segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Uma Vergonha, vocês são uma verGOOOOOLLLLLLOOOOOOO!!!!

Assim que terminou o jogo disse qual seria o título da crónica. Mera coincidência. Pura ironia?
Nem sequer é uma crítica a quem o fez. Nem sequer é uma chapada de luva branca do “destino” aos que acenavam já naquela altura com lenços brancos…

Pode ter sido uma simples coincidência curiosa o facto de 30 segundos depois de se começar a ouvir o setor que foi quase o único que não parou de apoiar a equipa e de acreditar durante 91 minutos…resolver manifestar o seu desagrado com um tradicional “uma vergonha, vocês são uma verg….”!!!

Quando poucos já tinham forças, quando raros tinham voz, quando praticamente ninguém tinha fé, quando os abanares de cabeça e mãos na cara eram imensos e as cabeças levantadas eram uma miragem… Quando a vontade de festejar um eventual empate era até diminuta…

De repente… Dá-se um Golpe de teatro que tudo mudou…
Às vezes acontece…e não é só aos outros!

Os que iam a meio do cântico da vergonha ficaram a meio do que estavam a dizer. Os que mostravam lenços brancos voltaram a esconder. Os que estavam a meio da sua reza, contiveram o avolumar de promessas que estavam a fazer…
Os que desciam as escadas voltaram para cima a correr. Os que já iam no metro ficaram sem saber o que fazer… Os que já estavam a chegar a casa ficaram com vergonha de o dizer.

Mal podia acreditar no que estava a ver…será que ainda vamos a tempo de sobreviver?...

Nos dias antes do jogo, tinha dito à malta que, independentemente do resultado do jogo com os galos, eu estaria disposto a ir ao Alvalidl dar a cara! Mesmo sabendo que isso não seria fácil, dada a instabilidade que pairava, tendo em conta a descredibilidade que havia na equipa e acima de tudo em quem a orienta e dirige. Até mesmo pelo não menos surpreendente arranque dos rivais… Apenas o preço dos bilhetes assusta, na verdade. Mas o bichinho de estar presente nestes momentos é mais forte, e se o BC juntar a Turma, não é em casa que me vão encontrar.

Ontem foi então Dia de jogo na Luz…à luz do dia! Era a estreia das transmissões em direto dos jogos do Glorioso para o campeonato…na sua BenficaTv!
Ainda na ressaca de um casamento na véspera, foi bom reunir as tropas a meio da tarde e ir a caminho do estádio a sentir o sol a queimar no cachaço!

Estreia do Oliveira no nosso setor e finalmente passámos a ter os 3 bloggers daqui do estaminé reunidos na mesma bancada!

Para comemorar a ocasião, estreámos os nossos novos cachecóis personalizados do blog (obrigado ao Paulo, ficaram fantásticos)!
E que belo sabor acabou por dar esta vitória ao cair do…pano! J

Logo após ver a águia Vitória cumprir a sua estreia de forma impecável, demos com um onze à antiga, com dupla de pontas de lança na frente e alas conhecidas a cargo de Salvio e Nico.

O sol trazia uma boa tarde de bola e convívio na bancada, com um bom ambiente dado por ambos os topos e algo que receava a não se verificar…não se sentia aquele nervosinho de ansiedade…não dava muito a sensação de rastilho prestes a acender ao mais pequeno sinal de contrariedade… E isso dava algum otimismo.

E dentro de campo, a dinâmica de jogo até era positiva. Frente a um adversário que não causava perigo algum, tínhamos um Matic a recuperar as bolas todas ainda no meio campo contrário e manter o Benfica a carregar, procurando as faixas para dar velocidade ao ataque…mas muito perdulário.

Primeira grande oportunidade teve como Lima protagonista, a desmarcar-se na área, procurar o remate, mas optando por assistir um colega que vinha de trás…só que Salvio não consegue dar a resposta certa.

Novamente grande recuperação de bola solta rápido na frente, desta vez é Rodrigo quem sobe pela esquerda e tenta oferecer a Lima ao 2º poste…mas é um defesa quem quase faz auto-golo!!!

