a tinha interpretado desse modo, mas sendo assim mais reforço que acho que nao faz qualquer sentido. Só procura então proteger o defesa burro que atrasa mal a bola e oferece ao adversário...e desse modo o golo do Lima não valeria e nao teriamos ido à final Liga Europa...
Quanto ao fora de jogo aumentar ou diminuir o tamanho do campo, continuo a nao concordar. Compreendo a forma como aborda a questão, mas nao concordo. Até porque os foras de jogo surgem precisamente é quando as defesas estão subidas e nao quando estão fechadas lá atrás. Quando uma equipa está em ataque continuado com a outra em defesa fechada (Autocarro), sao raros os foras de jogo. É precisamente o contrário. Continuo da opiniao que só faria com que os defesas tivessem de ser mais rapidos para poder acompanhar os defesas em toda a extensão...
Quanto aos penalties, considero que só faria bem ao futebol, da forma como o vejo, se passassem a ser assinalados onde fossem cometidos porque acho que desvirtua um jogo quando uma falta sobre a linha junto à linha de fundo dá logo oportunidade a penalty que decide um jogo quando na verdade aquela jogada e falta nao tinha igual perigo...
Mas aqui a questão principal e que está a escapar é o pressuposto base: Credibilidade!
É que compreendo quando dizem que sem regras isto era o "da Joana"...
Mas então agora isso significa que os leitores consideram que há credibilidade em quem impõe a prática dessas regras?
Essa é a questao base, é que para ter regras, era preciso ter forma de as cumprir com justiça e não como temos visto nos últimos anos largos!
Daí a polémica! A forma de acabar com a polémica não seria acabar com o futebol, seria criar condições para as fazer cumprir, veja-se o caso do "olho de falcão" e tecnologias usadas no tenis ou futebol americano que por cá se teimam em demorar a aplicar...e o resultado são tabelas classificativas completamente desvirtualizadas e adulteradas!...
Poderão ser vistas as coisas deste modo...?
meus caros,
ResponderEliminarinicialmente também tive a ideia de que um defesa ao atrasar mal a bola ao gr o avançado nao podia tirar proveito. Mas não é isso! O que a nova lei diz e:
"Assim, a posição de fora de jogo deve ser assinalado quando a bola «desvia, ressalta, ou é jogada por um adversário que deliberadamente realiza uma defesa"! Ou seja, o unico jogador que pode realizar uma defesa é o GR, pelo que é só quando a bola vem do GR. digo eu...
Luis, nao necessariamente o GR, pode ser qualquer defesa que corte a bola que vá em direção à baliza (por exemplo com o GR fora da baliza e ele corta sobre a linha evitando o golo), e se o adversário que estava em fora de jogo receber essa bola defendida, entao é invalidada a jogada.
ResponderEliminar