segunda-feira, 15 de julho de 2013

Take 2: Bordeus dá bons apontamentos

O segundo teste da pré época frente ao Bordéus foi bastante positivo…para tirar apontamentos. É nesta fase que se precisam ver as pontas soltas a afinar.

E se nas opções de ataque conseguimos ter alguma clareza das armas a usar e até daquelas que ainda estarão para chegar…já na defesa muito ainda há para melhorar.
Os poucos dias de trabalho conjunto dos reforços defensivos são notórios.
Não esquecer que do quarteto titular da época passada, restava apenas Luisão.

Artur, Sílvio, Luisão, Mitrovic, Cortês, Matic, Rúben Amorim, Salvio, Sulejmani, Markovic, Lima.

Interesse principal para ver Markovic e o novo posicionamento de Sulejmani hoje a começar atrás do ponta de lança.

E o jogo não podia ter começado melhor após uma trapalhada do defesa contrário a tocar a bola com a mão na área (claramente sem intenção de o fazer, mas não se pode fazer à bola daquela forma estilo cristo rei). Penalty para Lima…e golo!

Artur teve a sua primeira intervenção da época pouco depois, podendo mostrar o novo equipamento de guarda-redes bem fixolas!!!

Depois surge Markovic a assistir Salvio que na cara do keeper, remata à figura!
Na resposta, Artur bem se esticou mas foi o poste quem lhe valeu após pontapé de fora da área!

Na frente víamos muitas trocas entre Salvio, Sulejmani e Markovic que sem posições fixas tentavam baralhar marcações.

Atrás, bolas nas costas de Luisão eram a opção preferida dos franceses, inclusivamente aproveitando asneiras de Silvio.
Mitrovic esforçava-se por ser o bombeiro de serviço.
Aquela defesa tem muito que melhorar e parece estar a sentir muita falta do verdadeiro Matic.

Amorim dobra Silvio mas deixa o adversário cruzar sozinho por 3 vezes e à terceira estava apenas um avançado do Bordéus na área contra 6 jogadores encarnados, e deixam o gajo cabecear para o empate! (Markovic era o que o estava a marcar mais perto…)

Os laterais pouco arriscavam na frente, principalmente Silvio. Nas alas, Sulejmani e Markovic gostam de fletir para o meio, sendo que enquanto o ex-Ajax gosta de arriscar o remate, o servio mais novo procura sempre desmarcar um colega que se movimente na direção da área.

Curiosamente, era Salvio quem mais tempo passava nas costas de Lima… Sinceramente, preferia ter visto Markovic como segundo avançado pois parece-me ser onde rende mais até do que na ala esquerda (receio que se torne outro Jara encostado na esquerda a fletir para o meio sem nunca sobressair).

Antes do intervalo, cambalhota no marcador, com Silvio a ser mais uma vez comido, Artur defende para a frente…e está tudo a dormir deixando girondino empurrar sem dificuldade para a baliza. (passem o Silvio para a esquerda que é onde ele poderá ser mais vezes preciso! À direita será sempre 3ª opção para quê o estar a usar tanto ali?!!)

Sim, Cardozo (se ficar) e Rodrigo chegam mais tarde ao grupo. Mas não daria jeito testar o esquema de 2 avançados nestes jogos? Nelson pelos vistos é para emprestar a parte incerta mas mesmo assim devia ter ido a Estágio… Ok, sem problema, ainda há muito jogo pela frente até ao arranque a valer. Tranquilo…?

O intervalo trouxe novidades naturalmente. Troca de guarda-redes como ontem a juntar às entradas de Almeida (Silvio), Gomes (Amorim), Filip (Sulejmani), Nico (Markovic) e Lisandro (Mitrovic).

Após 15 minutos de pouco futebol, foi de canto que empatámos o marcador, por Lisandro Lopez a começar a mostrar alguma da fama que trouxe da argentina.

Este golo mudou o jogo, e na jogada seguinte Cortês furou por entre 3 defesas, foi à linha cruza para a Lima (que desta vez estava lá à frente e não em zonas muito recuadas como o vimos aparecer tantas vezes) só ter de encostar…mas a bola vai à barra!!!

Mas a reviravolta não demorou nem 1 minuto, pelo pé direito de Salvio, a rematar rasteiro e colocado à entrada da área! GOLO!!!

Entretanto alguém reparou no buço/bigode do Bellion (nº11 do Bordéus)?? Ahahaha!!

O quarto golo só não entrou porque Djuricic falhou a recarga após remate de Lima, que ele próprio tinha desmarcado com um grande passe.

Pouco deu para ver entretanto da estreia de Steven.

Os minutos de descontos ainda continuam a assombrar…e quando já me preparava para ir jantar (pelos vistos os jogadores também já estavam a pensar no mesmo)…oiço os franceses a empatar…livre pingado para as costas da defesa…

Ai esta defesa…
Bem, mas uma coisa é certa, este é o lugar e momento para errar e ir a tempo de emendar.

Bom jogo de André Gomes e Salvio. Não vi neste esquema tático alternativa possível a Filip, que é determinante para fazer jogar a equipa.

A terminar devo dizer que já percebi e compreendo com a ida do Djaló e Michel ao estágio, pois só assim ficam um pouco mais visíveis e voltam a falar neles para ver se alguém lhes pega…

Este equipamento principal é espetacular, já tinha dito?! E o de guardião também! Façam-no campeão!

PS – Já disse que acho uma idiotice deixar sair o Miguel Rosa desta forma?! Já disse que detesto ver que os interesses pessoais de certas pessoas dentro do Clube prevalecem sobre os interesses do Clube?

PS2 – Gostei da faixa de apoio ao Cardozo na bancada! Ainda acredito que ele vai ficar.

2 comentários:

  1. Quem é Filip? Qual o interesse de usar alcunhas como Nico? Ponham os nomes que toda a gente conhece...

    ResponderEliminar
  2. @Tim
    neste caso nao são alcunhas...
    Filip é o primeiro nome do Djuricic (e é como o JJ lhe chama)
    tal como Nico é o primeiro nome do Gaitan e Oscar é o primeiro nome do Cardozo...

    Alcunhas é apenas quando chamo Barril ao Bruno Cesar, chamar Biscas ao Urretaviscaya, Molandês ao Ola John, SlideshowBob ao Cortez, ou Culturovic ao Mitrovic.
    Tal como Takuara, Toto...

    ResponderEliminar