A tendência continuava e um slalom de Enzo só é parado…à trolitada! Livre direto, é Nico quem pega na bola, tenta o remate ao lado exposto pela barreira…e vai ao poste!!!!

GOL…………. Hã? Não foi?... Mas porquê??!! Nem queria acreditar. Sinto-me estúpido ao festejar golos que não contam. Juro que olhei para o fiscal de linha e ele não deu qualquer sinal de irregularidade. O Lima domina a bola, tem tempo para pensar o que fazer…e mete-a lá dentro. Bandeirola em baixo…festejamos…mas o NSM faz-me um gesto com ar de quem diz “não faças figuras parvas, não contou, olha lá para baixo se queres ver”…
Da rádio chega a notícia de que o boi do apito assinalou falta por suposto domínio da bola com o braço…quando o Lima apenas tocou a bola com o peito… Mas estaria em suposto fora-de-jogo (não assinalado), por isso um erro lava o outro… (não vi lance na tv, mas fico satisfeito por não termos de ouvir bocas de ganhar com golos duvidosos ao contrário de outros que voltaram a somar polémica, com penalties fora da área e golos em offside)

A equipa não esmoreceu, e Nico desmarca Rodrigo com um grande passe! O hispano zuca aparece sozinho e tenta cabecear sem dominar…mas não acerta na bola!!! (estava adiantado apesar de não assinalado)

Ora de livre, ora de canto, devem ter sido quase vinte as oportunidades para aproveitar os lances de bola parada…mas é realmente assustador a quantidade ínfima de jogadas destas que desperdiçamos sem causar o mais pequeno sinal de perigo para o adversário…
Agora até parece que há uma “nova brincadeira” estudada em “laboratório”… São os cantos batidos de forma tensa e quase rasteiros a apontar para a zona da marca grande penalidade…mas tudo sempre tão mal executado que até fazia impressão.

Mas pior e preocupante começou a ser o desperdício de Lima, que por duas vezes não aproveitou os cruzamentos de Gaitan!!! Primeiro de forma quase escandalosa a atirar para as nuvens, e depois de cabeça a não dar a melhor direção à bola!

Pelo meio, Salvio tenta de pé esquerdo aproveitar uma bola perdida à entrada da área…mas o alvo mexeu-se…e lá fomos com o nulo no marcador para o intervalo, durante o qual se mostraram as novas Cheerleaders lá do ginásio!

O domínio de jogo no segundo tempo continuava avassalador, mas infelizmente a falta de pontaria continuava também na mesma linha!

Um grande passe de Luisão encontra Gaitan liberto na esquerda e o argentino oferece o golo com mais um bom cruzamento direitinho à movimentação de Rodrigo…que puxa o pé atrás…e espeta-lhe uma rosca daquelas de bradar aos céus!!!!

Logo de seguida, após mais uma boa recuperação de bola de Matic, surge novamente Rodrigo na área, que à saída do keeper procura um colega na esquerda…mas Lima estava já mais para a frente e o lance perdeu-se.

Já com Markovic em campo, no lugar de Salvio, o sérvio cruza com conta, peso e medida para a reluzente careca do capitão…mas o cabeceamento falha o alvo por cm!!!
Tal como Rodrigo, que ficou perto de responder de forma eficaz ao cruzamento de Garay…

A meia hora do fim o nervoso começou a apoderar-se de todos nós…
Para mais quando vemos o Gil ir pela primeira vez à nossa área a cruzarem duas vezes por cima do Artur…e este sempre a apanhar bonés a vê-las passar…

O mister esgota as substituições, com Sulejmani no lugar de Nico e retirando Rodrigo para entrar Djuricic (deixou-me irritado esta saída pois estava à espera que mantivesse a dupla de avançados, metendo o Filip a construir jogo com a bola nos pés de trás para a frente em vez de o colocar a jogar ao lado do Lima onde está menos em jogo)!

Mas o balde de água fria estava guardado para aquela perda de bola do Maxi…a oferecer a Diogo Viana (alguém percebeu porque é que o rapaz “de Barcelos” imediatamente pediu desculpas para a bancada por ter marcado o golo???!!) a bola para aparecer isolado na cara de Artur e lha meter por baixo das pernas…
Como é que é possível?!?!! Que horror…sem saber ler nem escrever… Isto é demasiado mau para ser verdade…
Foi de tal ordem a desilusão que um pai ali ao lado até meteu um dos seus miúdos pequenos a jogar no telemóvel para tentar que ele não se apercebesse que o Benfica não estava a ganhar…

Sem sabermos bem que castigo estávamos a merecer, alguns na bancada tentavam reagir, e lá dentro víamos os rapazes abananados a tentar conter o desespero de jogar à toa…e a tentar perceber como se organizarem taticamente sem mais substituições para fazer. A tática à antiga já era e esta nova que nem tem dado bons resultados tinha ido pelo cano abaixo logo com aquele golo…agora era o salve-se quem puder!

Havia um que parecia esclarecido! Doidinho por jogar à bola…e fazia mexer os colegas. Era Markovic, que pica para Lima, o zuca amortece para Djuricic rematar…defende!!!!!!! Que oportunidade!! Não dá para falhar tanto golo, pá!!!

Novamente Markovic, arranca pela esquerda, vai fletir para o meio…remate em arco…ao lado!!!! Ui, ui, ui….!!!

O capitão tentava levar a equipa para a frente e aparecia já na área algumas vezes, qual pinheiro!
É Luisão quem dá para Maxi…remate de bicicleta…defende o keeper gilista…!!!!!!!

O Cola dizia para mim: “ao menos o empate, caramba”!
Eu dizia que “o empate é igual a derrota, não vejo diferença”…e a rezar prometia que nem festejaria o primeiro golo se ainda marcássemos o segundo!

Só que o tempo era já tão pouquinho… O minuto 90 anunciava que se jogariam apenas mais 4 minutinhos…
 
E metade dos 37 mil já tinha virado costas ao relvado quando Enzo envia para Djuricic, o nosso dez toca para Markovic…tá na área…guarda redes para um lado, bola para o outro…tá lá dentro!!!... E a letra da música que se ouvia naquele instante…mudou de repente…“uma vergonha, vocês são uma verGOLOOO”!
Conforme prometido, praticamente não festejei…
Mas olho para o lado, e vejo o Oliveira…que está quase sempre sossegado a ouvir o seu relato…a levantar-se e a gritar lá para baixo a dizer que ainda havia tempo para meter mais um…!!??! Mas ele sabe que horas são?... Deixei-o estar…e continuei a rezar…será que ainda vamos a tempo de esta época tentar salvar?...

Acreditem se quiserem, mas foi mesmo verdade!
Nós, Benfica, marcámos o golo do empate aos 92 minutos…e um minuto depois, aos 93…virámos o resultado…e fizemos o segundo golo…o golo da vitória! Nos descontos! Ambos! Sim, os dois! Qual Man United em final da Champions, qual quê!!!...

Markovic transporta a bola e atravessa o campo da esquerda para direita, a bola fica nos pés de Sulejmani…vai cruzar para a área…está lá o pinheiro Luisão…e Lima nas suas costas…o cruzamento é perfeito…vai lá chegar…o Lima vai cabecear… Não posso, vai mesmo…vai entrar…entrouuuu!!!!! É GOLOOOOOOOOOO!!!!!!!!! GOLOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É GOLOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!! GOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

Inacreditável!!! Indescritível!!! De um momento para o outro…em 2 minutos para lá da hora…como tudo muda! Como o estalo que sinto na cabeça e que ainda tenho a latejar se transforma…

Que loucura!!!!! Que explosão!!! Que brutal ilusão!!!!
Ironia do destino…os descontos a tentaram dar-nos a ilusão de tudo aquilo que nos tinham tirado…

Matic e Markovic foram os melhores em campo! Apesar de não compreender minimamente como é que há análises desportivas a este jogo que dão nota negativa ao Matic e pelo contrário elogiam imenso colegas que não fizeram nada de brilhante para merecer tantos elogios.

Mas o destaque vai para Luisão, Enzo…e Rui Costa!
Aquele final de jogo foi memorável!
Ver o Maxi a afastar-se desanimado com o Rui Costa (sim, o Maestro voltou a aparecer no relvado!!!), JJ e Shéu a abraçarem-no e dar alento!
Ver o Luisão a dirigir-se para o túnel (pensávamos que se ia embora chateado) em passo apressado…e abraçar o treinador de forma muito fervorosa, e de seguida a pegar no Maxi ao colo!!!
Vê-los a reunir todo o grupo no centro do terreno abraçados em roda a dar um grito de guerra e revolta para dar a volta ao texto que estava a levar a história para o fundo de um poço bem escuro… Trazer de volta a esperança… Afinal a época ainda não acabou…e pelo menos ainda falta mais uma semana!

Aquele final de jogo valeu mais do que uma goleada é certo…nisso ele tem razão!
E há adeptos que mereciam este final! Como um DV Hellbufeira que veio sozinho de autocarro do Algarve de propósito para estar na sua curva a apoiar a equipa, a apoiar o seu Amor! Lembrei-me principalmente daquela época em que o primeiro jogo na Luz nos trouxe juntos até Lisboa a meio de férias e o regresso foi dos mais dolorosos que já senti, após sofrermos o golo…mesmo em cima do final da partida. Esta viagem, mesmo estando sozinho, foi bem melhor! J Grande abraço!
E nem foi preciso sair mais cedo do estádio para ir apanhar o autocarro a horas!!!

Pode esta reviravolta estar associada à entrevista que o presidente deu 2 dias antes? Pode, mas também pode ter sido outra mera coincidência curiosa… Mas quer queiramos quer não, estas coisas mexem com o coração.
Precisamos de acreditar e sonhar e deixamo-nos levar… No final quase parecia que ia tudo começar a gritar que já somos campeões e menos que a final da champions é coisa para meninos… Pelo meio, vamos tocando com a ponta dos dedos no chão…!

No final, cá fora, vi um homem descontroladamente aos gritos a querer bater naqueles que ouviu criticar o treinador…JJ tens ali um defensor daqueles que já são raros hoje em dia! A sério, o homem estava roxo e completamente desvairado a querer bater nem percebi em quem que devia ter ouvido passar por ele a dizer mal… J

Não nos iludamos, nada está resolvido. A paz não regressou e o caminho não está agora alcatroado para percorrermos tranquilamente. A equipa continua a ter muitas pontas soltas. Há muitos dossiers para resolver. Mantêm-se a incerteza sobre a solidez tática (modelo base não cimentado) e relativamente ao défice defensivo que temos apresentado (golos sofridos não páram de acontecer). A diferença pontual e exibicional para os rivais ainda existe.
Mas foi um pequeno passo de bebé que aguarda agora pelo resultado do próximo sábado para poder ter efeitos mais concretos para o futuro. E as odds das casas de apostas sobre em que jornada iria cair o mister…ficaram pelo menos…baralhadas, após a entrevista do LFV e este volte-face para lá dos 90…

Gostei do horário e dia do jogo! Melhor ainda, gostei do resultado e moral que precisávamos.

Mas com este horário, com tanta campanha de oferta…só os 37 mil do costume apareceram na Luz… Poupem nas campanhas publicitárias e ganhem os jogos, vão ver que não há melhor marketing do que os resultados desportivos! Só esses levam os vinte mil que lá faltavam ao estádio.

Por mim, nada melhor do que aquele final para chegar a casa, a horas de jantar com a família e acalmar a bebé dizendo que tínhamos ganho e poder senti-la a adormecer nos braços ao som da música que lhe canto desde que estava na barriga da mãe “Sou do Benfica desde pequenina, tenho a genica dos grandes campeões”!

3 comentários:

  1. Porra que grande post. Em tamanho e qualidade.
    Abraços!!
    :)

    ResponderEliminar
  2. S O B E R B O... até estou a chorar... bate coração de puro benfiquismooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  3. FOI O BATISMO DO MEU FILHO NO ESTÁDIO (FEZ 4 ANOS HA DIAS), E EM VEZ DE VER A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS, VIU A SUA RESSURREIÇÃO. POSSO VIVER MAIS 100 ANOS, MAS NUNCA MAIS VOU ESQUECER A CARINHA DE ESPANTO E CONFUSÃO DELE AQUADO DO SEGUNDO GOLO... JÁ SENTIU O INFERNO DA LUZ...

    ResponderEliminar